Edição 52

Notícias

O futebol no Brasil

Faça uma boa pesquisa, várias entrevistas e tente cruzar os detalhes e fragmentos colhidos sobre a história do futebol no Brasil. Haverá várias informações desencontradas e que, como em todas as mitologias, podem ser verdades absolutas ou delírios sem confirmação.

Algumas das especulações sobre os primeiros donos da bola no País foram:

• Os portugueses que colonizaram o Brasil já jogavam uma espécie de futebol com bola de pano. Índios não participavam. A introdução desse esporte teria acontecido no século XVIII.
• Outra versão, esta mais plausível, cogita que marinheiros europeus, comandados por ingleses e franceses, teriam jogado as primeiras peladas na América do Sul em 1863. Ninguém viu, não há registros.
• Essa mesma classe de peladeiros, os marinheiros, teria desembarcado do navio Crinea, da Inglaterra, e disputado um “rachão” nos arredores da residência da Princesa Isabel, no bairro das Laranjeiras.
• Em Itu, no interior de São Paulo, um padre teria ensinado o futebol a seus alunos. Isso teria acontecido entre 1872 e 1873.
• Há também a lenda de Mr. Hugh, responsável pela estrada de ferro São Paulo Railway, em Jundiaí. É o caso do patrão ensinando o futebol a seus funcionários.
A versão mais aceitável, nem por isso confirmada oficialmente, é a da pelada para a Princesa Isabel ver. Mas, no Brasil, ficou decretado e documentado que Charles Miller, filho de pai inglês e mãe brasileira, nascido no bairro do Brás, em São Paulo, é o cara.

E o cara ainda era menino quando, com apenas 9 anos, foi estudar na Europa. Na Inglaterra, é claro. Em Southampton, mais precisamente. Na Bannister Court School, descobriu e se apaixonou pelo futebol. Viajou em busca de livros e conhecimento. Voltou para casa com duas bolas na bagagem, ambas da marca Shoot. Nipper, apelido que Charles ganhou entre os britânicos, trouxe também um livro de regras básicas.

O retorno ao Brasil aconteceu no dia 18 de fevereiro de 1894.
Fazia um calor senegalês em São Paulo. Charles Miller foi à luta, precisava arrumar parceiros para seguir com o seu maior desejo, que era apresentar o futebol aos brasileiros.
Menos de um ano depois, no dia 14 de abril de 1895, ele conseguiu.
Podemos dizer que arrumou um amistoso: o time da São Paulo Railway, composto de funcionários da estrada
de ferro e Charles, um atacante, contra o da Companhia de Gás. Ganhou, evidentemente, o time do dono da bola: 4 x 2.
Não há registros de súmula. Mas foi ali, num campinho improvisado na região da Várzea do Carmo, que a bola rolou, oficialmente, em terras brasileiras. Charles Miller conseguira.
E, graças a ele, nascia a maior paixão popular do País.

O primeiro time do Brasil

O primeiro time de futebol a ser criado no Brasil vem dos pampas. O Sport Club Rio Grande foi fundado no dia 19 de julho de 1900, por iniciativa do alemão Johannes Christian Moritz Minnemann. Ele reuniu um grupo de amigos, anunciou a novidade e, empolgado, importou material esportivo da Inglaterra. O Ponte Preta veio logo depois, no dia 11 de agosto. O Vitória, da Bahia, nasceu no dia 13 de maio de 1899, mas a bola só começou a rolar em 1904. O Flamengo fez 100 anos em 1995 — surgiu em 15 de novembro de 1895 —, mas também só entrou para o futebol anos depois, mais precisamente em 1911. Em resumo: o Rio Grande abriu as
portas para os clubes brasileiros. Por causa disso, é chamado de Vovô, e a data de sua fundação, 19 de julho, se tornou o Dia Nacional do Futebol.

Football is life

A influência dos “colonizadores” britânicos no futebol brasileiro fez com que, nos primeiros anos, os termos em inglês fossem usados em demasia, principalmente pela imprensa. Nos jornais e nas revistas, futebol era football; time virava team; gol era goal; clube mudava para club; jogo se tornava
match. And more and more…

Isso é Charles Miller

o_futebol2Nome: Charles William Miller
Data de nascimento: 24/11/1874
Data de falecimento: 30/06/1953
Local de nascimento: São Paulo (SP)
Clube: São Paulo Athletic Club (1902 a 1910)
Títulos: Tricampeão Paulista (1902 a 1904)

Mr. Miller, pai de Charles, trabalhava na estrada de ferro São Paulo Railway. Ele e representantes de cerca de 3 mil famílias inglesas que vieram para o Brasil na segunda metade do século XIX. Ao voltar de Southampton, o garoto decidiu apresentar a novidade ao pai e aos seus companheiros de trabalho.

Nada de Doutor Sócrates

Teria sido Charles Miller o primeiro boleiro a usar o calcanhar na condução da bola e a inventar o drible do elástico, o mesmo usado anos depois por Roberto Rivellino. Também seria de sua autoria uma jogada clássica com o calcanhar que, em sua homenagem, passaria a ser chamada de Charles. Eis, a seguir, um trecho do artigo escrito pela revista inglesa Four Four Two sobre Charles Miller após o Brasil conquistar a Copa do Mundo de 2002 e, de quebra, eliminar a Inglaterra:

Se Charles Miller tivesse optado por permanecer em Southampton e não voltar ao Brasil, talvez o esporte nacional dos brasileiros fosse o basquete, o tênis ou o polo aquático. E talvez os 11 jogadores que entraram em campo para disputar a final da Copa contra a Alemanha fossem ingleses…

Charles Miller era um polivalente. Foi atacante do São Paulo Athletic Club, o primeiro time poderoso e vencedor do futebol brasileiro. Foi tricampeão paulista (1902 a 1904). Charles parou de jogar em 1910, quando tinha 36 anos. Tornou-se árbitro. E, depois, cartola do São Paulo Athletic Club. Morreu
em 1953, com 79 anos, sem ter visto o futebol brasileiro ganhar uma Copa do Mundo.

POLI, Gustavo; CARMONA, Lédio. Almanaque do Futebol SporTV. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2009.

cubos