Edição 67

Projeto Didático

Luiz Gonzaga, 100 anos: revivendo terra, cultura, gente

Colégio Dom Bosco Diocesano – Petrolina – PE

Apresentacoes Artistic_fmt

Apresentação

O Colégio Dom Bosco situa-se na região do semiárido nordestino, na cidade de Petrolina, Pernambuco. A cidade, de 294.081 habitantes, está localizada à margem esquerda do Rio São Francisco, destacando-se na agricultura irrigada e produzindo frutas para os mercados mundiais.

A nossa instituição educacional vem formando gerações há 86 anos. Como uma escola diocesana, o projeto político-pedagógico se fundamenta na formação de pessoas competentes, autônomas, construtivas, solidárias e que testemunhem amor a Deus e ao próximo.

A escola funciona pela manhã e à tarde, com alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, em duas sedes — matriz e extensão.

Justificativa

O Colégio Dom Bosco desenvolve projetos interdisciplinares e, no centenário de nascimento de Luiz Gonzaga, vivencia com seu corpo docente e discente o projeto Luiz Gonzaga, 100 Anos: Revivendo Terra, Cultura, Gente, numa valorização desse ícone da cultura sertaneja, destacando também outros expoentes da cultura e da arte pernambucana.

Objetivos gerais

Incentivar o corpo discente a ampliar conhecimentos sobre aspectos da cultura de Pernambuco, valorizando a sensibilidade e os aspectos do nordestino, do sertanejo.

Contribuir para o fortalecimento da experiência criativa dos estudantes por meio de práticas que trabalhem as linguagens artísticas e culturais.

Conteúdos abordados

Na Educação Infantil – Aspectos da vida de Luiz Gonzaga, encenação a partir de músicas selecionadas.

No Ensino Fundamental I – Vida e obra de Luiz Gonzaga, alimentação sertaneja; cordel a partir da obra do cantor, danças regionais e a religiosidade presente nas músicas de Luiz Gonzaga.

Ensino Fundamental II – Estudo de outros artistas regionais — Ana das Carrancas, Roque Santeiro, Artur Valdivino, Mestre Vitalino, Geraldo Azevedo, Targino Gondim, Maciel Melo, Dominguinhos — e dos santos cultuados em Pernambuco.

Ensino Médio – Estudos de nomes importantes para o Estado, como Cid Carvalho, Antônio de Santana Padilha, José Raulino, Celestino Gomes, Josué de Castro, Ariano Suassuna, Capiba, João Cabral de Melo Neto, Manoel Bandeira.

Apresentacoes Artisti_fmt1

Metodologia/Ações

Reuniões pedagógicas para a elaboração do projeto, acompanhamento das ações, avaliação do trabalho e integração das disciplinas.

Confecção de livros ilustrados com músicas de Luiz Gonzaga.

Criação de poemas.

Oficina de arte: confecção de sanfonas e de casa de reboco.

Mural fotográfico: cultura regional.

Danças regionais apresentadas no Show Cultural com músicas de Luiz Gonzaga.

Elaboração de cordel sobre a vida de Luiz Gonzaga, transformando-a em livros de cordel, distribuídos na Feira Interdisciplinar.

Criação de pinturas, colagem, vídeos sobre a vida de Luiz Gonzaga.

Visita à Oficina de Arte de Ana das Carrancas
e ao Artesanato Mestre Quinca.

Confecção de objetos de barro, elaboração de poesias e paródias.

Aula-passeio ao zoológico do 72º BIMtz.

Análise de letras de música.

Produção de mensagens sobre os homenageados e exposição destas em espaços da escola.

Confecção, com material reciclado, de maquetes retratando a música regional.

Criação de CDs e adesivos alusivos a Luiz Gonzaga, que serão distribuídos na Feira Interdisciplinar.

Tradução de músicas de Luiz Gonzaga para o espanhol.

Exposição de objetos do sertão, com apresentação de alunos sobre cada item.

Pesquisas sobre santos populares na Região Nordeste.

Confecção de banners sobre Luiz Gonzaga e outros artistas homenageados.

Confecção, pelos alunos, de uma casa de reboco, como é descrita na música de Luiz Gonzaga.

Entrevista com Ariano Suassuna por ocasião de sua visita à cidade de Petrolina para aula-espetáculo.

Oficina de arte com Roque Santeiro durante a Feira Interdisciplinar.

Apresentação de danças com músicas de Luiz Gonzaga.

Excursão a Exu (alunos dos 5os anos, do Ensino Fundamental I, e 9os anos, do Ensino Fundamental II) — visita ao Museu do Gonzagão e documentário fotográfico produzido pelos alunos.

Desenvolvimento do Projeto

Os alunos realizaram pesquisas, excursões, produções escritas e análise de letras de músicas de Luiz Gonzaga.

No dia 22/05, foi realizada a abertura oficial do Projeto Interdisciplinar, com a presença dos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, de convidados, historiadores, pessoas estudiosas da vida de Luiz Gonzaga e sanfoneiro. Alunos caracterizados de Luiz Gonzaga e de seu pai, Januário, apresentaram músicas e a dramatização Ave Maria Sertaneja. A música Asa Branca foi cantada por todas as crianças. A direção e a coordenação do CDB comentaram sobre o projeto e agradeceram pela participação de todos.

À noite, no Centro Cultural do Colégio Dom Bosco, dia 24/05, abertura pela direção da Escola, apresentações artísticas das crianças dos 2os aos 5os anos, com roupas típicas, e recitação da música Triste Partida por duas crianças.

Dia 26/05, estandes foram montados na escola: Museu do Sertão com objetos regionais — sanfona, roupas de couro e juninas, oratórios, ferros antigos, pilão e muitos outros objetos; casa de reboco com objetos regionais; outra casa de reboco, com degustação de comidas típicas. Nos estandes, grupos de alunos de todas as séries apresentaram seus trabalhos e suas pesquisas, com a presença de emissora de rádio com programa feito ao vivo, entrevistando a Direção, a Coordenação, os alunos, os professores e as famílias; presença de emissora de televisão, que registrou a feira e veiculou em programa de notícias; e distribuição de CDs de Luiz Gonzaga.

Avaliação

O processo avaliativo aconteceu por meio das apresentações e durante todo o trabalho de pesquisa e organização do Projeto, considerando o envolvimento dos alunos e as ações desenvolvidas.

Culminância em show artístico-cultural e Feira Interdisciplinar, realizados dentro da escola, com participação da comunidade.

Coordenação do projeto: Equipe pedagógica do Colégio Dom Bosco.

cubos