Edição 24

Espaço pedagógico

Olinda e suas mulheres, caminhando pela PAZ

santagertrudes_tapioqueira santagertrudes_juiza

I – INTRODUÇÃO

O exercício da cidadania constitui preocupação da escola que tem em sua filosofia a formação humana e cristã, aproveitando as oportunidades vividas pelos alunos na realidade do seu dia-a-dia.

A criança e o jovem precisam exercitar a cidadania no presente e no contexto em que se situam, para não terem dificuldade de exercê-la no futuro, respeitando as diferenças individuais, aprendendo com as diversidades culturais, constituindo um projeto de vida baseado na solidariedade cristã, buscando a paz para todos.

Com essa finalidade educativa, a Academia Santa Gertrudes, atrelando o Dia Internacional da Mulher ao aniversário da cidade de Olinda, vivenciou o projeto pedagógico interdisciplinar Olinda e suas mulheres, caminhando pela PAZ, tendo como objetivos:
Resgatar a história de mulheres com destaque na sociedade olindense, enfatizando sua força através do trabalho.
Selecionar profissões nas mais diversas áreas, valorizando sua contribuição para o crescimento social e cultural da cidade.

II – JUSTIFICATIVA

Uma das grandes preocupações de pais e educadores tem sido o crescente índice de violência contra mulheres e o preconceito contra o trabalho feminino. Desse modo, a escola e a família têm papel fundamental na busca pela paz, reconhecendo a importância do trabalho e da participação da mulher na formação de uma sociedade mais humana, principalmente neste ano em que a Igreja enfatiza a nossa atenção para a solidariedade e a paz.

III – DESENVOLVIMENTO

O trabalho foi realizado no mês de fevereiro e início de março, envolvendo toda a comunidade escolar através de estudos, pesquisas, entrevistas, visitas e estudos de campo.

Os temas trabalhados foram distribuídos em equipes, por séries e por graus de ensino, contemplando todos, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

EDUCAÇÃO INFANTIL

Através de discussões com os alunos, o trabalho foi distribuído entre as séries:
O Maternal e o Infantil I trabalharam o artesanato em barro. Uma artesã visitou a escola, apresentando seu trabalho para as crianças, que puderam manusear o barro e pintar um vaso.

O Infantil II trabalhou a literatura infantil, recebendo a visita da escritora Lenice Gomes, que contou histórias a partir do livro Rá, ré, ri, ro, rua!

O Infantil III trabalhou a obra da artista plástica Guita Charifker, através da visita ao seu ateliê para conhecer as telas da artista. Na sala de aula, as crianças produziram suas próprias telas.

A Alfabetização trabalhou a comida típica do Alto da Sé — a tapioca — e conheceu o trabalho da tapioqueira Tânia, anotando a receita e acompanhando-a na produção do referido alimento.

ENSINO FUNDAMENTAL I (1ª a 4ª séries)

1ª série - Os alunos visitaram várias casas de artesanato, puderam entrevistar as artesãs e se informar sobre a importância do trabalho, da distribuição e da valorização profissional.

2ª série - Os alunos visitaram o comércio: padarias e mercadinhos.

Viram todo o processo de fabricação do pão. Cada um fez um pãozinho. No final, provaram o seu próprio alimento. Puderam, ainda, entrevistar as profissionais do mercado e tiveram uma aula sobre como fazer feira, verificar a validade dos produtos e observar e comparar preços.

3ª série - Os alunos das 3as séries visitaram as igrejas de Olinda, obtendo informações sobre história, e entrevistaram várias mulheres que trabalham nas igrejas.

Visitaram a Biblioteca do Estado, onde fizeram entrevistas e conheceram toda a sua história, assistiram a filmes e leram livros.

4ª série - Os alunos das 4as séries fizeram uma excursão à Prefeitura de Olinda, onde tiveram a oportunidade de visitar a exposição sobre os índios. Visitaram também o Mercado da Ribeira e fizeram entrevistas com as mulheres que trabalham no local.

ENSINO FUNDAMENTAL II (5ª a 8ª séries)

Os alunos da 5ª série pesquisaram a história e a geografia de Olinda: pontos turísticos e históricos, relevo, vegetação, clima e urbanização. Realizaram excursão, tiraram fotos e entrevistaram a guia mirim.

Os alunos da 6ª série pesquisaram as igrejas — com sua arquitetura, história e localização —, tiraram fotografias, fizeram desenhos e, nessa trajetória, estudaram ângulos, retas, arcos e perspectivas. Foram feitas visitas, entrevistas e fotografias e produziram-se obras de arte em cerâmica.

Os alunos da 7ª série pesquisaram o bloco carnavalesco Flor da Lira: história, fantasias, instrumentos musicais, temas de carnavais, assim como os bonecos gigantes de Olinda: Mulher do Dia e Menina da Tarde. Foram entrevistados os componentes e o diretor do bloco, com registro feito pelos alunos.

Foi trabalhado também o sincretismo religioso, com pesquisa, visitas e fotos de freiras, ministras, catequistas, benzedeiras e mães-de-santo.

Os alunos da 8ª série pesquisaram o tema Política. Visitaram o Fórum de Olinda, entrevistaram as juízas e a promotora. Na Prefeitura, visitaram a prefeita de Olinda; na Câmara dos Vereadores, uma vereadora suplente; uma deputada estadual; uma líder comunitária; e a delegada.

santagertrudes_talhadora

ENSINO MÉDIO

Os alunos do 1º ano pesquisaram alguns profissionais — tais como enfermeiras, parteiras, guias mirins, desportistas, educadoras, lavadeiras e costureiras —, bem como as mudanças do papel da mulher na sociedade. A atividade foi feita através de pesquisa de campo nos locais, visitas e entrevistas, registrando toda a experiência com relatórios e fotografias, confecção de fitas de vídeo, cartazes, painéis, etc.

Os alunos do 2º ano realizaram trabalhos de pesquisa na área das profissões (artistas, radialistas, repórteres, poetisas, cantoras, compositoras e escritoras).

IV – CULMINÂNCIA

Na semana de 07 a 10 de março, houve exposição dos trabalhos, palestras e depoimentos dos profissionais.

Na sexta-feira 11 de março, realizamos a culminância do projeto com uma Caminhada pela PAZ, saindo do Colégio às 8h e percorrendo as ruas de Olinda, com a participação de toda a comunidade da escola e representantes da sociedade olindense, tendo como propósito a conscientização de todos para a valorização da mulher e a contribuição de cada um em prol da paz mundial.

V – AVALIAÇÃO

Foi um trabalho bastante proveitoso, envolvendo o social, o cultural e o educacional, contribuindo para o exercício da cidadania com uma atividade extraclasse que valorizou o conhecimento vindo de pessoas que, no anonimato do dia-a-dia de seu trabalho, sentiram-se prestigiadas por estarem contribuindo com informações sobre suas experiências profis-sionais de vida para jovens estudantes, que, aliás, corresponderam reciprocamente com entusiasmo, interesse e curiosidade pelos novos ensinamentos adquiridos.

A Academia Santa Gertrudes agradeceu a toda a comunidade escolar pelo envolvimento no trabalho; aos nossos colaboradores, que contribuíram para a realização do projeto; e aos nossos patrocinadores, pelo êxito da Caminhada pela PAZ.

cubos