Edição 09

Matérias Especiais

Mitos e preconceitos

O aumento da longevidade é uma vitória, mas depois de conquistada é cercada de dificuldades e desafios. As pessoas querem viver muito, não querem envelhecer e não desejam morrer. Por que essa resistência ao envelhecimento? Provavelmente porque esse tempo da vida está repleto de mitos e preconceitos.

Alguns mitos precisam ser desfeitos:

A inteligência diminui com a idade.
Não diminui: haja vista a produção intelectual, artística, empresarial, social e religiosa de pessoas acima de 60, 70, 80 anos ou mais.

Velhice é doença.
Inverdade: esquecemos que a doença atinge pessoas de todas as idades. Há idosos sadios física e mentalmente, ativos, participantes, que, embora com idade avançada, continuam produzindo econômica, social, cultural e filantropicamente.

O idoso não aprende.
Inverdade: as universidades da terceira idade estão aí para provar do que os alunos idosos são capazes. Eles aprendem o que querem aprender, o que lhes interessa.

O idoso está mais perto da morte.
Errado: na sociedade atual todos estamos próximos da morte, em razão
de doenças contagiosas, acidentes de trânsito, falta de segurança pública (guerra urbana), entre outros fatores.

O idoso perde a capacidade sexual.
Inverdade: o que ocorre é a redução da freqüência das relações sexuais, e, por falta de informações, algumas mulheres, após a menopausa, não querem mais ter relações sexuais porque acreditam ter perdido a capacidade reprodutiva.

Idoso não tem futuro.
Inverdade: tem que se preparar sim, porque ele tem futuro; não deve morrer socialmente, mas se preparar para viver a aposentadoria. Em razão do tempo livre que vai ter, deve fazer um projeto de vida para esse novo tempo social.

Idoso só deve conviver com idoso.
Errado: ele tem que conviver com outras faixas etárias, dar e receber experiências, afeto, emoções, num processo de relação com pessoas de outras gerações.

O aposentado é mantido pelo governo.
Inverdade: ele contribuiu durante trinta ou mais anos para a Previdência Social. Agora é a hora de obter retorno das contribuições feitas. Aposentadoria não é dádiva, é justiça.

 

Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB – Vida, dignidade e esperança. Fraternidade e pessoas idosas – Campanha da Fraternidade 2003 – Texto-base. Editora Salesiana – pág. 13 a 18.

cubos