Edição 07

Matérias Especiais

Nelson Mandela

Depois de ter passado 28 anos na prisão e de se tornar um dos presos políticos mais famoso do mundo, Nelson Mandela elegeu-se, em 1994, o primeiro presidente negro da África do Sul, o que representou o fim definitivo do regime do apartheid no país.

Nelson Rolihlahla Mandela nasceu em Umtata, Transkei, em 18 de julho de 1918. Filho de chefe da casa real do Transkei (tribo Tembu), estudou nas universidade de Fort Hare e Witwatersrand. Formou-se em letras e direito em 1942. Dois anos depois , ingressou no Congresso Nacional Africano e passou a combater a política racista do apartheid. Julgado por traição de 1956 a 1961, foi absolvido. No ano seguinte , contudo, voltou a ser preso e foi condenado a cinco anos de prisão.

Ainda no cárcere, Mandela foi acusado de subversão, com vários outros acusados, depois que a política encontrou no bairro de Rivonia, em Johannesburgo, grande quantidade de armas e equipamentos na sede da ala militar do Congresso Nacional Africano. Em junho de 1964, ele foi condenado à prisão perpétua. Em 1979 Mandela recebeu o Prêmio Jawaharlal Nehru epublicou I Am Prepared to Die (Estou disposto a morrer). Onze anos depois teve sua pena revogada como conseqüência do plano de abertura política do governo sul-africano, que, pressionado pela opinião pública internacional, aboliu oficialmente o apartheid. O movimento de democratização culminou com a eleição de Mandela para o presidência da África do Sul, em abril de 1994.

cubos