Edição 82

Projeto Didático

Inglês com ARTE

Escola Santa Maria – Timbaúba/PE

ingles_com_img_1A partir da necessidade de oferecer aos estudantes da disciplina de língua inglesa um maior desenvolvimento concernente à oralidade, o projeto Inglês com Arte, idealizado pela professora Maria Gorete Dias Cavalcante Ribeiro, foi planejado com o propósito de oferecer aos estudantes do 3º Ano do Ensino Fundamental não só uma metodologia que, mediante atividades lúdicas, contribuísse para o aprendizado e a prática da língua oral inglesa, como também uma conscientização referente à reciclagem, ao desenvolvimento sustentável e ao consumo consciente.

Os objetivos desse trabalho foram: proporcionar aos estudantes uma condição melhor de trabalhar com eficiência, estimulando-os a adquirir novos conhecimentos sobre essa língua por meio de atividades lúdicas; incentivar a prática da oralidade, da escuta e da escrita de uma forma dinâmica, utilizando atividades diversificadas; conscientizar e motivar os estudantes para a possibilidade da aprendizagem da língua por meio da brincadeira; demonstrar, mediante a prática oral, a importância da pronúncia das palavras, despertando o interesse para as conversações diretas; incentivar os estudantes a pensar sobre o desperdício de embalagens; valorizar os brinquedos reciclados; explorar as expressões How many e What color, retomando as cores, os números e o vocabulário trabalhados; identificar as partes do corpo, praticando a escuta (listening), a fala (speaking) e a escrita (writing).

Tendo como tema a sustentabilidade, o projeto foi discutido e desenvolvido por meio da confecção de robôs, utilizando material reciclável. A parceria entre escola, pais e alunos deu a ele uma dimensão coletiva e dinâmica. Isso provocou ainda mais o entusiasmo dos pequenos produtores que, apoiados e estimulados, principalmente, pelos pais, confeccionaram, com muita criatividade, os bonecos-robôs.

A professora Maria Gorete relata-nos como procedeu durante o projeto:

“Para apresentar à turma o conteúdo Partes do Corpo, iniciei com um fantoche, pronunciando cada parte e apontando para os membros; depois solicitei que apontassem para o próprio corpo à medida que eu ia falando. Logo após, apresentei o texto introdutório, ainda com os livros fechados. Entreguei algumas tiras de papel contendo os vocábulos referentes às partes do corpo e pedi que algumas crianças viessem colar no fantoche. Em seguida, dei o comando ‘open the book’ e ouvimos, no equipamento de som, o texto; lemos o texto e escrevemos no caderno o vocabulário estudado.

Apresentei os comandos: touch, move, open, close. Solicitei aos alunos que executassem as seguintes ordens: ‘Touch in your eyes…’. Como tarefa de casa, pedi que os alunos, com a ajuda dos pais, confeccionassem, com muita criatividade, robôs e trouxessem-nos para fixar melhor o vocabulário. Com cada estudante usando o seu boneco, ficou bem mais fácil fazermos a fixação do vocabulário e as expressões: How many robots? What color is Rhuan’s robot? It’s Gray. Guess! De quem é o robô com estas descrições: big legs? / Black nose?

Fiquei maravilhada com o resultado. Superou os meus objetivos, pois os alunos ficavam ansiosos com a aula de Inglês. Aquele medo que acontece muitas vezes na hora de falar em inglês, ou aquela timidez, foi superado porque todos queriam mostrar o seu robô e falar as partes do corpo com ele nas mãos. Trabalhar os conteúdos através da arte torna o ensino-apredizagem mais fantástico e proveitoso.

Durante o processo educativo, foi surgindo um novo vocabulário por meio dos materiais utilizados na confecção dos robôs. Trabalhamos muito, lendo, escrevendo e fazendo conversação. Com o intuito de valorizar e reconhecer o esforço, a criação, o estudo e desenvolvimento das crianças, houve uma eleição para o robô mais criativo de cada turma e concluímos com a música: Shake your body, em que, cada aluno, cantando e fazendo uma coreografia, atendia aos comandos requisitados pela canção”.

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Confira os depoimentos após a realização do projeto:

“Achei fantástico participar desse trabalho com minha filha, pois vi logo o entusiasmo dela querendo confeccionar o robô, assim que chegou em casa, para a aula de Inglês. E quando ela me falou que seria de embalagem de produtos, eu percebi a sua preocupação pelo zelo à natureza. Ainda me deixando mais feliz em saber que a escola está cada vez mais presente quando se fala em desenvolvimento sustentável.”

Depoimento de uma mãe

“Ao observar o desempenho da professora Gorete na realização desse projeto, incentivando a criatividade, a parceria com as famílias e a reutilização do material reciclável, procurei dar todo o apoio e incentivo para uma maior divulgação desse trabalho, que faz parte do compromisso da nossa escola com o desenvolvimento sustentável.”

Depoimento da Gestora Francisca Rodrigues

Depoimentos de alunos

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“É a minha primeira experiência na escola Santa Maria, e estou encantada com tudo. Quando a minha professora de Inglês passou esse trabalho, eu logo quis fazê-lo e não tive dúvida, disse à minha mãe: quero colocar o emblema da escola. E nunca mais vou esquecer as partes do corpo em inglês, aprendi brincando.”

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“Fiz com a minha mãe que é professora também dessa escola. Utilizamos: embalagem de água mineral que já estava vencida e embalagem de iogurte, pedaço de isopor e até sobras de mangueira da construção. Foi muito bom estudar inglês com o meu robô.”

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“Gostei demais de fazer esse trabalho de Inglês com o meu pai. Pois ele me ajudou muito. Pegamos uns canos que tínhamos em casa, e levei para escola muito feliz em forma de uma boneca.”

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“Neste robô, eu e meu pai caprichamos, até rodinha colocamos. As peças, conseguimos no ferro velho. Foi o lixo que virou brinquedo. E, ainda de quebra, aprendi, de maneira mais fácil, as partes do corpo em inglês.”

Conclui-se que um trabalho realizado por meio da arte estimula o aprendizado e a capacidade interativa e criativa dos estudantes; conscientiza-os sobre o desenvolvimento sustentável, aproxima a família da escola e, sobretudo, marca a vida dos envolvidos nesse processo de contribuição na formação da pessoa humana.

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