Edição 20

Professor Construir

ESSA ESCOLA EXISTE?…

Escola atrativa para os alunos e para aqueles que nela labutam. Um espaço onde há normas de convivência discutidas coletivamente e que as pessoas sentem a necessidade de preservar, tendo-o como um bem público eficiente na sua função de ensinar.

Existe sim! A Escola Professora Jandira de Andrade Lima, em Limoeiro/PE, que foi premiada pela terceira vez, sendo a Escola Destaque Brasil do Prêmio Nacional Referência em Gestão Escolar/2003, da Fundação Roberto Marinho e do Canal Futura, consagrando o Estado de Pernambuco. Com essa premiação, a escola mostra para o mundo que educação se faz com união, dedicação, seriedade e, acima de tudo, respeito pelo aluno e pela comunidade escolar, em busca de realizações e melhorias.

Trata-se de um projeto político-pedagógico, modelo referencial, mas principalmente de um projeto de vida de uma educadora e diretora, Ana Maria Xavier de Melo Santos, de sua equipe de professores e colaboradores, que trabalham na educação com uma história de luta, dificuldades, bravura, ousadia e coragem, somada a uma filosofia ancorada em projetos, fruto de “um fazer pedagógico pautado na percepção da urgência em buscar formas diferenciadas nos processos de construção do conhecimento, reconhecendo que o saber empírico deve servir de ponte para a aquisição do saber cientificamente produzido pela humanidade, e, para tal, o professor precisa se instrumentalizar, tendo como eixo de sua prática os interesses e necessidades do aluno enquanto cidadão”. A proposta, direcionada pela lógica dialética, voltada para a compreensão dos mecanismos de assimilação e construção do conhecimento, tem como desafios minimizar as questões ligadas ao fracasso escolar e compreender a relação professor–aluno como partes indissociáveis do processo de ensinar–aprender.
IDENTIDADE ESCOLAR
A Escola Professora Jandira de Andrade Lima (antigo Ceru – Limoeiro), fundada em 04 de julho de 1978, localiza-se no Loteamento Santo Antônio, 1165, Ladeira Vermelha, e pertence à rede pública estadual de ensino. Em 2003, ofereceu Ensino Fundamental; Ensino Médio; Ensino Normal Médio; Educação Especial, com turmas nas áreas de Audição e Cognição; Educação de Jovens e Adultos; e Projeto Avançar, perfazendo um total de 2.211 alunos. Mantém uma parceria com a Secretaria de Educação do município de Limoeiro para atender às demandas do Ensino Médio nas escolas municipais Castelo Branco, Vila Mendes e Cônego Deusdedith, localizadas na zona rural de Limoeiro.

Em sua estrutura, trabalha com o efetivo de 54 professores, 02 coordenadores da Central de Tecnologia Educacional (mais 01 readaptado), 02 coordenadores do Laboratório de Informática, 02 coordenadores de Biblioteca (mais 02 readaptados), 01 educador de apoio, 01 secretário, 07 auxiliares de secretaria, 08 agentes administrativos, 01 diretor e 01 diretor-adjunto.

A escola atende uma clientela, na maioria, proveniente das camadas populares, moradora de áreas circunvizinhas à escola, mas, majoritariamente, os alunos são das cidades de Feira Nova, Passira, Carpina, Lagoa do Carro e Machados, sendo bastante disputadas as suas vagas.
UM PENSAR ESTRATÉGICO
Para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Escolar – PDE, a diretora Ana Xavier, estrategicamente, iniciou com a realização de uma “pesquisa” — que constou do estudo contextualizado (onde estão inseridos) e tratou de observar as diversas características culturais, econômicas, religiosas, sociais e políticas para a identificação das variáveis que interferiam no sucesso ou fracasso da escola.

Esse estudo subsidiou a definição da Missão e da Visão da Gestão Escolar:
Missão — Homem que desejamos formar: aquele capaz de interferir no seu cotidiano, autor de sua história, que promove melhorias coletivas, inspiradas nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana.

Visão — Escola que nos comprometemos a construir: optamos por um espaço que “oportunize” aos seus partícipes o desenvolvimento de competências necessárias à sua inserção no processo produtivo e o exercício de sua cidadania. Uma escola que promova a alegria e a realização pessoal, na qual os alunos percebam que todos torcem pelo seu desenvolvimento.
Planejamento — uma rotina necessária
Inspirados nas recomendações da Declaração Mundial sobre a Educação para Todos, firmada em 1990, na Tailândia, indicando alicerces para a educação do terceiro milênio, que desafia os diversos segmentos da escola a aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser, definiram as linhas básicas do PDE.

