Edição 105

ESTIMULE O CÉREBRO DOS SEUS ALUNOS

O cérebro pode realizar várias tarefas simultaneamente

Gareth Moore

O cérebro consegue fazer um número impressionante de coisas ao mesmo tempo. Apesar de sua incrível habilidade para realizar várias tarefas simultaneamente, só somos capazes de pensar de maneira consciente em um assunto por vez.

Processo Inconsciente

Mesmo quando não estamos pensando de modo consciente, o cérebro desenvolve inúmeras operações simultaneamente. Isso ocorre de forma automática — o que é sorte nossa, caso contrário nos esqueceríamos de respirar! Nascemos com várias capacidades de processamento — como os circuitos designados a interpretar a informação visual de linhas e formas —, enquanto outras são aprendidas enquanto crescemos.

Muitos dos circuitos estão dispostos em camadas que se sobrepõem — por exemplo, podemos identificar certas formas, como os traços faciais de uma pessoa, e depois processá-las em nomes e lembranças que reconhecemos, isso tudo sem fazer nenhum esforço consciente.

Pensamentos conscientes

Diferentes grupos de neurônios aprendem habilidades diversas. Como resultado, podemos lidar de modo consciente com vários estímulos ao mesmo tempo — desde que sejam totalmente diferentes entre si, como imagens visuais e som. Quando tentamos processar dois estímulos parecidos — por exemplo, quando procuramos escutar duas conversas ao mesmo tempo —, perdemos a linha de pensamento. Isso ajuda a explicar por que algumas pessoas gostam de ouvir música enquanto leem ou escrevem, mas se distraem se tentarem ler a letra da música ao mesmo tempo. Tornamo-nos rapidamente condicionados a ignorar a música de fundo — como se desligássemos — desde que ela esteja em um volume razoável e constante.

Pense Direito

Em uma tarefa ou desafio mental, quanto mais focado e concentrado você estiver, mais apto estará a usar a máxima capacidade do cérebro.

• Escolha um ambiente organizado, tranquilo e que ofereça o mínimo de distrações possível. Feche a porta, tire o telefone do gancho e não acesse os e-mails.

• Comprometa-se mentalmente a cumprir uma tarefa ou sessão em determinado tempo e prometa a si mesmo não se distrair durante esse período.

• Reserve um tempo para planejar o que vai fazer, assim poderá se concentrar nas partes mais importantes da tarefa, trabalhará mais depressa e cometerá menos erros.

• Procure se concentrar em uma tarefa por vez. Administrar duas ao mesmo tempo pode sobrecarregar sua memória de trabalho e fazê-lo executar mal as duas.

• Se precisar interromper uma tarefa para se concentrar em outra, procure fazer a troca de maneira clara, assim os pensamentos da tarefa anterior não interromperão a execução da nova atividade. Faça uma breve “limpeza cerebral” ao anotar os pensamentos em um papel, observando com cuidado aquilo em que estava trabalhando.

• Estabeleça objetivos atingíveis, assim poderá fixar horários e recompensar-se. Lembre-se de incluir intervalos e estipule prazos, se isso o ajudar a se concentrar.

MOORE, Garreth. Aumente o Desempenho do Seu Cérebro: Maneiras de Exercitar e Fortalecer a Mente (tradução Mariana Varella). São Paulo: Publifolha, 2010. Série Pensamento Eficaz.

Jogo

Pedro e Helena

Desenhe o contorno do menino e da menina sem tirar o lápis do papel ou passar por qualquer parte do contorno mais de uma vez.

7

 

Jogo

Os Dígitos de Origami

A partir de dez tiras coloridas de um lado e brancas do outro, crie dez dígitos de origami usando uma tira por dígito.

Além disso, complete a tarefa fazendo o menor número de dobras por vez.

A frente dos dígitos deve estar colorida, mas a parte de trás pode estar de qualquer maneira, contanto que o dígito fique plano. Dobre sempre uma única camada de papel por vez; depois de cada dobra, a forma intermediária também deve ficar plana. O mínimo de dobras necessário para criar cada dígito é mostrado nas figuras abaixo. Você pode marcar as tiras antes de fazer a dobra final, se achar necessário. Além disso, as tiras podem ser de qualquer tamanho, mas tente usar a menor que puder para formar cada dígito.

8910

Jogo

O Cachorro

Mova dois palitos de fósforo para fazer o cachorro olhar em outra direção. Você consegue encontrar duas repostas?

11

Jogo

Do Lado de Fora dos Quadrados

Duas moedas estão dentro de dois quadrados. Mova dois palitos de fósforo para formar os mesmos dois quadrados, mas agora com as moedas do lado de fora. Você não pode mover as moedas ou sobrepor os palitos.12

Jogo

Palavras e Cores

Encontre um círculo cuja palavra nele escrita corresponda à sua cor.

13

cubos