Edição 68

Projeto Didático

O mangue e sua biodiversidade: por que preservar?

Colégio Multivisão – Jaboatão dos Guararapes–PE

DSC03942_fmt

Justificativa

Diante da grande problemática em relação à sustentabilidade, o Colégio Multivisão, em seu projeto institucional, teve como tema SOS Florestas: Sustentabilidade para o Século XXI. O trabalho tem como propostas desenvolver projetos que estimulem os estudantes a refletirem sobre a preservação do meio ambiente e as atividades sustentáveis que ajudam a preservar o planeta.

Pensando na preservação das florestas, resolvemos desenvolver o nosso projeto destacando as matas ciliares, especificamente o mangue. O mangue é um ecossistema que se desenvolve nas regiões tropicais, no encontro da água doce e salgada, formando, dessa forma, a água salobra. Os manguezais são formados por três tipos de árvores — são eles: o mangue-vermelho, o mangue-branco e o mangue-preto —, podendo dessa forma serem considerados uma floresta.

Nela encontraremos animais que servem de alimento e sustento para muitas pessoas, e a preservação da sua fauna e flora é de grande importância para a sustentabilidade dessa floresta e dos indivíduos que necessitam dela.

Nessa perspectiva, nossa proposta buscou a conscientização dos estudantes para a importância dessa vegetação e da sua preservação, visualizando os problemas que podem acontecer sem o manejo sustentável nessas áreas e como isso pode afetar o bem-estar do planeta.

Objetivos

Objetivo Geral

Fazer com que os alunos conheçam a importância do mangue para a preservação do meio ambiente identificando que esse ecossistema está repleto de vidas que precisam de proteção e cuidado.

Objetivos Específicos

Refletir sobre a preservação dos manguezais e como eles podem interferir na vida das pessoas.

Identificar os tipos de mangue.

Realizar diversas atividades que abordam a preservação e sustentabilidade do mangue.

Identificar os animais que precisam desse ecossistema para viver.

Conscientizar os estudantes em relação a atividades de manejo sustentável que possibilitem a preservação dessa floresta.

Construir, junto aos estudantes, o poder de argumentação, para eles serem multiplicadores de informação.

Metodologia

O desenvolvimento deste projeto surgiu da preocupação da preservação das florestas, fazendo com que os estudantes sejam multiplicadores de informação e principalmente possam contribuir com atitudes ecológicas corretas e voltadas para a sustentabilidade.

Nossa proposta de trabalho buscou intensificar junto aos estudantes a reflexão sobre a preservação do mangue e de todo seu ecossistema. Para a produção das nossas atividades, utilizamos recursos diversificados, buscando sempre, como ponto de partida, identificar os conhecimentos prévios dos nossos estudantes sobre o tema abordado para depois agregar novas informações e aguçar suas curiosidades.

Além de fazer com que nossos estudantes sejam multiplicadores de informação, estamos formando pessoas críticas e mais autônomas diante da preservação e do cuidado com o meio ambiente.

DSC03929_fmt

Atividades

• Verificação dos conhecimentos prévios: Iniciamos nosso projeto realizando uma roda de conversa sobre o mangue e fazendo um levantamento dos conhecimentos prévios dos estudantes sobre o tema abordado.

• O que é o mangue: Após a verificação dos conhecimentos prévios dos estudantes sobre o tema abordado, conhecemos como é formado o mangue e sua vegetação.

• Os animais que vivem nos manguezais: Nesse momento, identificamos os animais que vivem nos mangues e como é desenvolvido esse ecossistema.

• Assistir a filmes sobre a temática apresentada (1ª parte): Assistimos a filmes de curta duração em que conhecemos o ecossistema dos manguezais e observamos os animais que vivem nesse ambiente e como as pessoas utilizam o mangue para sua sobrevivência.

• As consequências da falta de preservação: Nesse momento, realizamos uma reflexão sobre a verdadeira situação dos mangues brasileiros e sobre como está sendo realizada a sua depredação/conservação a partir da visualização de imagens. Depois realizamos uma produção com o tema A Preservação do Mangue, em que os estudantes representaram com desenho o ecossistema estudado.

• Assistir a filmes sobre a temática apresentada (2ª parte): Assistimos a filmes de curta duração em que visualizamos o ser humano realizando a destruição dos manguezais e realizamos um contraponto com filmes que mostram a sua preservação.

• Elaboração de um livro: Elaboramos um livro mostrando as reflexões realizadas em sala na construção de textos coletivos e desenhos individuais para representar as produções escritas.

• Multiplicadores de informações: Nessa atividade, visitamos as salas de aula da Educação Infantil para socializar com as turmas como devemos preservar os manguezais, mostrando ações que irão beneficiar toda a população.

• Trabalho com livros e histórias relacionadas: Fizemos uma releitura a partir de desenho do paradidático Mangue, Doce Mangue.

• Produção artística: Elaboramos uma produção artística com o tema Salve o Mangue utilizando tela para pintura.

• Produção artística: Construímos um caranguejo utilizando, como recurso material, a garrafa PET.

• Aula em campo: Realizamos uma aula no Espaço Ciência para conhecer um manguezal e expandir nossos conhecimentos.

• Construção da maquete: Construímos uma maquete mostrando o ecossistema dos manguezais a partir do estudo realizado na aula.

• Apresentação do projeto no VI Ecama: Apresentação do projeto para a comunidade escolar e os demais visitantes.

Culminância

O projeto foi apresentado no VI Encontro de Cultura, Artes e Meio Ambiente, em que expusemos para toda a comunidade escolar o tema desenvolvido pela turma. A apresentação foi realizada a partir de um jogo de perguntas e respostas, de forma que os visitantes pudessem também participar da apresentação.

Coordenadora do projeto: Nadja dos Santos Lima

Referências
BAGNO, Marcos. Pesquisa na Escola: o que É/Como se
Faz. 23ª ed. São Paulo: Loyola, 2009.
CORDEIRO, Sidney Araújo. Florestas Brasileiras e
Mudanças Climáticas. Revista Científica Eletrônica de
Engenharia Florestal. Edição número 11 – fevereiro
de 2008.
SANTOS, Janaína. Manguezais. www.moisesneto.
com.br.
SANTOS, Ana Lúcia Hilário dos. O Ecossistema
Manguezal Potencializando Competências e Habilidades
na Educação Infantil: da Proposta à Prática.
RODRIGUES, Sérgio de Almeida. O Manguezal e sua
Fauna. Instituto de Biociências da Universidade de São
Paulo-USP. Associação

cubos