Edição 17

Projeto Didático

MATEMÁTICA Medalhas Olímpicas do Brasil

Objetivos

· Coletar.

· Organizar e classificar dados.

· Comparar quantidades.

· Construir gráficos.

Material Necessário

· Régua.

· Papel pardo.

· Papel quadriculado.

· Lápis grafite.

· Lápis de cor.

· Caneta hidrocor.

Desenvolvimento da Atividade

· Com a classe em duplas, leia e problematize a tabela Medalhas Olímpicas do Brasil (apresentada acima): como foi organizada essa tabela, em qual modalidade esportiva o Brasil conseguiu mais medalhas, em quais modalidades nunca obteve uma medalha de ouro, qual o maior número de medalhas de bronze que conseguiu, etc. Explique que a tabela serve para organizar informações para que possam ser lidas com rapidez e que a partir dela é possível construir um gráfico.

· Inicie pedindo a eles que tracem sobre o quadriculado uma linha horizontal (faça no quadro ou numa folha de papel pardo grande), abaixo da qual marcarão os esportes. Explique que, para cada esporte, devem marcar o total de medalhas obtidas em Olimpíadas. Mostre que é importante deixar a mesma distância entre os retângulos construídos. As linhas de baixo dos retângulos (bases) serão todas iguais, e a altura vai variar de acordo com o número de medalhas obtidas em cada modalidade.

· Para auxiliar os alunos, faça o gráfico também no quadro. Ao terminar, peça que dêem um título a ele e que escrevam, coletivamente, um texto que explique o que o gráfico mostra ou como foi construído. Aproveite as diversas oportunidades que surgirão nas Olimpíadas para fazer novos gráficos.

· É possível conversar com os professores de outras áreas para construir tabelas e gráficos a partir dos assuntos sobre Olimpíadas que eles estiverem estudando.

· Você poderá usar também a tabela dos números das Olimpíadas para realizar uma variação dessa atividade.

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