Edição 91

Matérias Especiais

Filosofia no Ensino Médio: Um (re)olhar sobre as coisas

Adriano Ibiapina Ferreira

23Este texto nasceu de duas perguntas: como as aulas de Filosofia afetam os alunos no Ensino Médio? Como essas aulas e os textos propostos em sala de aula geram atravessamentos nesses alunos e fazem com que se tenha uma nova interpretação das coisas e da vida? Nesse sentido, quando o professor tenta avaliar o aluno, ele, de certa forma, busca avaliar sua prática docente. E foi através da questão de uma prova, quando, ao ler algumas respostas, começou a surgir uma série de questões — não só, agora, para os alunos, mas também para mim, que é a possibilidade que os alunos possuem de indagar as coisas. Essa atitude filosófica vai além da sala de aula e acaba se tornando uma atitude ligada à vida, então a Filosofia no Ensino Médio tem o caráter não só de disciplina normativa, mas de formação de um ser crítico que vai repensar a sociedade na qual se encontra inserido. E a pergunta na prova era: Por que as pessoas desvalorizam a Filosofia?

E a resposta que eu vou aqui recortar é o que em última análise seria um desdobramento, ou seja, um atravessamento filosófico que agora vem do aluno para o professor de forma espontânea e dialética, como na celebre frase de Guimarães Rosa: “Mestre não é quem ensina, mas quem de repente aprende”. Eu sempre gostaria de compartilhar essa experiência epistemológica com meus amigos educadores. De acordo com a aluna Nathália do segundo ano do Ensino Médio, “Para muitos, a Filosofia é uma perda de tempo, é uma matéria sem utilidade para o nosso futuro, mas a Filosofia nos traz muitas percepções sobre tudo; a minha percepção é que, com isso, a Filosofia se torna uma matéria interessante”. Já o aluno Franklin, também do segundo ano do Ensino Médio, concluiu que: “A Filosofia traz um pensamento crítico e diferente do que vive a sociedade, mas a Filosofia é importante para que possamos pensar mais e não aceitar tudo que nos impõem”. Continuando a análise das respostas dadas pelos alunos do segundo ano, vamos ler o que escreveu a aluna Isabella: “Muitos desvalorizam a Filosofia, pois acham que isso não contribui em nada no mundo; mas, na minha opinião, a Filosofia amplia nossos horizontes. Refletindo sobre a vida, nos tornamos pessoas melhores, valorizando mais os detalhes de estarmos vivos”. Por último, a aluna Raphaella, sobre a mesma pergunta, disse: “As pessoas preferem as profissões que rendem mais dinheiro, um certo “status”, do que as que nos mostram outros caminhos, outras formas de ver o mundo e de ver a si mesmo”.

Podemos perceber que não houve respostas homogêneas, e sim indagações sobre o papel da Filosofia e a relação da mesma como uma visão de mundo. Por isso, fiz questão de colocar as respostas desses alunos, dando a eles o patamar de autores, pois recriaram, de certa forma, a pergunta, fazendo um percurso de pensar sobre o ensino de Filosofia não como uma disciplina escolar, e sim relacionando-a com um novo olhar sobre a vida em sociedade.

Adriano Ibiapina Ferreira é professor de Filosofia no Colégio Souza Duarte. Nova Iguaçu/RJ.
E-mail: adriano_ibiapina@hotmail.com

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