Edição 17

Projeto Didático

Língua Portuguesa O Mascote da Escola: Pesquisa, Produção e Eleição

Objetivos

· Criar um mascote para a Semana Olímpica da escola.

· Ler e produzir textos informativos e persuasivos.

· Realizar uma eleição.

Material Necessário

· Papel pardo.

· Obras de referências (enciclopédias, dicionários).

· Obras específicas de Geografia, Ciências e Biologia.

· Revistas, jornais, etc.

Desenvolvimento da Atividade

· Sugira que os alunos façam uma pesquisa sobre os mascotes das Olimpíadas. Utilize o texto acima.

· Discuta com eles sobre o resultado de suas pesquisas e lance a idéia de uma eleição para a escolha do mascote. Envolva toda a escola nessa eleição.

Caso a idéia seja aceita, é preciso:

· Pesquisar quais os animais típicos da região, coletando informações sobre suas características. Peça ajuda dos professores de Ciências e Geografia e/ou ao responsável pela biblioteca (se houver) de indicações de bibliografia sobre o assunto que seja adequada à faixa etária dos alunos.

· Antes dos alunos selecionarem as informações, é preciso definir um roteiro de pesquisa e orientá-los para que anotem as informações obtidas de forma clara e objetiva. Sua orientação, em todos os momentos, é imprescindível, trabalhando junto com eles e servindo de mediador em suas realizações.

· Em seguida, decida, junto com eles, quais dos animais pesquisados preenchem os requisitos necessários para ser candidatos, escolhendo três ou quatro.

· Agora, oriente-os para que escrevam textos que divulguem as informações sobre os candidatos escolhidos. Alerte-os de que os textos têm que ser persuasivos, com uma linguagem clara e objetiva, para que, ao mesmo tempo que informem os eleitores, possam convencê-los e seduzi-los a votarem nele. Essa atividade poderá ser feita em grupos, quando cada um ficará com um mascote para defender.

· Os textos produzidos deverão circular entre os grupos para correções, comentários e sugestões e, depois, ser reescritos. É necessário revisar esses primeiros textos coletivamente.

· Feito isso, os alunos vão preparar cartazes com os textos, as ilustrações/fotos do animal e o desenho estilizado representativo do mascote. Essa atividade pode ter a colaboração da área de artes.

· A partir da organização e exposição dos trabalhos, estabelece-se um prazo para que todos possam estar em condições de escolher conscientemente. Os alunos prepararão cédulas e urnas para a votação, e, no dia marcado, deve-se criar na escola um clima de eleição, ao fim do qual será feita a apuração para saber, finalmente, qual o mascote eleito.

cubos