Edição 65

Projeto Didático

Meio Ambiente

Escola São José – Pesqueira – PE

Central-02_opt

Introdução

A Educação é um elemento fundamental para a transformação das pessoas e do mundo. É bom lembrar que não somos educados somente na escola: o ensino-aprendizagem começa ao nascermos e continua por toda a vida. Na convivência com as pessoas, vamos aprendendo e ensinando, de um jeito ou de outro. A escola não é o único espaço para a socialização dos conhecimentos, fazeres e saberes, entretanto é uma parte fundamental para a educação formal das pessoas. Esse espaço não pode se limitar à troca de saberes relacionada à leitura e à escrita. A Escola São José, fundada no ano 2000, fica localizada na cidade de Pesqueira – PE, a 214 km do Recife, capital pernambucana. Atende crianças do Maternal ao 5º ano do Ensino Fundamental e desde então direciona, no seu projeto político-pedagógico, uma atenção especial para a questão ambiental.

Objetivo geral

Devemos entender que o tema relacionado ao meio ambiente não se reduz apenas ao ambiente físico e biológico, mas abrange também as relações sociais, econômicas e culturais. Através dessa visão, a escola proporciona momentos de reflexão que induzem os alunos ao enriquecimento cultural, à qualidade de vida e à preocupação com o equilíbrio ambiental de forma lúdica e prazerosa. Esse tema faz parte do cotidiano da escola e está inserido em todas as atividades desenvolvidas, sejam elas: dança, teatro, interpretação de textos, desfiles, concursos, gincanas, feiras de ciência na escola e outras atividades que têm a culminância sempre com a prática. Todo início de ano, a partir do mês de abril, essas atividades são intensificadas em preparação do Dia do Meio Ambiente, em junho, e continuam até outubro, com a Semana Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia, da qual a escola participa com estande e apresentações teatrais. Temas interessantes foram abordados nessa semana nacional, em 2010: Ciência para o Desenvolvimento Sustentável; em 2011: Mudanças Climáticas, Desastres Naturais e Prevenção de Riscos.

Avaliação

Observamos que muitas pessoas estão se informando mais a respeito das questões ambientais, mas continuam com as mesmas práticas e valores que comprometem o ambiente. Por esse motivo, precisamos investir em nossas crianças para que elas comecem a reeducar os adultos. Os resultados são visíveis não só àqueles que visitam a escola, mas nos testemunhos das crianças que surgem espontaneamente durante as aulas.

Testemunhos das crianças

“Fomos para a cidade, minha mãe comeu um salgadinho e jogou o papel no chão. Eu peguei o papel, guardei no bolso e em casa coloquei no lixeiro. Falei pra minha mãe que o papel jogado na rua pode causar vários transtornos, inclusive, quando chover, pode entupir os canais onde a água vai passar” (Elen Catarina Pereira Mendonça, 8 anos, aluna do 4º ano).

“Sempre que vou à praia com meus pais, levo um saquinho para colocar o lixo e levar pra casa” (Maria Clara Farias dos Santos, 8 anos, aluna do 4º ano).

São esses pequenos gestos e atitudes que nos inspiram a continuar sonhando em Educar a Serviço da Vida e do Amor.

Considerações finais

Como meio de conscientização ambiental e cuidado, realizamos, no mês de novembro de 2011, um passeio com alunos participantes do projeto ao parque gráfico da Editora Construir, e lá os alunos tiveram uma aula de como cuidar e favorecer o meio ambiente através do cuidado com o livro didático. Eles foram recepcionados por uma autora de livros infantis, com a qual interagiram e cantaram.

No retorno à escola, fizeram avaliação e houve vários depoimentos: João Pedro, 10 anos, ficou encantado e disse: “Vou estudar bastante para ser como ela”. Todas as crianças ficaram impressionadas quando viram as máquinas e como são feitos os livros. A aluna Emyli Ayane, 10 anos, falou: “Como é difícil fazer um livro. Eu nunca vou deixar ninguém rasgar os meus livros, eu nunca vou esquecer esse passeio maravilhoso”. Ana Raquel, 10 anos, disse: “É tudo maravilhoso, nunca vou esquecer”.

cubos