Edição 08

Dicas de leitura

Jogos e atividades educativos

150 Jogos não-competitivos para crianças

Vamos brincar juntos!
Jogos competitivos podem ser muito divertidos, mas nem sempre acabam bem. Aqui isso não acontece. Neste livro, pais e professores vão aprender centenas de atividades e jogos divertidos, estimulantes e criativos, que as crianças vão adorar e em cuja prática vão se integrar de maneira saudável, pois no final não haverá vencedores nem vencidos. No final, e durante o tempo todo, haverá: confraternização, cooperação, troca de idéias, estímulo físico, liberação da criatividade, exercícios de concentração, estimulação da memória, desenvolvimento de habilidades matemáticas, aquisição de noções básicas de disciplina, respeito e justiça e mais, muito mais!

Os resultados de jogos não competitivos são todos aqueles que levam ao desenvolvimento de qualidades positivas e saudáveis em nossas crianças. E hoje, mais do que nunca, tais qualidades precisam ser estimuladas.
Aqui você encontrará: atividades de jogos calmos, jogos ativos, jogos com sacos de feijão, aventuras nas artes, miscelânea de atividades.

365 Atividades Educativas e Educacionais

Aprender começa em casa!
Neste livro você encontra 365 atividades educativas que lhe ajudarão a desenvolver criatividade, coordenação motora, pensamento crítico, fazer comparação, experiências, observar. As crianças são extremamente curiosas e os adultos podem adaptar ao lar e a objetos caseiros estas atividades educativas, estimulando seu crescimento e desenvolvimento de forma criativa. Assim, as crianças perceberão, na prática, que o que aprendem na escola também pode ser utilizado fora do contexto escolar.
Aqui, as habilidades infantis serão desenvolvidas em 365 divertidas atividades:
desenhar e pintar, reconhecer o alfabeto, adquirir linguagem, classificar, reconhecer os números, resolver problemas, elaborar comparações, levantar hipóteses, elaborar experiências, coordenação visual e manual, motricidade fina e ampla.

Você incentivará crianças de 3 a 7 anos a criar: livros, mapas, agendas e diários, brincar de teatro, quebra-cabeça e jogo de memória, maquetes, calendários, molduras e até a aprender matemática no mercado, cozinhando, etc.

365 Atividades infantis sem TV

Você tem uma caixa de ovos ou uma revista velha? Ou quem sabe alguns rolos de papel higiênico ou uma caixa de papelão?
Com esses materiais que você descarta diariamente, pode criar um mundo de atividades divertidas para suas crianças brincarem e esquecerem um pouco da TV. Se você for como muitos pais e mães de hoje, certamente acha que seus filhos deveriam ver menos televisão. Você gostaria, provavelmente, de substituir um pouco do tempo que as crianças gastam assistindo a televisão por outro de melhor qualidade junto à família.

365 atividades infantis sem tv é um livro elaborado pelos autores com o intuito de fazer com que os pais atinjam os dois objetivos ao mostrar jogos e atividades que requerem pouca ou nenhuma preparação, embora promovam entretenimento e diversão que de outro modo, seriam gastos diante da telinha. Com um ano de atividades sem televisão nas mãos, os pais poderão oferecer a seus filhos alternativas excitantes para programas de valor questionável e um infinito de comerciais. Experimente e divirta-se!

Ensinar a ler, ensinar a compreender (Teresa Colomer / Anna Camps)

Hoje em dia não é fácil saber como ensinar língua na escola devido aos importantes conhecimentos produzidos pelas ciências envolvidas nesta tarefa, como a lingüística, a psicopedagogia e a sociologia. Essa situação estimulante para os pesquisadores pode ser desorientadora para o professor, que em sua prática ainda não conta com referenciais teóricos bem-definidos. Esta obra sintetiza a experiência das autoras no ensino da leitura e auxilia decisivamente o professor, oferecendo:
– Uma visão teórica e prática atualizada e reflexiva do ensino da leitura na escola;
– Os meios necessários para a integração das atividades globais com as de treinamento das habilidades específicas de leitura e a forma de inter-relacionar a base teórica dessas atividades com sua prática efetiva;
– As condições que favorecem o processo de aprendizagem leitora;
– Numerosos exemplos sobre o planejamento do ensino e a avaliação do processo pedagógico, abrangendo toda a escolaridade obrigatória, mas centrados fundamentalmente na compreensão do texto.

ENSINAR A LER ENSINAR A COMPREENDER recebeu prêmio Rosa Sensat de Pedagogia e deve ser consultado por todos os educadores comprometidos com o ensino e a aprendizagem da leitura.
DAS BRIGAS AOS JOGOS COM REGRAS;
Enfrentando a Indisciplina na escola
Jean-Claude Oliver

Das brigas aos jogos com regras:
Enfrentando a indisciplina na escola apresenta uma proposta pedagógica para resolução dos conflitos em sala de aula, que busca a superação da violência na escola e a qualificação das relações interpessoais, experimentando o prazer do confronto autorizado e socializado, confrontar-se com o outro sem agredi-lo, descobrir o corpo a corpo, dominar-se nas situações apresentadas que colocam em jogo ações específicas de práticas de oposição, tornando as relações mais harmoniosas. Este livro é extremamente útil aos professores, já que traz resultados concretos no manejo da indisciplina, e apresenta exercícios de fácil realização, que não necessitam de algum material.
Visite o nosso Web site: www.artmed.com.br

A Inteligência Aprisionada
Alice Fernandes

As idéias e propostas de Alice Fernándes a tornaram referência na psicopedagogia da atualidade. Afirmando esta condição em A inteligência aprisionada, ela desenvolve uma abordagem clínica da criança e sua família, descrevendo a dinâmica dos aspectos institucionais, familiares e subjetivos que permeiam o processo terapêutico eficaz dos problemas de aprendizagem mediante exemplos concretos e instigantes. Esta é uma obra de leitura obrigatória para os psicopedagogos.

 

cubos