Edição 49

Projeto Didático

Páginas Seguintes…

paginasseguintes2

Alunos participantes do projeto

Projeto idealizado pelo professor Antonio Almeida e executado, no segundo semestre de 2008 e no primeiro semestre de 2009, por alunos da Escola Americana do Recife (EAR), durante as aulas de produção de texto em Língua Portuguesa.

Apresentação

A leitura ainda é um recurso importantíssimo para a aquisição de conhecimento. Na escola, em várias aulas, os alunos entram em contato com os mais diversos tipos de texto e de projetos relacionados à escrita ou à fala.

A Escola Americana do Recife está em Pernambuco há mais de 50 anos e tem um corpo docente formado por professores, em sua maioria, bilíngues. Nossos alunos recebem uma educação voltada para o mundo, ou seja, a pedagogia da EAR não forma alunos para um determinado mercado universitário, e sim para qualquer universidade em todo o planeta Terra. Nela, encontramos alunos oriundos de vários países e que, juntos aos alunos brasileiros, compõem uma beleza cultural riquíssima. As disciplinas são lecionadas em inglês; apenas Língua Portuguesa, Geografia e História do Brasil são ensinadas em português. Os alunos ainda têm a oportunidade de frequentar as disciplinas de Francês e de Espanhol.

Nas aulas de Língua Portuguesa, os alunos do Middle School (do 7º ao 9º ano) têm projetos e oficinas semanais e mensais, dentre eles o Notícias da Semana, um trabalho de pesquisa,leitura e divulgação de notícias recentes ocorridas em todo o mundo, apresentado oralmente. Já no projeto Círculo Literário, os alunos recebem uma indicação de um paradidático e, após 20 a 25 dias, há a conclusão/apresentação do livro por meio de diversas formas.

Pensando assim, foi estabelecido o projeto Páginas Seguintes…, em que cada aluno, a partir de uma temática própria e diversificada, pôde escrever um romance em aproximadamente oito meses. Em todas as aulas, os alunos recebiam uma folha de rascunho. O professor fazia uma primeira correção, e, a seguir, eles recebiam a folha oficial para passar o texto a limpo. Cada página era enumerada e arquivada em pastas individuais. É importante salientar que houve uma conversa, no primeiro momento entre professor e alunos, sobre a escolha dos temas e o respeito ao possível leitor com o uso de palavras e/ou expressões adequadas ao universo escolar e infantojuvenil.

Como o próprio nome já diz, o projeto foi acontecendo paulatinamente, e, a cada semana, o professor introduzia algo novo aos textos dos alunos, tais como: pesquisar um elemento importante para a história mundial/nacional no período em que se encontra cada narrativa; pesquisar um compositor ou cantor brasileiro e usar sua imagem, biografia e suas letras de música no livro; pesquisar um filme que deveria ser apresentado no decorrer da história; além de poemas e outros elementos importantes para a pesquisa escolar e que pudessem, de alguma forma, enriquecer ainda mais o conteúdo do livro em confecção.

Dessa forma, os alunos foram tomando gosto pelo projeto e, faltando três meses para a culminância, eles apresentaram a capa e as ilustrações, bem como fizeram as últimas correções, e o material foi entregue em CD para o professor levar a uma gráfica, onde, junto com a diretora de Estudos Brasileiros da Escola Americana do Recife, Glória Souza, puderam participar da fabricação de cada livro. É importante salientar que a apresentação dos alunos-escritores foi feita pelos pais.

A culminância se deu no dia 07 de junho de 2009, no auditório da Livraria Cultura do Recife, com a presença de George Takacs, superintendente; Charles Hodges, coordenador pedagógico; Glória Souza, diretora de Estudos Brasileiros; além de familiares, amigos e de toda a comunidade educativa da EAR.

Agradecimentos

A Deus, pelo dom de nossa vida e pela realização de um evento tão gratificante para todos nós; ao superintendente; ao coordenador pedagógico; à diretora de Estudos Brasileiros; à Gráfica Nacional; à Livraria Cultura do Recife; aos pais; aos nossos alunos; e a todos que, direta ou indiretamente, nos ajudaram para o acontecimento desse evento.

Justificativa

Ao ler, todas as pessoas sentem vontade de expressar o que aprenderam, de forma oral ou escrita. Pensando assim, a proposta lançada em sala de aula acendeu, em cada aluno, a vontade de mostrar a seus possíveis leitores o que cada um pensa sobre o mundo e sobre determinados temas.

