Edição 06

Dicas de leitura

Outros livros de interesse

OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vigotsky: aprendizagem e desenvolvimento – um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1993, 11 p. (Pensamento e ação no Magistério).
Apresenta o pensamento de Vigotsky relacionado à psicologia e ao processo de aprendizagem. Realiza um enfoque histórico do desenvolvimento de suas teorias, além de apresentar os desdobramentos destas efetuados por outros pesquisadores.

RIBEIRO, Vera Masagão. Alfabetismo e atitudes. São Paulo: Ação Educativa; Campinas: Papirus, 1999, 255 p.
A autora abandona o enfoque do analfabetismo de jovens e adultos para precisar o conceito de alfabetismo, delineando quais as habilidades de leitura que possibilitariam ao indivíduo viver e se comunicar nas sociedades atuais, que se utilizam majoritariamente da escrita. A reflexão é apoiada por dados de pesquisa amostral quantitativa e qualitativa realizada na região metropolitana de São Paulo.

FUCK, Irene Terezinha. Alfabetismo de adultos: relato de uma experiência construtivista. Petrópolis: Vozes, 1993, 102 p.
Entre os livros sobre práticas de alfabetização inspiradas nos trabalhos de Emília Ferreiro, este é um dos poucos em que se relata uma experiência com adultos, resultante da aplicação das propostas didáticas do GEEMPA. A autora relata em detalhes o processo pelo qual alfabetizou 15 adultos em apenas três meses, sem nenhuma evasão, descrevendo a constituição da turma, os momentos iniciais do trabalho, as estratégias que utilizou para superar as inseguranças daqueles que retornavam à escola com a auto-conceito negativo e concepções de escola cristalizadas a partir do modelo de ensino tradicional. A autora dá ênfase à necessidade de fazer um diagnóstico inicial das produções dos alunos, de modo a adequar sua intervenção às necessidades de cada um. Apresenta um elenco de atividades didáticas e uma grande diversidade de tarefas de casa, que podem ser úteis como sugestões práticas para o trabalho em cada sala de aula.

 

cubos