Edição 70

Projeto Didático

Lendo o Mundo

Centro Educacional Raquel de Queiroz (Ceraque) – Salgueiro – PE

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Introdução

A leitura envolve, em primeiro lugar, a identificação dos símbolos impressos (letras e palavras) e o relacionamento destes com os seus respectivos sons. No início do processo de aprendizagem da leitura, a criança deverá diferenciar visualmente cada letra impressa, percebendo e relacionando esse símbolo gráfico com seu correspondente sonoro. Quando a criança entra em contato com as palavras, deve então diferenciar visualmente cada letra que forma a palavra, associando-a a seu respectivo som, para a formação de uma unidade linguística significativa. Esse processo inicial da leitura, em que a criança visualiza os símbolos, fazendo a associação entre a palavra impressa e o som, define-se como decodificação. Entretanto, para que haja leitura, não basta apenas a decodificação dos símbolos, mas a compreensão e a análise crítica do texto lido. Quando não há compreensão pela criança do que ela lê, essa leitura deixa de ser interessante, prazerosa e motivadora. Pode-se considerar, então, que uma criança lê quando esta entende o que o texto retrata. Pois, quando apenas decodifica e não compreende, não se pode afirmar que houve leitura.

A leitura sempre será o principal vínculo de aprendizagem. Hoje, mais do que nunca, o aluno precisa conhecer as características dos textos que circulam na sociedade através dos meios de comunicação. Os noticiários e as propagandas trazem textos ricos, que apresentam culturas diversificadas e muitas vezes desconhecidas pela falta da prática de leitura.

Reconhecendo na leitura o passaporte que nos permite viajar e entrar em contato com outros mundos, ampliar horizontes, desenvolver a compreensão e a comunicação, este projeto busca, através de um trabalho conjunto e participativo, ajudar a desenvolver o hábito da leitura e da produção de textos encontrados no cotidiano, possibilitando o conhecimento e o aperfeiçoamento em vários gêneros textuais, sabendo diferenciá-los e caracterizá-los por meio das suas funções sociais. E, assim, despertar para uma formação de cidadãos letrados, capazes de fazer o uso da leitura e da escrita de acordo com a ocasião apresentada em seu contexto social.

Objetivos

Objetivo geral

Contribuir para a inserção dos alunos em práticas de leitura e escrita de modo significativo, a fim de fomentar a formação de sujeitos-leitores envolvidos em práticas sociais e comunicativas essenciais à compreensão do contexto sócio-histórico-político.

Objetivos específicos

Estimular a leitura por prazer, por meio de atividades lúdicas e textos encontrados no cotidiano do aluno, e, assim, desenvolver a habilidade em produção textual.
Estimular o gosto pela leitura, vivenciando emoções, fantasias e imaginação, compreendendo que se escreve para que alguém leia.
Desenvolver as habilidades linguísticas de fala, escuta, leitura e escrita.
Propor situações de práticas leitoras com os diferentes tipos e gêneros textuais.
Articular as redes de diferenças e semelhanças entre a língua oral e escrita e seus códigos sociais, contextuais e linguísticos.
Desenvolver habilidades para escrever com uma função social específica e para um destinatário previamente selecionado, utilizando gêneros como e-mails, ofícios, bilhetes, contratos, receitas, textos didáticos, romances e notícias.

Conteúdo

Gêneros textuais

Jornal: reportagem, notícia, entrevista, charge, cartum, tirinha, artigo de opinião, horóscopo, classificados, entre outros.
Textos usados nas redes sociais da Internet através do Facebook, Orkut, de e-mails e blogs.
Textos que podemos encontrar em diversas situações, dentro ou fora da escola, como: bilhetes, bulas, receitas culinárias, ofícios, outdoors, cartas comerciais, gibis e anúncios publicitários.
Contos, fábulas, crônicas, leitura de imagens, músicas, poemas, paródias.

Recursos didáticos

Internet, data-show, livros, revistas, televisão, aparelho de som e DVD, sucatas.

Metodologia

Visitas a bibliotecas.
Rodas de leitura.
Trabalho com jornais.
Construção de um envelope da linguagem.
Exposição de textos através de painéis e slides.
Debate sobre os textos lidos, fazendo leitura objetiva e inferencial.
Aula-passeio para observar os gêneros expostos nas ruas.
Oficinas de produção textual com material concreto (outdoors, jornais, gibis, contos, paródias, etc.).
Produções textuais que possibilitem aos alunos criarem um final diferente para as histórias, desenvolvendo a criatividade.
Confecção de um livro com os textos produzidos pelos alunos.
Apresentação das produções através de uma feira da leitura e escrita.

Duração do projeto: Dez dias.

Culminância

O projeto foi vivenciado no período entre o dia 26 de maio até o dia 01 de junho do ano de 2012.

O primeiro momento do projeto aconteceu com a realização do estudo da coordenação e toda equipe de professores, sobre a importância da leitura em sala de aula em contexto com a realidade do aluno.

A sequência dos trabalhos aconteceu durante a última semana do mês de maio. A escola foi dividida em três grupos: Educação Infantil, Ensino Fundamental séries iniciais e Ensino Fundamental séries finais. A educação infantil iniciou seus trabalhos realizando visitas à biblioteca municipal da cidade, participando, assim, da roda de leitura no local.

O Ensino Fundamental séries iniciais e finais vivenciou o estudo dos jornais em sala de aula, através da leitura e discussão dos textos contidos neles. A construção do envelope da linguagem ocorreu utilizando pesquisas que os alunos realizaram, em casa, na internet e na rua colhendo textos que são utilizados no cotidiano.

Outro momento do projeto foi à produção textual dos estudantes. Eles escreveram diversos textos atentando às características dos mesmos.

No dia 01 de junho, o projeto Lendo o mundo teve como culminância final a apresentação dos textos pesquisados e, também, os que foram produzidos pelos alunos. Eles utilizaram a sala temática para exposição dos trabalhos, e no pátio da instituição foram apresentados alguns contos infantis, peças teatrais com a utilização de fantoches, cantigas de roda, contações de histórias e outros.

Avaliação

A avaliação aconteceu de forma contínua e paralela e em todos os momentos em que os alunos estiverem participando das atividades e discussões propostas.

Professoras participantes do projeto: Raiane, Stephanie, Janaína, Nadja, Helma, Nadiety, Dayani, Andresa, Neusa, Noélia, Jeane, Eurisbeth, Simone, Arlene e Rosimere.

Coordenadoras pedagógicas: Marilene Cavalcanti e Janice Concerva.

Diretora: Maria do Socorro Alves Filgueira Basílio.

Turmas: Educação Infantil e Ensino Fundamental séries iniciais e finais.

 

Referências bibliográficas

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção Textual, Análise de Gêneros e Compreensão. São Paulo: Cortez, 2008.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros Textuais: Definição e Funcionalidade. In: DIONÍSIO, A. P.; MACHADO, A. et al. Gêneros Textuais e Ensino. São Paulo: Parábola, 2010.

SCHENEUWLY, B; DOLZ, J. Trad. e org. Roxane Rojo e Gláis Sales Cordeiro. Gêneros Orais e Escritos na Escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004.

SOARES, Magda. Letramento: um Tema em Três Gêneros. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

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