Com o projeto Páginas Seguintes…, os alunos puderam desenvolver diversas formas de ver os fatos, apresentados pela fala dos personagens e pela solução de problemas que foram surgindo ao longo da narrativa.

A produção de texto, associada à correção e à organização de um livro, traz para o aluno, além de todos os elementos importantes à sua formação escolar, aspectos importantíssimos para sua formação humana e, principalmente, profissional.

Por isso, o projeto Páginas Seguintes… tem uma roupagem jovial e apresenta o rosto do próprio aluno, que se lança no mercado da escrita.

Objetivos

1. Geral

Formar escritores/leitores com capacidade para analisar o mundo por meio dos elementos presenteados pela ficção, existentes nas obras de literatura e apresentados em personagens criados pelos alunos numa narrativa que contém problema-solução.

2. Específicos

• Estimular ainda mais a escrita e a leitura nos alunos.
• Desenvolver a criatividade por meio da criação de narrativa fictícia.
• Mostrar aos alunos formas de lidar com fracassos e com sucessos por meio da vivência de cada personagem.
• Levar os alunos a pesquisarem sobre diversos temas relacionados à história da humanidade.
• Conscientizar os alunos da importância da música, da poesia e de todas as artes.
• Desenvolver nos alunos habilidades relacionadas ao desenho e à criação da arte gráfica para fazer a capa e as ilustrações dos livros.

Execução das atividades

• Apresentação do projeto aos alunos em sala de aula.
• Criação do nome da obra e de uma sinopse.
• Escrita semanal do romance.
• Pesquisa sobre temas a serem abordados de diversas formas na narrativa.
• Correções semanais, trimestrais e uma correção no final do projeto.
• Criação da capa e das ilustrações dos livros.
• Reunião com os pais sobre a culminância do projeto, a confecção do livro, o coquetel e a entrega das produções.
• Confecção do livro na gráfica.
• Noite de autógrafos.

paginasseguintes3

Alunos participantes do projeto

Avaliações

1. Geral

Investigar o interesse dos alunos em relação à produção textual, ou seja, na confecção de um livro de ficção, utilizando elementos do cotidiano mundial e elementos ligados às artes, por meio da elaboração semanal de páginas e suas devidas correções gramaticais e ideológicas.

2. Específica

Culminância: 07 de junho de 2009, no auditório da Livraria Cultura, Recife-PE.

Às 18h, teve início a noite de autógrafos, com a presença dos autores, de suas respectivas famílias e de toda a comunidade educativa da Escola Americana do Recife. Um momento muito importante para se apresentar os livros criados, ilustrados e revisados pelos próprios alunos.

Os pais ficaram muito felizes em serem fotografados ao lado de seus filhos, que autografaram os livros no final desse evento, e, depois, todos comemoraram com um coquetel ofertado pela Escola a todos os presentes, no hall da livraria.

Foi realmente um momento grandioso, pois o aluno apresentou a si mesmo a capacidade que tem de lidar com a criação de narrativas fictícias e com a organização de ideologias que se fundem no universo do romance.

É importante salientar que, nesse evento, o professor Antonio Almeida entregou uma lista com mais de quinze editoras nacionais para os pais enviarem os livros dos seus filhos, pois, como há a questão dos direitos autorais, é sempre bom ter um responsável por isso. Nessa noite, os alunos venderam os livros apenas aos parentes e amigos.

Nome dos autores e seus respectivos livros:

1. Andreza Faustino – O Segredo dos Guimarães
2. Eduardo Latache – O Mistério do Menino do Banheiro Masculino
3. Eduardo Renda – Jogada de Risco
4. Fernando Baptista – 13ª Porta
5. Jean Victor – A História e Trajetória de Zé Pretinho
6. José Aldana – À Procura dos Sonhos
7. José Mariano – Peter
8. Juliana Salerno – Coisas Estranhas Podem Acontecer
9. Luiz Fernando – Cuide Bem do Seu Animal
10. Maria Clara Costa – As Cartas de Ana
11. Matheus Florêncio – Star Wars, o Início
12. Paulo Filho – Recomeçar a Vida
13. Thiago Souto – O Agente do Ano/O Psicopata
14. Thomas Schwartz – O Cavaleiro do Século
15. Victor Lindoso – A Cidade Perdida dos Relógios de Ouro

cubos