Edição 76

Projeto Didático

Educar Lendo

Colégio 21 Educar – Fortaleza/CE

Projeto realizado há 4 anos, no período de abril a novembro, criado, desenvolvido e aprimorado com temas diferentes e ações com o objetivo de tornar o ser humano melhor. O Projeto Educar Lendo surgiu da necessidade de despertar o amor pela leitura nas crianças e nos adultos, incentivando o prazer em ler.

Objetivo geral

• Transformar nossos alunos em grandes leitores e estimular o maior interesse e amor possível pela leitura.

Lançamento

No Cine Educar (sala de vídeos da Educação Infantil): apresentação do tema A Turma do Cocoricó no Mundo da Leitura. No datashow: apresentação dos personagens principais, dando bastante importância aos valores que cada um representa. Em seguida, uma encenação apresentada pelas professoras, abordando a relevância da leitura em nosso cotidiano.

Desenvolvimento

A data 18 de abril, Dia do Livro Infantil, foi escolhida para iniciarmos nosso projeto.

A fim de atingirmos os objetivos propostos, conciliamos os livros, os personagens, os valores e a participação da família, que é de fundamental importância para um retorno satisfatório.

Os livros paradidáticos, indicados para a faixa etária correspondente à turma, foram enviados todas as sextas-feiras. Cada criança escolheu o livro desejado e levou para casa; um adulto responsável fez a leitura, e a criança, na segunda-feira, repassou para a turma o que foi lido em casa.

Os personagens foram levados pelas crianças para casa, de acordo com uma tabela que indicava qual deles seria trabalhado na semana. A professora seguiu a tabela pela sequência da chamada até que todas as crianças tivessem contato com o personagem da semana. Era imprescindível que a criança o trouxesse de volta para que outra criança o levasse no dia seguinte, sendo de segunda-feira a quinta-feira.

Lembrando que cada personagem representa valores os quais são conceituados e vivenciados constantemente pela professora. Os valores (amizade, amor, verdade, cuidado, carinho, sabedoria, bondade, criatividade, respeito, etc.) foram trabalhados em diversos setores: contação de histórias, informática, Cine Educar, acolhidas coletivas e individuais, sala de aula e parquinho.

Na agenda, seguiram instruções, comunicados e lembretes sobre tudo que estávamos trabalhando no projeto de leitura, incentivando a participação da família no acompanhamento do aluno dentro de casa e dentro da escola.

Recursos

DVD.
Máscaras.
Baú.
Livros.
Personagens.
Fichas e comunicados.
Datashow.
Fantoches.
Roupas para contação de histórias.

Culminância

Realizamos a Festa de Encerramento de Ano Letivo, momento em que todos os alunos foram convidados a se apresentarem, demonstrando o que apreenderam em nossa escola.

Avaliação

A avaliação foi feita de forma contínua, através da participação de cada aluno no desenvolvimento de cada atividade sugerida pelas rotinas do projeto.

Conclusão

Diante dos resultados, podemos dizer que nosso projeto foi um sucesso, pois os valores foram repassados com amor e carinho, e já tivemos vários relatos de como as crianças estão utilizando o aprendizado em seu cotidiano.

Coordenação do projeto: Equipe pedagógica

End. eletrônico: edinfantil@colegio21educar.com.br

cubos