Edição 08

Matérias Especiais

Onze passos que vão ajudá-la a enfrentar os momentos de mudanças.

1 – ANDE RÁPIDO – O bom soldado é aquele que, durante a guerra, corre entre as trincheiras e não o que se abaixa no meio do caminho e se transforma num alvo fácil. Movimente-se, participe das discussões, apresente idéias e soluções.

2 – PROCURE SE INFORMAR – É através da busca incessante às informações que você, professora, faz relações entre os conceitos fundamentais para a educação, tornando-os significativos em seu desempenho profissional.

3 – MELHORE O TRABALHO QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO – Procure compreender e utilizar os recursos didáticos, fazendo a parceria entre teoria e prática.

4 – NÃO CRIE OBSTÁCULOS – Acredite no seu trabalho! Você é a pessoa mais indicada para mostrar aos alunos que aprender é uma conquista que exige uma ação própria.

5 – NÃO SE INTIMIDE COM OS ERROS – Diante do “erro” é preciso ter um pensamento estratégico, ou seja, ser capaz de dirigir e regular a situação de forma que venha a encontrar o acerto.

6 – TENHA PACIÊNCIA – Sabemos que as práticas educativas exigem muita responsabilidade. Essa função, bem como o cotidiano das tarefas docentes, criam contextos que geralmente sobrecarregam o professor. Por isso é importante manter a calma e aprender a manejar esses momentos de maneira coerente.

7 – FALE A VERDADE – Mostre sempre aos seus alunos que você está preparado para ajudá-los. Caso você ainda não disponha de dados necessários aos conteúdos propostos, envolva seus alunos no interesse pelo trabalho, esforço, participação em busca da verdade.

8 – CONHEÇA A TURMA – Reúna o maior número possível de informações sobre seus novos alunos.

9 – PRATIQUE ALGUM TIPO DE ESPORTE – A atividade física reduzirá o estresse e o ajudará a se manter saudável e mais disposto.

10 – REAVALIE SUAS COMPETÊNCIAS E ATUALIZE-SE – Procure fazer cursos que a ajudarão a atender as suas novas necessidades, de seus alunos e da escola.

11 – VOCÊ NÃO É OBRIGADA A ACEITAR A MUDANÇA QUE A ESCOLA ESTÁ IMPONDO A TODOS – Caso esteja realmente insatisfeita e não concordar com o que está sendo proposto, talvez seja mesmo hora de sair.

cubos