Edição 80

Projeto Didático

Jornal na escola

Centro Educacional da Assembleia de Deus de Pádua – Ceadep – Santo Antônio de Pádua/RJ

1. Introdução

EQUIPE DE ELABORAÇÃO D_optO jornal escolar se tornou um importante instrumento de ensino-aprendizagem de linguagem em muitos países, desde a experiência seminal de Freinet (1974), iniciada em 1924. Em termos do ensino de linguagem, o trabalho com o jornal ganhou novos contornos e maior relevância com a renovação do currículo e das metodologias de ensino operada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN. Além disso, o jornal escolar se revela um dos instrumentos mais apropriados para o desenvolvimento da metodologia dos projetos didáticos que aparece nos PCN, como uma das formas centrais de trabalho com a linguagem na escola. A relação privilegiada com essa metodologia se deve à importância social do jornal, à sua tecnologia de implementação relativamente simples e às possibilidades de autoria e protagonismo que ele oferece a alunos, professores e comunidade escolar de modo geral (BONINI, 2011).

2. Justificativa

Como fonte primária de informação, o jornal pode ser considerado um dos mais importantes instrumentos de comunicação entre alunos e professores, escola e sociedade. Informar os leitores de assuntos que fazem parte de seu contexto certamente despertará sua curiosidade e seu interesse. Um jornal como recurso didático possibilita o trabalho com diversos textos, além de despertar nos alunos habilidades como pesquisar, produzir, criar, criticar, interpretar, discernir, corrigir, dentre outras (MORAIS; BATISTA; ALVES, 2008).

Sendo assim, o projeto Jornal na Escola visa despertar a produção, a criatividade, o senso crítico e a participação direta dos alunos, desenvolvendo variados tipos de habilidade. Além de levar informações institucionais e educativas a toda a comunidade escolar.

3. Objetivo geral

Desenvolver habilidades de leitura e escrita nos alunos, levando informações a toda a comunidade escolar.

4. Objetivos específicos

Estimular a leitura e a escrita.

Despertar a criatividade.

Proporcionar a formação crítica dos discentes.

Divulgar informações institucionais e educacionais.

Promover o trabalho em grupo.

Informar sobre temas atuais.

Desenvolver a capacidade de pesquisar, organizar e reunir informações.

Elaborar uma produção coerente e significativa.

Integrar e inter-relacionar disciplinas e conteúdos.

5. Desenvolvimento

DISTRIBUICAO 2_optO desenvolvimento do projeto se iniciou com a leitura de diversos jornais levados para a sala de aula, para que os discentes conhecessem as partes de um jornal: os cadernos, as seções, as manchetes.

No segundo momento, foi realizado um debate sobre a observação dos jornais.

Em outro momento, foram escolhidos os temas a serem abordados no jornal escolar.

Depois, foi atribuído um nome ao jornal, cujos alunos fizeram sugestões e, em seguida, houve uma votação.

Os discentes pesquisaram e produziram uma reportagem sobre o assunto proposto. Após a revisão do docente, os alunos foram para o laboratório de informática, onde digitaram seus trabalhos.

Após a digitação, o docente formatou as páginas do jornal, que, posteriormente, foi revisado pela orientadora pedagógica e pelo diretor da escola.

Para finalizar, o jornal passou pela última fase: a impressão e distribuição.

6. Recursos utilizados

Papel A4, lápis, borracha, caneta, computador com internet, jornais, impressora.

JORNAL PRONTO_opt

7. Avaliação

A avaliação foi feita mediante o envolvimento dos discentes e de toda a comunidade escolar quanto aos temas e às ações desenvolvidos durante e depois do projeto. Foi, também, observada a participação ativa do discente em todas as etapas de elaboração do jornal.

O intuito da avaliação não é medir conhecimentos, mas verificar falhas nas práticas mediadoras e tentar outras metodologias para corrigi-las.

Professora responsável: Juliana de Oliveira Barbosa
Redação: Alunos do 4º ano do Ensino Fundamental
Público-alvo: Comunidade Escolar

Referências

BONINI, A. Jornal Escolar: Gêneros e Letramento Midiático no Ensino-aprendizagem de Linguagem. Belo Horizonte: RBLA, v. 11, n. 1, p. 149-175, 2011.
MORAIS, A. C. L.; BATISTA, A.; ALVES, G. S. A. Projeto Jornal Escolar “Wilson Notícias”. Nova Olímpia – MT, 2008. Disponível em: http://pt.slideshare.net/aclmoraes/projeto-jornal-escolar-wilson-de-almeida. Acesso em: 12-jun-2014.

cubos