Edição 17

Projeto Didático

Língua Portuguesa A Mascote da Escola: Pesquisa, Produção e Eleição

Júri: Debatendo Questões Polêmicas

Objetivos

· Levar os alunos a discutirem questões
polêmicas relacionadas aos esportes.

· Desenvolver a capacidade de argumentação
e o uso da linguagem oral em situações formais.

Material Necessário

· Livros de Direito.

· Roupas típicas, perucas e adereços diversos, etc.
Desenvolvimento da Atividade

· Discuta, com seus alunos, situações polêmicas, como casos de doping; a participação da mulher nos Jogos Olímpicos; a discriminação; a ética nos esportes, etc. Faça a relação desses temas com fatos reais, para que eles possam perceber a importância do tema no dia-a-dia da sociedade. É importante que o tema seja adaptado à faixa de desenvolvimento pedagógico dos alunos.

· Depois da discussão, sugira que eles escolham um dos temas para que seja colocado em “julgamento”.

· Converse com eles sobre como se processa um julgamento, quais as suas etapas e os seus personagens (juiz, réu, advogado de defesa, de acusação, jurados, etc.).

· Dentro do tema escolhido, selecione, junto com os alunos, um caso real para ir a julgamento.

· Defina, com os alunos, os papéis que cada um deverá representar no júri.

· Aconselhe a defesa e a promotoria a se reunirem com suas respectivas testemunhas para organizar sua participação no julgamento: devem anotar o que as testemunhas vão dizer, para ver em que ordem vão chamá-las e para formular perguntas de acordo com os depoimentos. O juiz e os jurados devem ser orientados para não se deixarem levar por simpatias, mas votar em função dos argumentos e das provas apresentadas.

· Marque o dia do julgamento, dando tempo para que as duas partes possam preparar-se adequadamente. Os alunos poderão se caracterizar de acordo com seus personagens.

· Organize a sala para o julgamento. O julgamento deve iniciar-se com o juiz fazendo um breve resumo do caso. Em seguida, o promotor faz a acusação, e o advogado de defesa afirma a inocência do seu cliente. Apresentam-se as testemunhas de acusação, contando fatos que indiquem que o réu é culpado; depois, as testemunhas de defesa, tentando comprovar sua inocência. O promotor faz o resumo do caso com base nos depoimentos e pede a condenação do réu; o advogado de defesa, por sua vez, pede a sua absolvição. Ambos devem ter oportunidades iguais para expor seus argumentos. Os jurados retiram-se para deliberar. Ao voltar, entregam, por escrito, o veredicto ao juiz, que o lerá e dará a sentença.

cubos