Edição 94
Projeto Didático
Paixão de Ler
Colégio Elo – Recife/PE
O hábito de ler é fundamental para a formação do aluno. A leitura de histórias faz parte da nossa cultura, pois aprendemos desde cedo a contá-las e ouvi-las. É importantíssima para ampliar conhecimentos e capacidades criativas, além de desenvolver o potencial crítico-reflexivo para questionar, duvidar, expor opiniões com segurança, interpretar o mundo. Através da leitura, as pessoas sonham fatos e voam por mundos diferentes, enriquecendo a imaginação e o crescimento intelectual.
Lamentável que parte dos brasileiros não tem acesso à prática da leitura. O Brasil é um país de poucos leitores, pois, de acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) e pelo Instituto Pró-Livro, 45% dos brasileiros não leem nenhum livro, pois não têm interesse ou têm dificuldade para ler.
O Colégio Elo trabalha há 40 anos no Recife e nasceu do desejo de promover uma educação de qualidade e excelência, formar cidadãos construtores de um mundo novo e melhor, homens transformadores com autonomia, domínio de saberes, capacidade interpessoal, valores amplos.
Sendo assim, os alunos recebem uma educação preparada para o futuro, por isso o colégio considera importante proporcionar às crianças a familiaridade com a leitura e livros de diferentes histórias e textos. E nessa prática a escola e os professores são os principais agentes para construir o hábito de ouvir, ler, contar e sentir prazer nas situações que envolvem essas leituras.
“O importante é motivar a criança para a leitura, para a aventura de ler”, já disse o escritor Ziraldo. Pensando nessa temática, o Colégio Elo implantou um projeto de leitura envolvendo as crianças chamado Paixão de Ler, que abrange os anos iniciais do Ensino Fundamental.
Justificativa
O ato de ler é uma necessidade diária que proporciona ao aluno voltar-se para o conhecimento.
Ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descobertas e de compreensão do mundo.
Abramovich
Para formar cidadãos leitores, participativos no meio em que vivem, é necessário inserir no cotidiano dos alunos, desde cedo, a leitura de histórias e contos, envolver a criança no mágico mundo da leitura, que certamente despertará a imaginação, a criatividade, os sonhos e as fantasias, componentes necessários para o desenvolvimento e a formação do homem de amanhã.
Como o próprio nome diz, no projeto Paixão de Ler os alunos despertam para o prazer e a paixão pela leitura. Com esse projeto, as crianças aprendem também os cuidados que devem ter com os livros, criando uma relação pessoal com eles e construindo uma autonomia como leitor.
O importante é motivar a criança para a leitura, para a aventura de ler
Ziraldo
Desenvolvimento
O projeto Paixão de Ler foi implantado com o propósito de estimular a leitura e a escrita, pois sabemos que as atividades de leitura são fundamentais para dar origem a uma relação pessoal com os livros, manuseando as obras, encantando-se com as ilustrações e, consequentemente, começando a descobrir o mundo das histórias.
Partindo desse propósito, o projeto é efetivado da seguinte forma:
No início do ano letivo, o aluno se inscreve no projeto com 4 livros de histórias infantis. Detalhe: não se especificam os títulos, mas deixa-se que o aluno os escolham, uma vez que o intuito é ter uma variedade deles.
Portanto, numa sala com 25 alunos, haverá 100 livros com títulos diferentes. Diariamente, acontece o Momento Paixão de Ler por aproximadamente 20 minutos. Nesse tempo, o aluno lê um livro da sua escolha por dias até terminá-lo. Após concluir a leitura, faz interpretações, tira conclusões e registra no Portfólio, material construído pela própria escola contendo uma atividade solicitada, diferenciada, para cada livro lido; também registra o título do livro, autor, ilustrador. No próximo dia, escolhe outro livro e assim por diante. No final de semana, leva um livro para ler em casa, compartilhando com a família. Ao final do ano letivo, praticamente os alunos leem todos ou grande parte dos livros.
Na conclusão do projeto, há uma encenação apresentada pelos alunos, em um teatro da cidade, com o livro escolhido como o preferido da turma e adaptado pela professora responsável pela sala.
Passos do projeto:
• Elaboração de plano de ação contendo horário e atividades a serem realizadas pelos alunos.
• Elaboração do Portfólio.
• Inscrição no projeto.
• Apresentação do projeto aos alunos.
• Apresentação do Portfólio.
• Leitura das histórias, desafiando o aluno a pensar sobre o que leu.
• Interpretação das diferentes histórias.
• Dramatização do livro.
Objetivo geral
Despertar no aluno o hábito da leitura e escrita, formando leitores e escritores capazes de elaborar o pensamento crítico em relação às histórias.
Objetivos específicos:
• Estimular o gosto pela leitura.
• Sentir prazer nos momentos da leitura.
• Trabalhar a interpretação das histórias lidas.
• Propiciar a emancipação do saber e da criatividade.
• Responder as atividades sobre o livro de modo eficiente e produtivo.
• Incentivar o aluno a utilizar melhor as regras ortográficas da Língua Portuguesa.
• Ampliar o vocabulário.
• Permitir a construção de um ponto de vista com visão de mundo.
• Reconhecer a importância da leitura na vida das pessoas.
• Expor ideias com clareza de pensamento.
• Demonstrar interesse e entusiasmo pelas leituras.
Avaliação
A avaliação é contínua. Do primeiro ao último livro lido, tudo é registrado no Portfólio. A professora observa as novas habilidades e competências adquiridas pelo aluno e pela turma em geral: se foram capazes de ler, entender, produzir novos textos, narrar fatos, etc.
Conclusão
Na era digital e da globalização, em que a tecnologia absorve as crianças com uma variedade de estímulos e informações nos computadores, tablets e celulares, este projeto comprova que é possível atrair as crianças para o gosto de ler livros infantis, tornando a leitura uma verdadeira Paixão de Ler, e ainda são verificados os seguintes resultados:
• Emancipação do saber.
• Aumento de concentração na leitura.
• Ampliação do repertório literário.
• Socialização através do compartilhamento de conhecimentos.
• Envolvimento da turma.
• Engajamento na realização das atividades do Portfólio.
• Empolgação no Momento Paixão de Ler.
Isso demonstra que os objetivos do projeto Paixão de Ler foram alcançados de forma satisfatória e impulsiona cada vez mais toda a equipe a acreditar na Educação como fonte transformadora de um futuro melhor.