Edição 07

Matérias Especiais

Ioiô

O ioiô é um dos brinquedos mais antigos que existem.
Na China, há 3 mil anos, já havia delicados ioiôs de marfim, com cordões de seda, e há 2500 anos, na Grécia, havia ioiôs de pedra. Na Índia, são conhecidos ioiôs do século XVI.
Como divertimento nas cortes européias, os ioiôs eram decorados com jóias e pedrões geométricos e, quanto girados, seus desenhos formavam figuras. Na França, dizem que até os soldados de Napoleão praticavam o jou-jou entre as batalhas.
O ioiô chegou às Filipinas proveniente da China e, no século XVI, caçadores o usavam para atordoar suas presas, uma idéia similar à do bumerangue australiano. No século XIX ele fazia parte das brincadeiras das crianças Filipinas, que o manejavam com destreza.
Em 1928, Donald F. Duncan viu pela primeira vez o ioiô, na Califórnia, nas mãos de um jovem imigrante filipino que trabalhava em um hotel. Pedro Flores havia trazido o brinquedo na mala, oito anos antes e tinha registrado nos Estados Unidos, com o nome de Flores Yo-yo.

Duncan, empreendedor, percebeu o potencial do brinquedo, comprou os direitos de Flores e começou a fabricar o “Duncan Yo-yo”.

O brinquedo, que pode ser carregado no bolso, ganhou adeptos em todo o mundo e em 1992 foi para o espaço nas mãos do astronauta americano Jeffry Hoffman, na espaçonave Atlantis.

cubos