Edição 97

Como mãe, como educadora, como cidadã

O papagaio Josué

Quando geramos sentimentos de gratidão em nossos pensamentos, ativamos o sistema de recompensa do cérebro, que é responsável pela sensação de bem-estar e prazer do nosso corpo.

Sharon Feder, coach de saúde e bem-estar da Carevolution

Estou voltando a falar sobre gratidão por acreditar que ela tem importante papel no equilíbrio e na coesão social por estimular comportamentos sociais positivos, como ajudar aquele que encara alguns problemas ou dar suporte emocional a outras pessoas… Para tanto, vou iniciar contando uma bela história, a do papagaio Josué.

Numa cidade, havia um papagaio que foi ensinado pelo padre a rezar o Pai-nosso, a Ave-maria e o Glória ao Pai. Bastava o padre iniciar a oração que o papagaio Josué logo continuava. Um dia, uma senhora que morava em frente à casa paroquial foi falar com o padre, pedindo que ele ficasse com sua maritaca, que se chamava Graça, nome dado por sua empregada Graça, pois teria de morar em um apartamento por motivo de doença e não poderia levá-la. Já tinha dado seu cachorro, seu gato e seus peixinhos. Faria muito gosto que a sua maritaca ficasse com o padre, já que ele tinha um papagaio que rezava, e que ela gostava muito de ouvi-lo. O padre disse: “Já que meu papagaio fica muito tempo sozinho, receberei sua maritaca”.

Um dia, o bispo foi fazer uma visita pastoral na igreja e resolveu conhecer o papagaio Josué, já que todos comentavam sobre sua fama de religioso. O padre acompanhou o bispo até o quintal onde ficava o papagaio, mas Josué estava tão encantado com Graça que passava o tempo inteiro se exibindo para ela, não dando a mínima para as visitas. O padre até que tentou fazer com que o papagaio falasse suas orações — sem sucesso. O bispo observava atentamente o chamego do papagaio com a maritaca Graça. Nada de o papagaio falar…

O padre, sem palavras, disse: “Excelência, o papagaio Josué rezava tudo, mas desde o dia que recebeu a Graça, nunca mais rezou”.

37_papagaio

Tem gente que é igual ao papagaio Josué: reza muito, mas no dia que recebe a graça…

Não sejamos como o papagaio Josué. Precisamos agradecer, já que todos os dias recebemos milhares de graças. Marcia Luz, em um dos seus cursos, apresentou uma pequena amostra de 101 maneiras de agradecer (disponível em: marcialuz.com/gratidao), mas nós sabemos que existem muito mais.

Concluo dizendo a você, educador e educadora:

Agradecer pode mudar a sua vida.
Eu acredito. E você?

cubos