Edição 95

Projeto Didático

O pequeno empreendedor

Educandário Arco-Íris – Lagarto/SE

13

Introdução

O Educandário Arco-íris tem como missão educar para a vida. E o ato de educar deve ser de forma contextualizada, apresentando os conteúdos de maneira significativa. Por isso, os projetos didáticos são essenciais, pois eles dão esse formato ao ato de aprender.

O mundo de hoje precisa de pessoas criativas, inovadoras, capazes de tomar decisões e ter iniciativa e ousadia para enfrentar os desafios propostos. Para tanto, incluímos em nosso currículo o tema empreendedorismo, a fim de desenvolver desde cedo tais habilidades.

Firmamos uma parceria com o Sistema de Ensino Sucesso, utilizando o livro Oficina de Negócios – Empreendedorismo para Crianças como base para os nossos trabalhos.

Para desenvolver essas habilidades, foi planejado, com os alunos do 1º ao 5º ano e a turma do 9º ano, o projeto O Pequeno Empreendedor. Cada turma trabalhou na produção de um produto a ser comercializado.

14

1º ano
Produção de brigadeiros

15

2º ano
Produção de pulseiras

16

3º ano
Produção de sacolés

17

4º ano
Produção de brinquedos com garrafas PET

18

5º ano
Produção de lanches naturais

19

Além dessas turmas citadas, o 9º ano fez um trabalho maravilhoso vendendo e rifando produtos para arrecadar fundos para a formatura da classe.

O projeto teve duração de dois meses, tendo como culminância O Show das Aprendizagens, quando foi realizada a 1ª Feira do Pequeno Empreendedor e o concurso de redação com o tema O pequeno empreendedor.

Objetivo Geral

Orientar as crianças sobre noções de negócios e organização e como cuidar das finanças.

Justificativa

Sabendo que a escola do século XXI deve romper com o paradigma de ser apenas um espaço de transmissão de informação descontextualizada cujos alunos apenas decoram conteúdos para se saírem bem em provas, o Educandário Arco-Íris procura desenvolver, junto aos alunos, através dos projetos didáticos, a autonomia, a criatividade, a inovação, a ética e o trabalho em equipe, a fim de transformá-los em cidadãos comprometidos com a vida, possibilitando oportunidades de desenvolver seus talentos e a capacidade inovadora na construção criativa. Isso é empreender!

Metodologia

O tema proposto foi apresentado, ativando os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema empreendedorismo. Em seguida, eles foram esclarecidos que iriam desenvolver atividades relacionadas ao tema durante os próximos dois meses.

O livro com o tema proposto foi mostrado e foram explicadas as atividades a serem desenvolvidas. Durante os dois meses, os professores trabalharam leitura, produções de diferentes gêneros textuais e diversas artes. O livro deu a oportunidade aos docentes para trabalharem de forma interdisciplinar.

Na terceira etapa, os alunos foram para a prática. Cada turma deveria confeccionar produtos para serem vendidos na feira.

Na culminância, foi realizada a 1ª Feira do Pequeno Empreendedor, cujas melhores redações foram premiadas.

Equipe gestora:

Alexandra Santos Pacheco;
Gilvanea de Jesus Rodrigues;
Ana Paula dos Santos.

 

cubos