Edição 33

Matérias Especiais

Escolas de pais em ação

A Escola de Pais do Brasil é uma sociedade civil, de origem cristã, nascida em São Paulo, em 1963, por inspiração de Madre Inês de Jesus, cônega de Santo Agostinho. A apresentação à família brasileira foi feita pelo Padre Leonel Corbeil e, em seu início, presidida pelo casal Alzira e Antônio Fernando Lopes.
É um movimento particular, voluntário, gratuito, que não faz distinção alguma quanto à raça e condição social, ao credo político ou religioso.
Tem por finalidade aprimorar a formação dos pais, ajudando-os a melhor exercerem suas funções educativas na família e na sociedade. Seu trabalho representa um aprendizado em ação, isto é, pretende atingir os pais enquanto educadores, para conscientizá-los de sua responsabilidade na formação de seus filhos, visando a encontrarem soluções alternativas para os problemas que os afligem.
A Escola de Pais se desenvolveu em quase todas as capitais brasileiras e em muitas cidades do interior. Hoje, conta com 102 núcleos ativos e está em expansão.
Seu trabalho tem caráter preventivo e permite, através de sua metodologia, manter o nível de interesse dos pais, pois foca a real problemática educativa de cada grupo.
Os casais participantes do movimento colaboram efetivamente para que os objetivos da entidade sejam atingidos: reforço à família, conscientização da paternidade e da maternidade responsáveis, preparação para um mundo em constante mudança, transmissão de conhecimentos básicos de psicologia e de técnicas pedagógicas educativas que favorecem a reformulação de conceitos de convivência entre pais e filhos.
Para poder atingir esses objetivos, verifica-se uma constante atualização que leva à necessidade de uma educação permanente, essencial aos dias atuais; desenvolvem-se os sentidos de colaboração, solidariedade e responsabilidade com a comunidade, estabelecendo-se uma convivência fraterna entre seus participantes. O objetivo máximo, contudo, é o desenvolvimento do ser humano em sua caminhada para o outro e a busca do transcendente.
A Escola de Pais do Brasil exerce sua função principalmente nas escolas, mas também em paróquias, clubes, centros comunitários, empresas, condomínios, onde os pais são chamados para participarem de um trabalho sistemático, em forma de círculo de debates, dirigido por um casal previamente preparado.
Cada círculo tem uma técnica de dinâmica de grupo diferente, que facilita o debate, a reflexão e a interiorização dos temas abordados, dentro de uma seqüência lógica de desenvolvimento.
EXPANSÃO – Recife, em Pernambuco; Campina Grande, João Pessoa, Esperança, Santa Rita e, em fase de instalação, Areal, na Paraíba; Arapiraca, Penedo e Teotônio Vilela, em Alagoas; Fortaleza e Pajussara, no Ceará; e Salvador, Lauro de Freitas, Alagoinha, Caribas, Itaberaba, Muritiba e Santo Antônio de Jesus, na Bahia, compõem as unidades do Nordeste.
Em Campina Grande, na Paraíba, a entidade está festejando 20 anos de serviços à comunidade. Milhares de famílias já foram assistidas. Trazida do Recife pelo casal Deyse e Geraldo Pimentel e presidida inicialmente por Zélia e Pompeu Gurgel, atualmente, atuando na Seccional de Fortaleza, a unidade campinense é, também, a responsável pela instalação do núcleo de Porto Velho, em Rondônia.
PIONEIRISMO – Foi em Campina Grande que se realizou o I Seminário Inter-Regional Norte e Nordeste, em 2001, com a participação de todas as unidades das duas regiões. Em 2003, aconteceu a segunda versão do evento, desta feita em Fortaleza, e, finalmente, no período de 16 a 18 deste mês (novembro/2006), o encontro (em sua terceira versão) teve lugar em Salvador, por ocasião das comemorações dos 40 anos de atividades da Seccional soteropolitana.
O Seminário Inter-Regional já se consolidou como um dos importantes acontecimentos para as famílias das regiões Norte e Nordeste, prova disso é que atrai participantes de outras áreas do País, a exemplo de São Paulo e Santa Catarina.

cubos