Edição 94

Como mãe, como educadora, como cidadã

Gratidão, gratidão e gratidão…

Zeneide Silva

mulher_criança_shutte_opt

Quando se levantar pela manhã, agradeça pela luz do sol, por sua vida e sua força. Agradeça pelo seu alimento e pela alegria de viver. Se não conseguir enxergar motivos para agradecer, o problema está dentro de você.

Tecumseh (1768–1813) – Chefe da tribo Shawnee

O trecho abaixo foi retirado do livro de Mateus, da Bíblia Sagrada, e há séculos vem intrigando e confundindo muitas pessoas que nunca souberam como interpretá-lo da forma correta:

“Pois, a quem tem, mais será dado, e terá em grande quantidade. Mas, a quem não tem, até o que tem lhe será tirado.” (Mt 25, 29)

Admita: a primeira impressão que você tem ao ler esse trecho é a de que ele é injusto. Parece dizer que os ricos ficarão mais ricos; e os pobres, mais pobres. Mas há um enigma por trás dessa mensagem, um mistério a ser desvendado — e, quando você o decifrar, um novo mundo se revelará diante dos seus olhos.

A solução do mistério que desafiou tantas pessoas durante séculos está em uma palavra oculta: gratidão.

“Pois, a quem tem gratidão, mais será dado, e terá em grande quantidade. Mas, a quem não tem gratidão, até o que tem lhe será tirado.”
Rhonda Byrne

Eu sempre tive o hábito de agradecer. Mesmo passando por situações limitantes na vida, pegava meu terço e dizia de coração aberto, 100 vezes por dia, “muito obrigada”. Agradecia por minha casa, minha família, meus amigos, meu trabalho, meus livros, meu corpo, minha saúde e muitas outras coisas. Quando não somos gratos, estamos deixando de dar valor ao que temos em nossa vida. Agindo assim, sem querer nos privamos de receber algo em troca.

A gratidão tem esse poder: gerar mais e mais para os que são gratos. Mais força e mais energia positiva, mais fogo, mais determinação, mais êxito, mais vontade, mais ânimo, mais e mais… Gera tudo o que é capaz de fazer você alcançar seus objetivos.

Recentemente, encontrei na internet uma pessoa muito especial e militante em seus vários cursos sobre o tema gratidão. Marcia Luz, uma guerreira nesta prática e idealizadora de vários cursos online, é coach executiva e pessoal formada pelo ICI, com curso certificado pelo ICF.

Dentre muitas técnicas citadas por ela, encontrei uma de grande valor: o Pote da Gratidão. Marcia Luz diz que escrever motivos pelos quais você tem a agradecer em papéis pode ajudar a superar momentos difíceis. Por isso, o portal norte-americano Psychology Today ensina a fazer um pote da gratidão, individual ou da família, em casa.

Veja o passo a passo:

Escolha um vasilhame grande, podendo, inclusive, ser reaproveitado. A sugestão é que seja um pote de vidro e, portanto, transparente.

Deixe um bloco de post its (ou um bloco de papel genérico) e uma caneta ao lado do pote.

Todos os dias, principalmente pela manhã, escreva pelo menos um agradecimento e deposite-o no pote. Pode ser uma situação, uma pessoa, etc.

Abra o pote e leia os bilhetes sempre que quiser, como “combustível” pontual, ou ao final de cada ano ou mês, em uma espécie de retrospectiva.

Guarde os acontecimentos registrados por pelo menos um ano.

Use o pote da gratidão individualmente ou em família.

Enfim, querido educador, procure agradecer sempre. Você se sentirá melhor e mais feliz sempre que enumerar suas bênçãos e poderá usar sua sensação de bem-estar para medir a quantidade de gratidão que sentiu. Quanto maior for sua gratidão, mais pleno irá se sentir.

cubos