Edição 47

Matérias Especiais

Pedagogia Logosófica

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No mundo atual, dominado pela máquina e pela posse dos bens materiais, a humanidade tem perdido o que lhe é mais sagrado, ou seja, o cultivo dos sentimentos de elevada hierarquia — como o afeto, o respeito, a lealdade, a amizade, a gratidão —, que propiciam ao homem conquistar a verdadeira felicidade.

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Tal realidade tem influenciado, de forma bem marcante, a educação na infância, na adolescência e na juventude. Os educadores, preocupados com o preparo para a vida nessa sociedade materialista e para a disputa pelos lugares privilegiados, têm enfatizado o acúmulo de conhecimentos científicos, tecnológicos, relegando a segundo plano o trabalho com os conhecimentos relacionados à essência do homem, aquilo que lhe confere a hierarquia de ser superior às demais espécies que povoam a Terra.

Uma nova pedagogia surge, nesse contexto, para suprir as necessidades humanas: a Pedagogia Logosófica, baseada na ciência criada pelo pensador e humanista Carlos Bernardo Gonzáles Pecotche.

Essa pedagogia vem sendo aplicada nos educandários logosóficos do Brasil e do exterior por mais de quarenta anos, com resultados surpreendentes nos educandos.

Nos diversos cursos ministrados pelos colégios logosóficos, as crianças e os adolescentes recebem uma educação baseada no afeto e no respeito, partindo dos conhecimentos apresentados pela Logosofia sobre a sua natureza biopsicoespiritual.

Tendo como objetivo a formação intelectual, moral, psicológica e espiritual do aluno, os docentes procuram acercar- lhe de elementos que propiciam o desenvolvimento harmônico das faculdades de sua inteligência — como as de pensar, observar, refletir, raciocinar e outras — e dos pensamentos, como entidades reveladas pela Logosofia, que supõem ter vida própria e ser responsáveis por todo comportamento humano.

As crianças e os adolescentes aprendem os verdadeiros conceitos que vão formando o seu ser moral, psicológico e espiritual, como os conceitos de Deus, homem, vida, evolução e outros, por meio de atividades vividas em classe e em contato com a própria natureza.

Dessa forma, além de desenvolver as atividades pedagógicas próprias dos conteúdos curriculares, os colégios que se baseiam na Pedagogia Logosófica atendem ao desenvolvimento da realidade interna do educando, propiciando-lhe um verdadeiro preparo para a vida, para uma vida mais humana, reconquistando os grandes valores que pareciam perdidos no mundo atual.

Todo esse trabalho conta com o exemplo do docente, que, como cultor da ciência logosófica, apresenta em sua própria vida a garantia dos conhecimentos morais transmitidos aos seus alunos. Os pais têm, por sua vez, uma participação especial nessa docência, através de reuniões, de atividades pedagógicas ou defensivas, em que se unem aos professores para oferecer aos seus filhos momentos de intensa alegria e felicidade.

Tudo, nesse processo de ensino, é realizado de forma a levar a criança a aprender pensando, conscientemente, com muita alegria, disposição e entusiasmo, partindo do conceito preconizado por Pecotche: “A Pedagogia Logosófica é a pedagogia do bem-pensar, é a pedagogia da felicidade, porque, ao mesmo tempo que ensina, faz feliz”.

Marise Alencar é coordenadora pedagógica do Colégio Logosófico González Pecotche.

Fonte: Almanaque Querer Saber. Colégio Logosófico González Pecotche. Nov. 2008.

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