Edição 09

Dicas de leitura

Leituras sobre idosos

O aconchego de uma história

“Você tem uma vovó?” Todo dia a vovó de Pedro tinha uma história para contar. Umas eram engraçadas; outras eram tristes; algumas só tinham fim nos sonhos do menino. E Pedro perguntava: “Por que só gente velha ainda gostava de contar histórias para crianças?” Será que um dia o menino se tornaria um contador de histórias?

Marina Aphel
Editora: Ao Livro Técnico

A velhinha maluquete

Quem não tem avião, nem caminhão, mas tem imaginação, viaja de balão!
Todos a bordo! O balão da velhinha maluquete vai subir neste texto delicioso, que brinca com as palavras e está cheio de situações engraçadas. Mas... cuidado! No balão também vão um rato, um gato, um cachorro, uma cabra, um cavalo, um boi e... veja só: ma mosca-varejeira!
Boa viagem!

Ana Maria Machado
Editora: Moderna

A casa do meu avô

Como é bom visitar a casa do avô! Este lugar é sempre um paraíso, porque é onde se é feliz. Lá, vivem pessoas muito divertidas como o tio Nená, que é tantã, a cozinheira Geralda – uma fada quituteira e o avô. Tem ainda a vizinha: a namorada Isildinha. Nesta casa habitam também a paz, a esperança, a saudade, o medo, os sonhos e segredos de um garoto.
Ricardo Azevedo contou a história em versos e criou ilustrações que farão você reviver um momento de alegria e descontração.

Ricardo Azevedo
Editora: Melhoramentos

Vó Nana

Vó Nana e Neta moram juntas há muito, muito tempo. Elas compartilham tudo, inclusive as tarefas, até o dia em que Vó Nana não aparece para tomar o café da manhã. Calmamente, ela paga suas contas e trata de pôr seus negócios em ordem. Então ela leva Neta para um último passeio, apreciando, escutando, sentindo cheiros e sabores. Vó Nana e Neta se despedem da melhor maneira que conhecem. Uma história de ternura e amor, do dar e receber; uma gloriosa celebração do mundo.

Margaret Wild
Editora: Brinque – Book

Quando um dos avós parte

Muitas vezes, para uma criança, o avô e a avó são os maiores amigos, sempre cheios de afeto e carinho, prontos a escutar, a acolher... A morte deles é muito sentida pela criança. Os pais, quase sempre mergulhados em sua própria dor ou preocupados com “as providências a tomar”, não dão à criança toda a atenção de que necessita nesse momento.
A autora considera importante preparar as crianças para a morte iminente dos avós, e procura fazê-lo em clima de paz e muito afeto. Este pequenino livro, nascido de sua experiência, quer ajudar as famílias a viverem de maneira positiva a aproximação da morte, fazendo com que suas crianças saibam enfrentar esse acontecimento sempre tão doloroso.
Da mesma autora, publicados por esta mesma editora, leia também Quando um dos pais parte e Quando um dos irmãos parte.

Anne Plante
Editora: Paulus

BISA BIA, BISA BEL

Um livro de extraordinária beleza, contando a história de uma menina que, no convívio imaginário com sua bisavó e sua bisneta, aprende a conviver consigo mesma. Três tempos e três vivências que se cruzam e se completam numa só pessoa, a menina Isabel. O diálogo de Isabel – ou melhor, de Bel – como sua avó – Bisa Bia – e, depois, com sua futura bisneta é uma mistura encantadora do real e do imaginário, levando o leitor a perceber as mudanças no papel da mulher na sociedade. A avó, que bordava monogramas nos lenços para deixá-los cair e serem apanhados pelos namorados, deseja ensinar a Isabel a “arte de namorar”. Mas a menina pertence ao presente, à geração de mulheres que conquistaram seu espaço e seus direitos, e quer ser valorizada e respeitada como pessoa e não mais como uma delicada e frágil bonequinha. Esse diálogo fica ainda mais divertido quando surge uma terceira “voz”: a Neta Beta, uma menina do futuro, que fala de muitas mudanças que ainda estão por vir. Este livro, um clássico da literatura para crianças, está agora numa edição atualizada, mais moderna, mas preservando todas as características da edição original. Com vocês, essas três personagens que são uma só: Bisa Bia, Bel e Neta Beta, vivendo três gerações e um único sonho: a liberdade.

Ana Maria Machado
Editora: Salamandra

Vovô Resmungão

O Vovô resmungão não gostava de crianças, nem das menores nem das maiores. Até o dia em que Lea apareceu...

Magdalena
Editora: Dimensão
cubos