Edição 10

Músicas

Já imaginou o encontro entre Luiz Gonzaga e patativa do Assaré?

A música que abre esta matéria é linda pela sua simplicidade, por retratar, de maneira espetacular, as condições de vida do nordestino, mais especificamente daqueles que aumentam os números do êxodo rural. Retrata a saga de uma família que sai do sertão e vai para São Paulo. Depois da desilusão, não conseguem voltar.

Seu autor é Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré, nasceu no Sítio chamado Serra de Santana, no dia 05 de março de 1909, na cidade de Assaré (CE).
Viveu como agricultor, freqüentou a escola apenas durante quatro meses aos doze anos, foi cantador de feira e poeta-repentista. Mesmo assim tornou-se um dos maiores poetas populares do Brasil, até porque acreditava que para fazer poesia é preciso o dom divino. Morreu em 2002, fazendo poesia até o fim, da seguinte forma: guardava tudo na memória, depois pedia para sua neta, Isabel, registrar.

Patativa ficou conhecido em 1964, quando Luiz Gonzaga gravou seu segundo disco daquele ano: A Triste Partida, levou o mesmo nome da música de sua autoria. O mais inusitado foi o encontro desses dois…

Naquele ano, no Brasil instalara-se a ditadura militar, por isso, A Triste Partida é tida como um dos maiores protestos de Luiz Gonzaga frente a esta situação, muitos comparam a Vozes da Seca e Asa Branca.

Luiz Gonzaga escutou A Triste Partida pela primeira vez na feira de Campina Grande, quando um violeiro estava cantando. Desde então saiu a procura do autor. Quando Gonzaga conseguiu encontrar Patativa e propôs a compra da música, Patativa mandou Gonzaga plantar feijão e ainda completou que não vendia suas obras para ninguém, que suas riquezas eram sua família e seus versos.
Mesmo assim Gonzaga não desistiu, sabia que era importante gravar aqueles versos, tanto é que tornaram-se a principal representação do seu disco.

Conseguiu gravar a música, mas foi a única que, em qualquer que fosse a apresentação, citava o nome do autor quando cantava.

Porém, a parceria não prosperou muito. Após esse fato só aconteceu mais uma tentativa, no ano de 1977, com a música Vaca Estrela e Boi Fubá, que terminou sendo gravada por Fagner.

Porém, o que realmente importa é que tanto Patativa quanto Gonzaga foram grandes representantes da música nordestina e, com suas mortes, a música brasileira perdeu dois valiosos autores e intérpretes. Mas, pelo menos fomos presenteados com uma
extensa obra de inestimável qualidade.

cubos