Edição 95

Editorial

Editorial

Prezado Educador,
Prezada Educadora,

Mudar é uma constante. As novas tecnologias, a rapidez com que a informação circula, o perfil do aluno atual, entre tantos outros fatores, fazem com que a prática educativa seja revista, aprimorada e reinventada a cada momento. E, para isso, é essencial que todo educador esteja sempre aberto a mudanças. Conforme essas mudanças, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de caráter normativo, define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

Neste contexto, a BNCC vem apresentar diretrizes que, críticas à parte, podem contribuir, e muito, para esse exercício de refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem, discutindo o que devemos e podemos fazer para buscar novas possibilidades de trabalho, já que direciona a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

1

Para ajudá-la nesta compensada tarefa, a Construir Notícias inicia nesta edição uma série especial sobre a BNCC. Nela, você verá os principais conteúdos do documento, as competências, as habilidades a serem debatidas e, claro, as aplicações práticas.

Um grande abraço cheio de gratidão,

assinatura

cubos