Edição 69

Lendo e aprendendo

Encontros e encontrões

prestando_atencao

Reunião de pais e mestres. Reunião de professores. Reunião com secretários de ensino. Não importa, elas estão sempre presente. São uma excelente oportunidade para se corrigirem os rumos da organização, para se aprender uns com os outros, para se definir o que é melhor para os estudantes da comunidade. Infelizmente, não é isso o que acontece.

As reuniões são encaradas com um suspiro. É tempo perdido. É hora de brigar, de bater ou apanhar.

Se você quiser que seus professores realmente aproveitem uma reunião, siga estes passos:

1. Faça uma pauta e permaneça nela

Planeje tudo o que será discutido. Coloque esses assuntos no papel e, se quiser, faça cópias e distribua a todos os participantes. Coloque-a no mural. O importante é que todos os interessados saibam o que vai ser tratado e que só aquilo vai ser tratado. Isso ajuda as pessoas a se organizarem — não chegam despreparadas —, podendo fazer melhores questionamentos e colocações sobre o assunto que está sendo discutido.

2. Anuncie os sucessos

Nada funciona melhor como “pontapé inicial” de uma reunião do que o reconhecimento dos sucessos da equipe. Separe os primeiros minutos do encontro para parabenizar e agradecer àquelas pessoas que contribuíram, a professores que fizeram alguma coisa diferente e positiva.

3. Não faça as pessoas se sentirem mal ou incompetentes

Envolva todos os participantes da reunião organizando demonstrações ou dicas dos melhores professores. Faça com que discutam e apresentem informações ou ideias que ajudem os outros professores ou deixem a situação dos pais mais clara e confortável.

4. Controle o tempo

Se uma reunião tem hora certa para começar, então ela deve ter um horário para terminar também. Respeite o seu tempo e o de seus professores e convidados. Elogie as pessoas que chegam cedo e evite cair na tentação de fazer uma recapitulação para aqueles que chegarem tarde.

5. Mostre a situação da escola

Se você deseja a participação de todos para resolver um problema, então o mínimo que pode fazer é explicar o problema. Seja excesso de indisciplina ou aumento dos custos e despesas da instituição, seja franco. Não se trata de dizer apenas “Estamos com um problema de indisciplina”. Quantifique. Qual é a porcentagem de alunos indisciplinados? Quantas reclamações foram ouvidas de professores e vizinhos da escola? É mais do que no ano passado? Forneça material e números e receba de volta boas sugestões de melhoria.

6. Divirta-se

Se você não é muito criativo nessa área, passe o bastão para o professor que o seja. Aproveite a criatividade dos seus professores. Uma história divertida aqui e ali funciona como um botão de pausa, limpando a tensão do ar e permitindo que novas ideias surjam. Não permita que a reunião se torne um concurso de reclamações contra os alunos, o governo, o material didático, a concorrência… Bom, você já viu esse filme. Se quiser, termine a reunião com uma brincadeira leve e rápida: isso fará com que todos voltem a seus afazeres relaxados e motivados.

7. Não deixe visitantes tomarem conta das reuniões

Se algum pai ou membro da comunidade quiser falar com a equipe pedagógica de sua escola, monte uma reunião especial para esse fim. Se o secretário de Educação local ou personalidade equivalente quiser falar com sua equipe, ótimo! Mostre a agenda da reunião e pergunte onde ele (ou ela) pode se encaixar. Caso não se encaixe em nenhum lugar, já sabe: reunião especial para o evento. A maioria vai apreciar sua organização (além do fato de saberem exatamente quanto tempo e sobre o que devem falar).

8. Reunião não é lugar de dar bronca

Não importa se é um professor, coordenador ou aluno. Ninguém gosta de ser repreendido na frente de outras pessoas. Se tiver algo nesse sentido para falar para alguém, faça-o em particular. Da mesma forma, em uma reunião, reprima a menor tentativa de ataques pessoais. Afinal, sua escola não está cheia de câmeras nem sendo transmitida 24 horas para todo o Brasil. Lembre a todos que vocês estão ali para discutir problemas e situações, e não quem fez o quê. No começo, você vai ter de alertar várias pessoas sobre alfinetadas, indiretas e diretas, mas, aos poucos, as coisas vão se ajustando.

9. Tenha motivos fortes

Em alguns lugares, fazem-se reuniões pelo sacrossanto motivo de ser segunda-feira. Ou de ser dia dez. Ou ser o primeiro dia de Lua cheia; não importa se existe ou não um motivo claro para pedir o encontro. Nada contra falar com seus docentes em intervalos regulares, desde que você encontre realmente algo de útil para falar, um assunto importante sobre o qual trocar ideias. Do contrário, começarão os atrasos, os suspiros, as olhadas no relógio e outros sinais que mostram que sua equipe está insatisfeita.

cubos