Edição 70
Projeto Didático
Lendo o Mundo
Centro Educacional Raquel de Queiroz (Ceraque) – Salgueiro – PE
Introdução
A leitura envolve, em primeiro lugar, a identificação dos símbolos impressos (letras e palavras) e o relacionamento destes com os seus respectivos sons. No início do processo de aprendizagem da leitura, a criança deverá diferenciar visualmente cada letra impressa, percebendo e relacionando esse símbolo gráfico com seu correspondente sonoro. Quando a criança entra em contato com as palavras, deve então diferenciar visualmente cada letra que forma a palavra, associando-a a seu respectivo som, para a formação de uma unidade linguística significativa. Esse processo inicial da leitura, em que a criança visualiza os símbolos, fazendo a associação entre a palavra impressa e o som, define-se como decodificação. Entretanto, para que haja leitura, não basta apenas a decodificação dos símbolos, mas a compreensão e a análise crítica do texto lido. Quando não há compreensão pela criança do que ela lê, essa leitura deixa de ser interessante, prazerosa e motivadora. Pode-se considerar, então, que uma criança lê quando esta entende o que o texto retrata. Pois, quando apenas decodifica e não compreende, não se pode afirmar que houve leitura.
A leitura sempre será o principal vínculo de aprendizagem. Hoje, mais do que nunca, o aluno precisa conhecer as características dos textos que circulam na sociedade através dos meios de comunicação. Os noticiários e as propagandas trazem textos ricos, que apresentam culturas diversificadas e muitas vezes desconhecidas pela falta da prática de leitura.
Reconhecendo na leitura o passaporte que nos permite viajar e entrar em contato com outros mundos, ampliar horizontes, desenvolver a compreensão e a comunicação, este projeto busca, através de um trabalho conjunto e participativo, ajudar a desenvolver o hábito da leitura e da produção de textos encontrados no cotidiano, possibilitando o conhecimento e o aperfeiçoamento em vários gêneros textuais, sabendo diferenciá-los e caracterizá-los por meio das suas funções sociais. E, assim, despertar para uma formação de cidadãos letrados, capazes de fazer o uso da leitura e da escrita de acordo com a ocasião apresentada em seu contexto social.
Objetivos
Objetivo geral
Contribuir para a inserção dos alunos em práticas de leitura e escrita de modo significativo, a fim de fomentar a formação de sujeitos-leitores envolvidos em práticas sociais e comunicativas essenciais à compreensão do contexto sócio-histórico-político.
Objetivos específicos
• Estimular a leitura por prazer, por meio de atividades lúdicas e textos encontrados no cotidiano do aluno, e, assim, desenvolver a habilidade em produção textual.
• Estimular o gosto pela leitura, vivenciando emoções, fantasias e imaginação, compreendendo que se escreve para que alguém leia.
• Desenvolver as habilidades linguísticas de fala, escuta, leitura e escrita.
• Propor situações de práticas leitoras com os diferentes tipos e gêneros textuais.
• Articular as redes de diferenças e semelhanças entre a língua oral e escrita e seus códigos sociais, contextuais e linguísticos.
• Desenvolver habilidades para escrever com uma função social específica e para um destinatário previamente selecionado, utilizando gêneros como e-mails, ofícios, bilhetes, contratos, receitas, textos didáticos, romances e notícias.
Conteúdo
Gêneros textuais
• Jornal: reportagem, notícia, entrevista, charge, cartum, tirinha, artigo de opinião, horóscopo, classificados, entre outros.
• Textos usados nas redes sociais da Internet através do Facebook, Orkut, de e-mails e blogs.
• Textos que podemos encontrar em diversas situações, dentro ou fora da escola, como: bilhetes, bulas, receitas culinárias, ofícios, outdoors, cartas comerciais, gibis e anúncios publicitários.
• Contos, fábulas, crônicas, leitura de imagens, músicas, poemas, paródias.
Recursos didáticos
Internet, data-show, livros, revistas, televisão, aparelho de som e DVD, sucatas.
Metodologia
• Visitas a bibliotecas.
• Rodas de leitura.
• Trabalho com jornais.
• Construção de um envelope da linguagem.
• Exposição de textos através de painéis e slides.
• Debate sobre os textos lidos, fazendo leitura objetiva e inferencial.
• Aula-passeio para observar os gêneros expostos nas ruas.
• Oficinas de produção textual com material concreto (outdoors, jornais, gibis, contos, paródias, etc.).
• Produções textuais que possibilitem aos alunos criarem um final diferente para as histórias, desenvolvendo a criatividade.
• Confecção de um livro com os textos produzidos pelos alunos.
• Apresentação das produções através de uma feira da leitura e escrita.
Duração do projeto: Dez dias.
Culminância
O projeto foi vivenciado no período entre o dia 26 de maio até o dia 01 de junho do ano de 2012.
O primeiro momento do projeto aconteceu com a realização do estudo da coordenação e toda equipe de professores, sobre a importância da leitura em sala de aula em contexto com a realidade do aluno.
A sequência dos trabalhos aconteceu durante a última semana do mês de maio. A escola foi dividida em três grupos: Educação Infantil, Ensino Fundamental séries iniciais e Ensino Fundamental séries finais. A educação infantil iniciou seus trabalhos realizando visitas à biblioteca municipal da cidade, participando, assim, da roda de leitura no local.
O Ensino Fundamental séries iniciais e finais vivenciou o estudo dos jornais em sala de aula, através da leitura e discussão dos textos contidos neles. A construção do envelope da linguagem ocorreu utilizando pesquisas que os alunos realizaram, em casa, na internet e na rua colhendo textos que são utilizados no cotidiano.
Outro momento do projeto foi à produção textual dos estudantes. Eles escreveram diversos textos atentando às características dos mesmos.
No dia 01 de junho, o projeto Lendo o mundo teve como culminância final a apresentação dos textos pesquisados e, também, os que foram produzidos pelos alunos. Eles utilizaram a sala temática para exposição dos trabalhos, e no pátio da instituição foram apresentados alguns contos infantis, peças teatrais com a utilização de fantoches, cantigas de roda, contações de histórias e outros.
Avaliação
A avaliação aconteceu de forma contínua e paralela e em todos os momentos em que os alunos estiverem participando das atividades e discussões propostas.
Professoras participantes do projeto: Raiane, Stephanie, Janaína, Nadja, Helma, Nadiety, Dayani, Andresa, Neusa, Noélia, Jeane, Eurisbeth, Simone, Arlene e Rosimere.
Coordenadoras pedagógicas: Marilene Cavalcanti e Janice Concerva.
Diretora: Maria do Socorro Alves Filgueira Basílio.
Turmas: Educação Infantil e Ensino Fundamental séries iniciais e finais.
Referências bibliográficas
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção Textual, Análise de Gêneros e Compreensão. São Paulo: Cortez, 2008.
MARCUSCHI, L. A. Gêneros Textuais: Definição e Funcionalidade. In: DIONÍSIO, A. P.; MACHADO, A. et al. Gêneros Textuais e Ensino. São Paulo: Parábola, 2010.
SCHENEUWLY, B; DOLZ, J. Trad. e org. Roxane Rojo e Gláis Sales Cordeiro. Gêneros Orais e Escritos na Escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004.
SOARES, Magda. Letramento: um Tema em Três Gêneros. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.