Edição 76
Profissionalismo
Lições de casa para o professor
João Luís Almeida Machado, pesquisador e doutorando em Educação, dá dez dicas para ajudá-lo a estimular seus alunos nessa empreitada
1. Orientar os pais para que não façam as tarefas escolares no lugar de seus filhos; no entanto, devem acompanhar, orientar, trocar ideias e estar informados sobre os deveres, sua regularidade e se realmente estão sendo interessantes.
2. A lição não deve ser vista como obrigação pelo estudante. Para isso, é preciso criar um envolvimento com os temas trabalhados, estabelecendo elos entre os conceitos e as ideias expostos e a realidade dos estudantes.
3. Os próprios alunos sabem que as tarefas escolares ajudam a fixar e a concretizar o aprendizado, mas mesmo assim não gostam de cumpri-Ias. Então, é preciso criar atividades que os desafiem, que os coloquem em situação de busca e pesquisa de respostas.
4. Utilizar a tecnologia é válido, desde que não se restrinja simplesmente ao tradicional “copiar e colar” executado por alunos de todas as idades. Softwares, sites e portais são muito úteis para pesquisas.
5. Associar os conteúdos à cultura em geral, como música, cinema, artes plásticas, dança, artesanato, literatura, histórias em quadrinhos, teatro, sempre dá bons resultados.
6. Pedir a leitura semanal de jornais e revistas, com a seleção de artigos que possam ser trazidos para as salas de aula e comparados ou equiparados aos temas trabalhados nas disciplinas, também é uma ótima forma de dar aos estudantes mais argumento, força e criatividade à composição de respostas, aos deveres escolares e até mesmo às atividades de sala de aula.
7. Compartilhar projetos, trabalhos e tarefas com outras matérias escolares faz muito bem para todos.
8. Projetos e tarefas a serem realizados em casa devem ser sempre bem explicados, para que não fique dúvida da parte dos alunos quanto à sua execução.
9. Trabalhos em pequenos grupos devem ocorrer com certa frequência, até mesmo para que os alunos aprendam a cooperar uns com os outros, trocar ideias e debater.
10. Corrigir tarefas em sala de aula não é aconselhável. O melhor a ser feito é recolher as produções e corrigi-Ias depois.
Revista Profissão Mestre (adaptação). Curitiba: Humana Editorial, ano 9. n. 99, dezembro/2007.