Elaborar o Plano de Desenvolvimento Escolar – PDE, tornou-se uma necessidade, e não uma tarefa meramente democrática. Essa atividade é vital para o nosso cotidiano, funcionando como uma espécie de mecanismo de desenvolvimento e controle das ações definidas, gerando um movimento de co-responsabilidade com sua execução, principalmente quando garante a participação dos envolvidos no processo. Para isso, é importante o grande exercício de socializar toda e qualquer decisão tomada pelos colegiados. Para tal, são usados diariamente os veículos de comunicação interna e externa da comunidade escolar.
Desenvolvimento — com plano de ação estratégico
* Investir os recursos destinados à escola em ações prioritariamente de caráter pedagógico.
* Privilegiar as decisões do colegiado no encaminhamento das atividades cotidianas da escola, garantindo o envolvimento dos diversos segmentos.
* Submeter todos os serviços e projetos da escola à avaliação da comunidade interna e externa.
* Estabelecer parcerias com outras escolas, empresas, ONGs, instituições, etc. que fortaleçam metas educacionais.
* Fortalecer vínculos com as associações de moradores no sentido de que possam colaborar e dividir responsabilidades com a escola, além de considerar suas necessidades no cotidiano da mesma.
* Nortear todas as práticas curriculares nos princípios de inclusão, zelando principalmente pelo atendimento dos alunos portadores de necessidades especiais.
* Desenvolver projetos de investigação e de empreendimento que oportunizem ao aluno o desvelamento do saber de forma prazerosa e versátil.
* Vivenciar sistematicamente ciclos de Pais e Mestres como forma de interação família–escola, fortalecendo o processo de aprendizagem do aluno.
* Participar de eventos pedagógicos, como seminários, congressos, concursos, campanhas públicas, festivais, etc., promovidos por outras instituições, que trazem contribuições no processo de formação do aluno.
* Estimular ações do Grêmio Estudantil, concebendo-o como forma de aprendizagem e exercício da cidadania.
* Explorar, através de atividades diversas, o arsenal de material didático, TICs e espaços pedagógicos CTE, LIE, Biblioteca, Auditório, Quadra Poliesportiva, Laboratório de Ciências e Sala de Leitura, para enriquecer o processo de ensino–aprendizagem.
Controle e avaliação — fatos e dados
Através da avaliação, realizada no final do ano letivo, o plano de gestão identifica os aspectos nos quais a escola precisa avançar para atingir com maior intensidade suas metas, elege novos projetos e novas ações para reverter situações desfavoráveis e obter melhorias e indicadores para a elaboração do Plano de Ação do próximo exercício escolar.
Constaram dessa avaliação:
* O Plano de Desenvolvimento Escolar.
* O Quadro do Resultado Final da Aprendizagem 2001/2002.
* O Resultado Final da Aprendizagem 2001/2002/2003, tendo como parâmetro a matrícula final.
* O histórico de permanência na escola.
* A aplicação dos recursos financeiros.
* As atividades curriculares/professores.
Máximas de uma gestão eficaz
* Priorizar a discussão como fonte inesgotável da construção de uma instituição legitimamente democrática, envolvendo todos os partícipes da escola.
* Buscar uma prática pedagógica que estreite a relação ensinar–aprender em princípios éticos e cristãos, estruturada numa perspectiva dialética e interdisciplinar da construção do conhecimento, tendo como referência as orientações do MEC, as instruções da Seduc e as necessidades da clientela.
* Fazer tudo o que está dentro de nossas reais possibilidades.
* Buscar incansavelmente o apoio dos pais na educação dos filhos.
* Estimular o comportamento dos profissionais da escola em querer fazer bem-feito.
* Ter como meta tornar a escola um espaço de felicidade, realização pessoal e busca pela paz.

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A escolha das escolas para concorrerem ao prêmio é feita em três etapas. A primeira, no âmbito escolar, constitui-se da auto-avaliação feita pelos Conselhos Escolares. Numa segunda fase, as escolas inscritas no prêmio são avaliadas pelos Comitês Estaduais, que selecionam as Escolas Referência Nacional em Gestão Escolar. A terceira etapa, em âmbito nacional, compreende a seleção, pelo Comitê Nacional, de seis escolas finalistas; e, por fim, a escolha, pela Fundação Roberto Marinho e pelo Canal Futura, da Escola Destaque Brasil do Prêmio Nacional Referência em Gestão Escolar/2003.

Esse prêmio, para o Estado de Pernambuco, é motivo de comemoração para a diretora Ana Xavier, os professores e os colaboradores da Escola Professora Jandira de Andrade Lima, o que significa motivação para novos investimentos em projetos mais arrojados.

Ana Maria Xavier de Melo Santos – graduada em Pedagogia e especialista em Psicopedagogia
Escola Professora Jandira de Andrade Lima
Fone: (81) 3628-1180. E-mail: annaxavyer@hotmail.com

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