Edição 52

Notícias

Educação etnocêntrica ou antirracista?

educacao1

A tentativa de rompimento do silêncio que envolve a questão racial no ambiente escolar tem provocado, entre os profissionais da educação, um interesse maior em relação ao discurso da diversidade, da pluralidade e do respeito às diferenças em nossa sociedade.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) têm incentivado, no meio escolar, alguns posicionamentos diante dessa questão. Algumas escolas têm tentado romper com suas posições tradicionais e avançar em iniciativas que sustentem esse discurso.

Sua escola incorpora práticas condizentes com essa ou não? Qual tem sido o posicionamento de sua escola ante as questões raciais? Como ela interage com a população negra? Em que ponto se encontra sua escola no itinerário de construir uma educação antirracista? Faça o teste e descubra que tipo de educação sua escola prioriza: etnocêntrica
ou antirracista?

Marque um X na alternativa que corresponde à realidade  de sua escola.

Em minha escola…

1. A trajetória do negro é estudada…
a. No 13 de Maio, no mês do folclore e no 20 de Novembro.
b. Como conteúdo nas várias áreas que possibilitam tratar do assunto.
c. Não é estudada.

2. Acredita-se que o racismo é para ser tratado…
a. Pedagogicamente pela escola.
b. Pelos movimentos sociais.
c. Quando acontecer algum caso evidente na escola.

3. A cultura negra é…
a. Estudada como rico folclore do Brasil.
b. Um instrumento da prática pedagógica.
c. Abordada quando vira assunto na mídia.

4. O currículo…
a. Baseia-se nas contribuições das culturas europeias representadas nos livros didáticos.
b. Constrói-se baseado na metodologia que trata positivamente a diversidade racial, visualizando e estudando as verdadeiras contribuições de todos os povos.
c. Procura apresentar aos alunos informação também sobre os indígenas e negros brasileiros.

5. O professor…
a. Posiciona-se de forma neutra quanto às questões sociais.É o transmissor de conteúdos dos livros didáticos e manuais pedagógicos.
b. Reavalia sua prática sobre os valores e conceitos que traz introjetados sobre o povo negro e sua cultura, repensando suas ações cotidianas.
c. Tem procurado investir em sua formação quanto às questões raciais.

6. O trato das questões raciais…
a. É feito de forma mais generalizada, pois a escola não tem possibilidade de incidir muito sobre elas.
b. É contextualizado na realidade do aluno, levando-o a fazer uma análise crítica dessa realidade, a fim de conhecê-la melhor, e comprometendo-se com a sua transformação.
c. Não é considerado assunto para o interior da escola.

7. As diferenças entre grupos etnoculturais…
a. Não são tratadas, pois podem levar a conflitos.
b. Servem como reflexão para rever posturas etnocêntricas e comparações hierarquizadoras.
c. São mostradas como diversidade cultural brasileira.

8. As situações de desigualdade e discriminação presentes na sociedade são…
a. Ponto para reflexão de todos os alunos.
b. Ponto para reflexão para os alunos discriminados.
c. Instrumentos pedagógicos para a conscientização dos
alunos quanto à luta contra todas as formas de injustiça social.

9. Acredita-se que, para fortalecer o reconhecimento, a aceitação e o respeito à diversidade racial, deve-se…
a. Promover o orgulho ao pertencimento racial de seus alunos.
b. Procurar não chamar a atenção para as visões estereotipadas sobre o negro em livros, produções e textos existentes no material didático.
c. Promover maior conhecimento sobre as heranças culturais brasileiras.

10. Quanto à expressão verbal…
a. Acredita-se que a linguagem usada no cotidiano escolar tem o poder de interferir nas questões de racismo e discriminação.
b. Usam-se eufemismos para se referir ao pertencimento racial dos alunos, para não ofendê-los.
c. A linguagem não tem influência direta nas questões raciais.

11. Quanto ao trabalho escolar…
a. Alguns professores falam da questão racial na escola, em determinadas etapas do ano letivo.
b. Existe um trabalho coletivo com a participação de todos, inclusive direção e funcionários.
c. Existe resistência dos professores para tratar a questão racial e quanto à luta contra todas as formas de injustiça social.

