Edição 61

Mensagem Profética

Estima e respeito

Pais, não sejam despóticos.

As negativas que não admitem discussão e as imposições sem explicação são prejudiciais e impelem as crianças à resistência passiva ou à aberta rebelião.

Ao negar-lhes algo que desejam e ao ordenar-lhes que façam isto ou aquilo, tratem-
-nas então, como pessoas dotadas de razão,
fazendo-as compreender os motivos.

Não convém mimá-las nem castigá-las em demasia. Não lhes ofereça presentes sem motivo justo. Nunca se deve ceder aos seus caprichos. Fá-las-ia entrarem em contato com um mundo demasiadamente fácil. Façam a criança merecer o que deseja.

Ser brando demais com um filho é um erro. Mas é ainda mais grave o erro de castigá-lo injustamente. Não o desprezem dizendo que tudo o que faz está malfeito. Não sejam, os pais, os carcereiros dos próprios filhos. Sejam humanos e usem, com eles, de compreensão e doçura. Permaneçam firmes e decididos nas coisas importantes, convencendo-os de suas razões. Quando estiverem certos de que seus filhos compreenderam bem os seus ensinamentos, deem-lhes um pouco de liberdade e de iniciativa.

O fenômeno mais trágico destes últimos tempos é o de jovens que, não tendo sequer 20 anos, já pretendem possuir o mundo, não têm respeito nem estima pelos mais velhos e, quando não podem obter o que desejam, não raramente, encaminham-se pelas sendas do delito.

Não sejam pedantes e tétricos com seus filhos. As crianças gostam de alegria. Os pais que sabem se mostrar joviais são os mais amados. As crianças necessitam de uma vivacidade e de um movimento que frequentemente um adulto já não compreende…

A criança tem uma personalidade que deve ser respeitada. Não a ridicularize na presença de estranhos. Há pais que encerram os filhos em casa e não lhes permitem a aproximação dos colegas. É um grande erro este, pois a criança deve acostumar-se a viver no mundo com os estranhos. Naturalmente, os pais devem vigiar para que os amigos sejam honestos.

Acostumem os filhos às dificuldades da vida. A criança que não sabe arrostar a fadiga e o sofrimento nunca saberá encarar os perigos. Não lhes contem histórias impressionantes ou demasiadamente irreais; poderiam deixar rastros perniciosos na sua personalidade.

Pais, façam-se respeitar. Jamais tolerem que seus filhos lhes faltem com respeito. Dependem do exemplo dos pais, a estima e o respeito dos filhos. Estima e respeito sim; não, porém, desprezo e temor.

cubos