Edição 73

Projeto Didático

Paz e bem!

Colégio da Imaculada Conceição – Recife/PE

projeto3O ano de 2013 constituiu-se num marco importante na vida das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Bom Conselho. Dois acontecimentos significativos aconteceram:

Comemoração dos 160 anos de fundação da Congregação.

Comemoração dos 75 anos do Colégio da Imaculada Conceição (localizado no Barro/Recife).

Há 160 anos, o Frei Caetano de Messina, missionário capuchinho, vindo da Itália, pisava em solo nordestino, empreendendo uma série de missões no Recife e nos sertões pernambucanos.

Ao chegar em Papacaça, sentiu que lá estava o reino da violência, da desonestidade, da infância abandonada e da prostituição.

Os homens não conheciam outras armas, a não ser as armas do ódio, da vingança e do derramamento de sangue. A partir de então, a meta de suas missões foi transformar Papacaça em Bom Conselho. Fazer a justiça e a paz se darem as mãos se tornou o seu grande sonho. Sua utopia…

Mesmo exercendo o seu ministério num dos períodos mais turbulentos da história da Igreja no Brasil, Frei Caetano de Messina preocupou-se com todas as necessidades básicas, as mais urgentes, do homem daquela região. E foi nesse contexto de miséria que defendeu a educação orientada nos princípios cristãos como base para uma sociedade mais humana.

Foi assim que surgiu a Casa Mãe, o Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho, que deu origem ao nome da cidade, e depois vários outros colégios e fraternidades foram fundados não só em Pernambuco, mas no Rio Grande do Norte, em Sergipe, no Rio de Janeiro, no Maranhão, em Goiás e na Bahia.

No longínquo 8 de setembro de 1938, foi inaugurado um simples e acanhado educandário, cuja clientela, que cursava o primário, era, a princípio, unicamente feminina.

Foi assim que o Imaculada começou.

Hoje, com uma estrutura física adequada e capacitados profissionais, que desenvolvem um trabalho pedagógico voltado para as exigências do mundo atual, tornou-se referência em nosso cenário educacional.

As velhas árvores de copas frondosas, que, no silêncio, eram cúmplices de brincadeiras e confidências dos antigos alunos, cederam lugar ao Ginásio de Esportes, a piscinas e parques infantis.

As irmãs, que se vestiam com hábitos escuros — o que lhes dava um ar de severidade, embora meigas e carinhosas no dia a dia escolar —, hoje utilizam vestimentas comuns, o que as aproxima ainda mais do alunado.

São exemplos de transformações que aconteceram ao longo dos tempos.

Várias diretoras passaram pelo Imaculada ao longo desses 75 anos, imprimindo, cada uma delas, um caráter pessoal à sua gestão.

Se frequentar o colégio que se gosta já é bom em um turno, imagine permanecer nele o dia inteiro!

É pensando na alegria, satisfação e segurança do aluno e na necessidade da família que o Imaculada promove o tempo integral. Além da formação de hábitos, como: banho, refeição balanceada e repouso, várias modalidades esportivas são praticadas, da ginástica rítmica ao balé. Conheça nosso colégio para que sinta a paz e o bem que defendemos e seja você também participante dessa história.

Atualmente, a diretora é a Irmã Lucineide de Brito Freitas, e a superiora-geral da Congregação é a Irmã Maria Cristiana Oliveira Rocha.

Vários eventos marcaram este ano tão significativo para todos nós que fazemos parte da família Imaculada.

Projeto Paz e Bem!

Tudo teve início com Vida e Obra de Frei Caetano de Messina, apresentado em dois grandes momentos pelos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano): o literário e o artístico com exposições e musical. Na verdade, tudo se converteu num grande festival.

Foi pensando em homenagear, da melhor forma, as mães que o Imaculada, nos seus 75 anos educando para a paz e o bem, concretizou um projeto de uma semana com atividades, o que sensibilizou aquela a quem amamos tanto: nossa mãe. Do café da manhã ao chá da tarde, passando do embelezamento ao momento de louvor, chegamos ao ápice com a celebração eucarística. Todos os gostos foram privilegiados.

Dando continuidade às comemorações, aconteceu, no dia 17 de maio, com o envolvimento de alunos do 6º ao 3º ano do Ensino Médio, a abertura dos Jogos Internos, desenvolvendo o tema Repense, Recrie e Recicle em parceria com a Campanha Salve Sertão. O que deu um cunho social ao evento.

A Festa Junina não poderia ficar omissa aos problemas do sertão. O aspecto cultural reverenciou toda essa gente sofrida por conta da seca apresentando ritmos e folguedos do interior. A antiga Papacaça foi homenageada em pleno ginásio do Imaculada.

Atento aos apelos da Campanha da Fraternidade 2013, que evidenciou a juventude, o Imaculada entrou no ritmo celebrativo da Jornada Mundial da Juventude, promovendo o Dia da Juventude Franciscana, desenvolvendo o lema Jovens de Fé. Desse encontro, participaram alunos a partir do 9º ano, representando todas as escolas da Congregação. O objetivo foi promover, entre eles, a possibilidade de conhecer e se reconhecer como uma juventude atuante e cheia de vida, pautada nos valores cristãos.

Amizades foram iniciadas, e o intercâmbio entre alunos de todos os colégios da Congregação, sobretudo pelas redes sociais, teve um grande incentivo.

O Dia dos Pais foi comemorado de uma forma bastante descontraída, havendo participação significativa de toda a família.

Duas noites foram contempladas com torneio de vôlei, natação, futsal e jogos de salão. No sábado, houve uma manhã celebrativa, com palestras, aeróbica e missa. Tudo terminou num grande almoço.

Lógico que o ex-aluno, ou melhor, o eterno aluno, não poderia ficar de fora diante de tantas comemorações. No dia 12 de setembro, houve uma celebração eucarística que congregou alunos, pais, professores, funcionários e ex-alunos. No final, congratulações regadas com doces e salgados num clima de muita alegria e festa.

Para selar o aniversário dos 75 anos do Imaculada junto à comunidade onde está inserido, no bairro do Barro, houve a grande Caminhada pela Paz na Construção do Bem. Tudo ao som de muita música, aeróbica e frutas tropicais.

O ciclo das comemorações chegou ao seu final, muito de propósito, a 4 de outubro, Dia de São Francisco de Assis, patrono da Congregação.

Afinal, ninguém melhor do que ele para abençoar essa Casa de Educação que defende a vida e a natureza como obra-prima do Criador.

A prova maior de que o Imaculada ultrapassa o sinal dos tempos é o ensino de qualidade aliado a uma vivência de espiritualidade, que o torna diferente. Com carisma próprio.

Aconteceu, às 17h, uma missa solene ao som de teclado e violino, com a participação dos professores, dos funcionários administrativos e do corpo técnico, além de famílias ligadas ao Colégio.

No final, um delicioso jantar foi oferecido, convertendo a festa tão esperada num momento de descontração e alegria.

Vários alunos, hoje profissionais de sucesso que atuam em diferentes segmentos da sociedade, por aqui passaram, e a prova de que as marcas deixadas foram significativas é o alto índice de filhos de ex-alunos que fazem parte do nosso corpo discente.

Hoje, temos um ambiente escolar agradável, acolhedor e incluso, onde quem entra sente a paz e o bem pairando no ar, apesar do barulho das crianças e da alegria dos jovens.

cubos