Edição 26

Projeto Didático

I Seminário interdisciplinar de conhecimentos do colégio Walt Disney

JUSTIFICATIVA

O Colégio Walt Disney rompe com antigos conceitos e tradições e vem inovar, acabando com a Feira de Ciências e criando o I Seminário Interdisciplinar de Conhecimentos, com trabalhos científicos produzidos pelos alunos, devidamente orientados por seus professores.
Esta nova proposta pedagógica do Colégio Walt Disney teve como base a construção do conhecimento através de atividades interdisciplinares, desenvolvidas por seminários orientados previamente pelos professores do projeto.
Estava à frente uma equipe de professores orientadores, desde o início do ano letivo.
Houve um acompanhamento de acordo com o desenvolvimento das pesquisas feitas pelos alunos.
Foram selecionadas, em sala de aula, as melhores equipes para apresentação no dia do seminário. As apresentações foram feitas com materiais didáticos e multimídia. Do tema gerador, foram criados subtemas dentro da interdisciplinaridade.
Com a inovação, os trabalhos científicos foram mais valorizados, devido à forma como foram aplicados: com todos envolvidos diretamente no projeto. O seminário possibilitou a todas as equipes se apresentarem de forma organizada e com horários pre-estabelecidos. As apresentações foram feitas em sistema de palestras, o que trouxe uma harmonia entre todos os envolvidos.
Como o próprio tema diz, evoluir requer inovação, pesquisa e conhecimento. Foi com esse pensamento que mudamos para um sistema pioneiro, valorizando cada vez mais o ser humano em busca do saber.
Houve participação dos alunos e professores, uniformizados com a camisa do seminário. Diretores, coordenadores e a comunidade estavam presentes.
Ao final, foi realizada uma avaliação com a participação dos jurados, professores e pais. Foram entregues brindes e certificados aos alunos palestrantes e colaboradores.

OBJETIVO

Enriquecer o conhecimento adquirido, valorizando as múltiplas inteligências e transmiti-lo aos ouvintes de forma científica.

Tema: O Ser Humano Evoluindo Através do Conhecimento.
Subtemas: conteúdos interdisciplinares que envolvem conhecimentos científicos e empíricos.
Materiais: didáticos e multimídia.
Turmas: da 5ª série do Ensino Fundamental ao 2º ano do Ensino Médio.
Participantes: mais de 300 palestrantes, 400 colaboradores, 20 orientadores e 800 ouvintes.
Dias: 24 e 25 de novembro de 2004.
Local: quadra do Colégio Walt Disney (Ipsep).
Hora: das 17h às 20h.

DEPOIMENTOS DE PAIS, PROFESSORES E ALUNOS

“O seminário foi super-legal. É menos desgastante, mais interessante e mais organizado que a feira. De prêmio, nosso trabalho e todos os nossos esforços foram reconhecidos e recompensados.
Resumidamente: ver quem realmente se interessa para realizá-lo.”
Aluna: Luciana Cardoso de Souza – 7ª A.

“O seminário foi muito melhor que a feira, pois teve mais organização e, além disso, teve uma maior interação alunos – escola – pais. Houve também um maior conhecimento, porque, com a feira, era só decorar e pronto. Com o seminário, a gente teve que aprender. O custo foi menor, e a organização, maior.”
Aluna: Estephane Souza – 6ª B.

“Um projeto interessante, criativo e inovador, que estimula o aprendizado de quem assiste e, ainda, de quem apresenta.”
Aluno: Thaurus Cavalcanti – 8ª C.

“Confesso que, no primeiro momento, não gostei muito da idéia de seminário, mas, depois que comecei a me envolver, comecei a gostar e, no grande dia, admito que, depois que apresentamos nosso trabalho, fiquei muito realizada.
Essa idéia inovadora realmente nos passou um conhecimento que podemos levar para o resto da vida.
Fico feliz em fazer parte da escola que foi pioneira em transformar uma feira bagunçada em um superprojeto intelectual.”
Aluna: Welliana do Carmo – 2º B.

“Foi muito interessante o aluno poder passar tudo aquilo que foi analisado em sala, pelo professor, para poder mostrar o conhecimento de vários assuntos. E, afinal, eu participei um pouco, ajudando a equipe da minha filha, que foi uma das equipes selecionadas para a apresentação no dia. Fiquei bastante feliz por isso.”
Mãe de aluna: Jaudete Maranhão de Almeida (Mãe da aluna Laryssa Karla – 5ª B).

“Quando surgiu a idéia de fazermos um seminário com nossos alunos, confesso que fiquei insegura e amedrontada. Porém, quando começamos a fase de pesquisa e todo o processo preparatório, senti-me totalmente envolvida. Sabemos que todo novo projeto dá medo.
Por fim, quando vimos tudo pronto… a sensação de dever cumprido e de satisfação em fazê-lo foi muito grande. Ver os nossos alunos apresentarem para todo o público que ali estava presente foi muito gratificante. E digo mais: não foi qualquer evento, foi o primeiro Seminário de Conhecimento Interdisciplinar do nosso colégio.”
Quão grande satisfação eu tenho em fazer parte da família Walt Disney.
Professora: Adilma Félix (Língua Portuguesa)

“Achei que foi muito melhor que a feira. Os alunos do Ensino Fundamental estavam muito bem preparados. Acredito que no próximo ano podemos incluir minicursos e ainda poderíamos organizar uma sessão de painéis com os alunos que não fizeram apresentação oral. Gostaria de destacar o trabalho da 7ª A, que foi muito bem elaborado e bem orientado pela professora Catarina.”
Professora: Michelle Patrícia T. da Silva (Química)

“O primeiro Seminário do Colégio Walt Disney pode ser considerado um sucesso. Parabenizo a direção e os organizadores do evento.”
Professora: Elizabete Azevedo (História).

“Esse ambiente pioneiro possibilitou a todas as equipes se apresentarem de forma organizada e com horários preestabelecidos. Como os feitos em sistema de palestras. Trouxe uma harmonia entre todos os envolvidos, dando assim, um valor inestimável ao processo em questão.
Todos estão de parabéns pela iniciativa. Sabemos que nesse processo a avaliação final nos mostra que tudo ocorreu conforme o planejamento, pois todos saíram, no final, satisfeitos com o trabalho desenvolvido. Agradeço a Deus a oportunidade de fazer parte desse projeto com todos os colegas, a direção e os coordenadores.”
Professor: Rossiny Tagore (Arte).

“Inovar nunca é um processo fácil. Requer planejamento, ordem, competência e, acima de tudo, coragem. Essas qualidades não faltaram ao Colégio Walt Disney, que soube romper a tradição da feira cultural e inovar com o primeiro Seminário Interdisciplinar de Conhecimentos. Vale salientar que o Seminário, além de proporcionar novas dimensões aos nossos alunos, mostrou a capacidade desses de criar, pesquisar e apresentar seus projetos com harmonia e perfeição.”
Professora: Katarina Farias (Português).

“O Colégio Walt Disney, numa atitude corajosa e inovadora, implantou, este ano, seu I Seminário de Conhecimentos, em substituição à tradicional Feira Cultural. Atitude que rendeu não só a aprovação dos pais e dos alunos, como um real aperfeiçoamento dos conteúdos numa interdisciplinaridade satisfatória e eficaz.”
Professora: Cláudia Sales (Português).

“A mudança da feira para seminário foi ótima; dessa forma, os alunos puderam apresentar melhor os trabalhos.”
Professora: Nely (História).

cubos