Edição 68

Mensagem Profética

O que você está fazendo com o seu tempo?

Soeli de Oliveira

Mopic_shutterstock_1130_fmt

Tempo é um dos fatores mais fundamentais da vida humana. Com frequência, a diferença entre o indivíduo bem-sucedido e o fracassado na vida tem a ver com o uso do tempo. O tempo é tão importante que as pessoas o vendem. É escasso e por isso tem a ver com disciplina e prioridade. Já as prioridades têm a ver com os valores pessoais e são determinadas pelo grau de importância que damos às coisas.

Muitos dirigem a vida como se estivessem dirigindo um veículo e olhando mais para o espelho retrovisor do que para a frente. É por isso que o passado prejudica tantas pessoas, pois se sentem injustiçadas por coisas que lhes ocorreram, preferem remoer mágoas, não liberam o perdão. Desperdiçam a vida presente e comprometem o futuro, culpando e odiando os seus pais, seus irmãos, seus professores, seu cônjuge, seus chefes, pessoas que consciente ou inconscientemente as prejudicaram segundo o seu ponto de vista. Toda vez que se lembram novamente do fato, sofrem como se a situação tivesse acontecido aqui e agora, mesmo tendo se passado há muitos anos.

Perdoar é uma atitude inteligente, é ter controle emocional e demonstrar uma grande visão da vida, uma vez que o ódio envenena quem o possui, compromete a saúde, os relacionamentos e o futuro. A solução é passar a borracha ou simplesmente deletar o passado, pois o que vale é “tocar a bola para frente”. Liberar o perdão é sabedoria, pois, quando se libera o perdão, o “caixa emocional” é zerado.

O tempo que passou não volta mais. Apegar-se ao passado tem o poder de neutralizar o presente e estragar o futuro. Os sonhos são mais poderosos que as marcas na vida passada. Nenhum acontecimento do passado poderá deter quem tem sonhos.

O tempo não é igual. Antigamente se contavam as distâncias; hoje, com a evolução dos meios de comunicação e dos transportes, conta-se o tempo. O tempo passa rápido, a vida é feita de momentos. O futuro a Deus pertence, não queiramos antecipá-lo, pois se torna uma insuportável e doentia ansiedade. A única maneira de assegurar o futuro é viver correta e intensamente o momento presente.

O tempo precisa ser bem administrado para ser produtivo. Ganhar tempo tem a ver com o estilo de vida, com a estrutura fisiológica de cada um; por isso, procure se conhecer. Algumas pessoas são mais produtivas pela manhã; e outras, pela tarde ou à noite. Para quem é solteiro e ganha casa, comida e roupa lavada dos seus pais, o conselho é que coloque a cara nos estudos para ser alguém na vida antes que ache que é tarde ou está velho demais.

Tempo também tem a ver com equilíbrio. Tem gente que pensa que todo fim de semana é feriado, e não faz nada de útil. Outros acham que são máquinas e querem trabalhar, trabalhar e trabalhar! Nunca param para descansar, até o dia em que, contra a vontade, com a saúde exaurida, terão que tirar férias num spa cinco-estrelas, chamado UTI, de algum hospital, com direito a tubos de oxigênio para respirar e sonda na boca para se alimentar.

O que você está fazendo com o seu tempo?

Soeli de Oliveira é consultora e palestrante das áreas de marketing, varejo, atendimento e motivação do Instituto Tecnológico de Negócios.
Endereço eletrônico: soeli@sinos.net.

cubos