Edição 96

Projeto Didático

Leitura e escrita

Centro Educacional Amiguinhos do ABC – Propriá/SE

Apresentação

O projeto didático Leitura e Escrita foi elaborado para ampliar os conhecimentos multidisciplinares e cumprir um papel importante para a aprendizagem em processo. Ao elaborar este projeto, a equipe pedagógica voltou seus olhares para os discentes, buscando fazer com que eles ampliem seus horizontes por meio da leitura e da escrita.

Trata-se de um projeto de longo prazo, e os alunos utilizam, como recurso indispensável, a biblioteca da escola pra fazer uso da leitura de vários gêneros literários ali expostos, podendo levar emprestado para casa o livro escolhido. Como o projeto também é voltado para a escrita, produções textuais maravilhosas e produtivas são desenvolvidas, nas quais os alunos constroem suas histórias ilustrando-as por meio de colagens, desenhos, etc.

Problemática

O Brasil atualmente sofre com as estatísticas crescentes sobre o baixo nível de rendimento escolar, embora essa cultura não seja nova. Também sabe-se que grandes projetos foram elaborados para tentar melhorar essas estatísticas. Pensando nas dificuldades sobre leitura e escrita encontradas em sala de aula, sabemos que o ponto de partida deve ser o incentivo à leitura. A escola abre esse espaço no intuito de formar cidadãos letrados, estimulados e ativos no processo de ensino-aprendizagem.

Justificativa

Mediante prévia observação, percebeu-se que muitos alunos não exercitam a leitura em casa junto à família, e isso interfere diretamente no seu desempenho escolar. Pensando neste problema, a escola desafia os professores a repensarem a ação de alfabetizar; desenvolver no aluno potenciais até então desconhecidos. O apoio familiar se torna auxílio imprescindível, consolidando esta parceria tão sonhada nas instituições: escola e família.

Objetivo Geral

Integrar família e escola no processo de desenvolvimento de habilidades leitoras dos alunos, despertando o gosto pelo mundo da leitura.

Objetivos Específicos

• Motivar o aluno para buscar novos conhecimentos.
• Expor vários gêneros textuais para ampliar o vocabulário dos alunos.
• Desenvolver a linguagem verbal do aluno.

Metodologia

As atividades propostas ocorreram na sala de aula. Para cada gênero apresentado, o alunado foi desafiado a criar sua produção. Também foi estimulada a busca do auxílio do professor para a resolução de dúvidas, porém os professores foram orientados a não interferir na autonomia das produções.

Durante as produções, vários gêneros textuais foram utilizados: biografia, bilhete, receita, poema, música, conto, fábula, anedota, piada, literatura de cordel, lista, rótulo, parlenda, etc.

Para incentivar as produções do projeto, os alunos que mais se destacaram em cada mês do corrente ano em que o projeto foi culminado ganhariam um certificado com foto e brindes.

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Avaliação

Mensalmente e em parceria com a gestão da escola, a avaliação foi feita observando, sobretudo, os avanços dos alunos para produzir o melhor que pudessem, bem como o envolvimento de cada um no projeto. A família também foi primordial no processo de avaliação, pois incentivou o aluno para que também usasse, em casa, o tempo disponível para criar textos diversos.

Coordenadora do projeto: Cristina Vieira da Rocha Oliveira

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