Edição 110

Projeto Didático

Empreendedorismo: uma atividade lúdica interdisciplinar

28Escola Santa Rita de Cássia
Igarassu-PE
Gestora: Rita Barbosa Gomes
Coordenadora pedagógica da Educação Infantil ao 5º ano: Estelma Lima
Turmas envolvidas: Da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental
Data da culminância: 31 de maio de 2019

Justificativas 

A disseminação da cultura empreendedora na sociedade está despertando o espírito empreendedor, através do estímulo ao protagonismo infantojuvenil, que engloba a cooperação, a sustentabilidade ambiental, a cidadania e a ética. É função da escola levar o aluno a pensar em sua vida produtiva e programar ações para um futuro profissional de sucesso.

Objetivo geral

Estimular os alunos a saber fazer, criando e recriando objetos através da modelagem de matérias-primas retiradas da natureza.

29

Objetivos específicos

• Implantar uma nova consciência de trabalho na escola, incentivando os alunos a:
entender o mercado de trabalho, assumindo uma postura empreendedora; planejar
e superar obstáculos; ter iniciativa; assumir desafios e riscos; verificar a qualidade
do produto a ser vendido; planejar e estabelecer metas de vendas; calcular custos
e valores de vendas; trabalhar em equipe; criar estratégias de marketing e de
vendas.

• Formar sujeitos que saibam fazer, inovar, criar e se manter no mercado
competitivo.

• Utilizar produtos reciclados com a finalidade de preservar o meio ambiente,
criando e recriando um novo produto.

• Trabalhar o lúdico através da história cantada, com a proposta de entreter e
animar o momento das vendas durante a Feira.

Disciplinas

Matemática
Língua Portuguesa
Geografia
Cidadania

As turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, sob a orientação dos
educadores, confeccionarão produtos para serem vendidos no dia da culminância
do projeto.

Produtos sugeridos pelos alunos: Brinquedos, artigos para decoração e lanche.

Sugestão

Os professores ensinarão como produzir, montar e desenvolver os produtos. O
trabalho é da turma, portanto todos deverão contribuir com alguma atividade com
que se identifica mais (produção, marketing de vendas, controle de caixa, etc.).

Período de aplicação

1º e 2º bimestres30

Materiais utilizados

Cola branca, cola quente, tesoura, sucatas de garrafas PET (de várias cores e
tamanhos), tampinhas, tintas, copos descartáveis, tecidos de cores e texturas
variadas, glitter, fita adesiva, pincel, tinta de cores variadas, etc.

Culminância

Exposição dos trabalhos na sala de aula, participação dos alunos e familiares e
venda dos produtos produzidos pelos alunos.

Avaliação

A avaliação acontece de forma gradativa, individualmente e em grupo, de acordo
com a participação e o envolvimento dos alunos na produção e finalização dos
produtos, assim como
a interação com o público na culminância do projeto.

Nome dos professores

Valdenice Germano, Adriana Alves, Elaine Cabral, Joana Trindade,
Cristiane Nascimento, Verônica Maria, Izabel Maria, Aline Araújo,
Robson Lira, Jhonny Aléf.

Escola Santa Rita de Cássia – Rua Mariana Clemente, nº 09,
Cruz de Rebouças, Igarassu-PE
Coordenadora pedagógica: Estelma Lima – estelmalima@gmail.com

cubos