12. Quanto à biblioteca…
a. Existem muitos e variados livros que tratam sobre a questão racial e que contemplam alunos e professores.
b. Existem alguns títulos de livros (dois ou três) que contemplam a questão racial.
c. Não existe literatura que contempla a questão racial.

13. Quanto à capacitação dos professores em relação à questão racial…
a. Ainda não tiveram oportunidade de estudar a questão.
b. Algumas vezes no ano, fazem cursos e/ou grupos de estudo sobre a questão racial.
c. Têm procurado incorporar o assunto em discussões, reuniões pedagógicas, grupos de estudo e momentos de formação. Chave de correção Coloque, em cada questão a quantidade de pontos indicada na chave de correção. Depois some-os.

De acordo com os pontos obtidos, identifique as características de sua escola: ela promove uma educação etnocêntrica ou antirracista?

1. A – 1 B – 2 C – 0 =
2. A – 2 B – 0 C – 1 =
3. A – 0 B – 2 C – 1 =
4. A – 0 B – 2 C – 1 =
5. A – 0 B – 2 C – 1 =
6. A – 1 B – 2 C – 0 =
7. A – 0 B – 2 C – 1 =
8. A – 1 B – 0 C – 2 =
9. A – 2 B – 0 C – 1 =
10. A – 2 B – 0 C – 0 =
11. A – 1 B – 2 C – 0 =
12. A – 2 B – 1 C – 0 =
13. A – 0 B – 1 C – 2 =

• De 0 a 6 pontos – Sua escola está na fase da invisibilidade.
Sua escola ainda não conseguiu caminhar quanto à questão racial. O tema ainda é tabu. Ela pensa que pode se manter neutra, sem ter nada a ver com essa questão; o silêncio foi a estratégia escolhida para isso. A população negra, que com certeza está bem representada em sua escola (levando-se em conta o IBGE 2001, ela representa 45% da população brasileira), é considerada invisível. Todos os alunos estão perdendo a oportunidade de formação de valores essenciais para uma convivência harmônica em sociedade. Que pena!

• De 7 a 18 pontos – Sua escola está na fase da negação.
O assunto racial começa a ser discutido em sua escola, mas a maioria dos professores nega a existência do racismo na sociedade e, mais ainda, no ambiente escolar. Acredita-se, também, no falso mito da democracia racial; que falar de racismo é incitar o ódio entre as raças; que as desigualdades são apenas econômicas. Mas, para “salvar” a situação, existe um ou outro professor que teima em colocar o assunto no 13 de Maio e no 20 de Novembro, não é mesmo? A cultura negra vira folclore, e a verdadeira história de resistência
do povo negro não tem servido como exemplo de luta pela cidadania a todos os alunos.

• De 19 a 24 pontos – Sua escola está na fase do reconhecimento.
Muito bem! Sua escola está no itinerário correto! Reconhece a necessidade urgente de transformar a escola em um espaço de luta contra o racismo e a discriminação. Os alunos aprenderam conceitos e temas sobre os diferentes grupos sociais presentes na sociedade. A realidade do aluno é reconhecida e trabalhada. Projetos de trabalho sobre a questão racial são empreendidos. É um bom começo! Continuem a enfrentar esse belo desafio!

• 26 pontos – Sua escola está na fase do avanço.
Parabéns! Sua escola avançou bastante no itinerário de construir-se verdadeiramente democrática. Visualiza com dignidade os diversos grupos que compõem nossa sociedade. Usa suas contribuições como ferramentas pedagógicas no trato da diversidade sociorracial e cultural brasileira. Certamente, os alunos negros de sua escola têm uma elevada autoestima e orgulho de seu pertencimento racial. Todos os alunos reconhecem, bem claro dentro de si, a necessidade de respeitar as diferenças e sabem que diferença não quer dizer superioridade nem inferioridade: é apenas diferença.

cubos