Edição 06

Espaço pedagógico

Geografia e História

O objetivo central da geografia é a compreensão dos processos responsáveis pela conformação e pela ordenação do espaço físico brasileiro e mundial, mediante a identificação das relações que, sob a influência desses mesmos processos, se estabelecem entre a sociedade a natureza.

0 objetivo central da história é a formação do cidadão, como indivíduo situado historicamente, consciente da sua dimensão social, no seu tempo, e capaz de entender e analisar a dinâmica das organizações sociais, cuja influência se exerce – em diferentes locais e momentos – sobre os mais variados aspectos da vida cotidiana, e também sobre os diferentes processos históricos. Esse objetivo se concretiza mediante a aquisição de um conjunto de conhecimentos, fundados em conceitos como os de tempo, espaço, cultura, sociedade, relações sociais, poder, trabalho e natureza.

Esses conceitos não podem ser estudados isoladamente. Devem ser vistos, na escola, como partes de uma textura unificada. Por exemplo: o estudo do meio em que vive o aluno, e das suas condições locais, deve contribuir para a formação do conceito de espaço, ligado a aspectos básicos das relações entre indivíduos e entre grupos sociais, e das relações entre estes e o meio ambiente. É impossível estudar o espaço sem a noção de contemporaneidade, que supõe as noções de tempo, simultaneidade, passado, presente e futuro, seqüência, calendários, etc.

Finalmente é importante ressaltar que os princípios relativos aos objetivos e aos conceitos devem ser observados em todos os livros, desde os da 1ª série, embora o grau de complexidade do tratamento varie de acordo com as características dos alunos e com os processos de elaboração desses conceitos.

Critérios de análise

1– Relativos ao conhecimento da área

É fundamental que o livro não contenha informações erradas nem desatualizadas. Dados e informações devem estar de acordo com os divulgados por fontes oficiais, principalmente no tocante a gráficos e mapas. Deve existir perfeita articulação entre os conhecimentos das disciplinas da área e também entre os desta e os das demais áreas.

Esta articulação é importante para a compreensão do conteúdo e paras o desenvolvimento de habilidades, como a capacidade de estabelecer relações entre fatos e situações, envolvendo diferentes sujeitos, em diferentes locais e momentos.

A maneira de focalizar o conteúdo deve ser adequada às necessidades de formação do cidadão.

2– Relativos aos aspectos pedagógico-metodológicos

Foram considerados os seguintes aspectos: a formação de conceitos e o desenvolvimento de habilidades, o desenvolvimento da linguagem e as atividades e os exercícios propostos.

3– Formação de conceitos e desenvolvimento de habilidades.

Os conteúdosdevem ser adequados ao ddesenvolvimento cognitivo do aluno, considerando seu repertório, sua experiência e seu cotidiano; e contribuindo efetivamente para a formação de idéias e conceitos. O texto ddeve ter em mira o desenvolvimento social e cultural e psíquico do aluno, instigando à investigação, promovendo o desenvolvimento da capacidade de estabelecer relações, identificar problemas e descobrir soluções, preferivelmente estimulando a curiosidade e a criatividade.

Um bom texto é aquele que apresenta questões abertas e desafios envolvendo a seleção e interpretação de dados provenientes de diferentes fontes.

4 – Desenvolvimento da Linguagem

Os textos devem empregar linguagem adequada ao nível de entendimento do aluno da série a que se destinam. O autor deverá recorrer a diferentes tipos de texto, cuja leitura contribua para enriquecer o vocabulário e o acervo de conhecimentos lingüísticos do aluno, introduzindo termos de uso específico das disciplinas da área, tendo em vista o domínion de suas noções e conceitos.

5 – Atividades e exercícios

É imprescindível a coerência entre os objetivos, os conteúdos e as atividades. É fundamental que as atividades propostas favoreçam a formação do pensamento, estimulando a observação, a investigação, a análise, a síntese e a generalização. Devem focalizar situações que envolvam diferentes pontos de vista, colaborar para a formação de noções e conceitos e estimular o exercício da cidadania.

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