Edição 26

Matérias Especiais

Pensamentos… que nos fazem refletir sobre a Educação

“Nenhum país obteve sucesso sem educar o seu povo; a educação é essencial para manter o crescimento e para reduzir a pobreza.”
James D. Wolfensohn, presidente do Banco Mundial

pagina60

“Quer dizer que o que eu aprendi fora da escola não vale nada para a escola? Se eu fizer uma pergunta a um professor, e ele não souber a resposta, eu posso lhe dar uma nota? Há boletins em que os alunos dão notas para os professores? O que é que os professores fazem com as notas?…”
Rubem Alves, escritor

“Para cuidar é preciso antes de tudo estar comprometido com o outro, com sua singularidade, ser solidário com suas necessidades, confiando em suas capacidades. Disso depende a construção de um vínculo entre quem cuida e quem é cuidado.”
Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil; vol. 1 p. 75, MEC, 1998

pagina61

“Toda educação humana deve preparar cada um a viver para os outros.”
August Comte, filósofo francês

“Morre-se mais de ignorância do que de fome.”
Luís Milanesi, professor da ECA/USP

pagina61_02

“Os alunos são como a pedra na qual o escultor talha as figuras que deseja. É o escultor que produz algo belo a partir de um pedaço de pedra bruta. Os pais e os professores são os escultores que têm de modelar a forma e a figura dos estudantes pelos quais são responsáveis. Se os pais e educadores dão bom exemplo, os alunos se desenvolvem automaticamente como modelos de excelência.”
Sathya Sai Baba, importante liderança espiritual viva da Índia

“As aprendizagens dos alunos serão significativas à medida que conseguirem estabelecer relações substanciais e não-arbitrárias entre os conteúdos escolares e os conhecimentos previamente construídos por eles, num processo de articulação de novos significados.”
PCNs, v. 2, p. 52

“Para o professor, a escola não é apenas lugar de reprodução de relações de trabalho alienadas e alienantes. É, também, lugar de possibilidades de construção de relações de autonomia, de viação e recriação de seu próprio trabalho, de reconhecimento de si, que possibilita redefinir sua relação com a instituição, com o Estado, com os alunos, suas famílias e comunidades.”
PCNs, v. 8, p. 53

“A transdisciplinariedade transforma a arrogância do saber na humildade da busca. Eis o ponto.”
Ubiratan D’Ambrósio, professor do Instituto de Matemática da Unicamp

“Um educador é um fundador de mundos, mediador de esperanças, pastor de projetos. Não sei como preparar um educador. Talvez isso não seja nem necessário nem possível… É necessário acordá-lo. E aí aprenderemos que educadores não se extinguiram como tropeiros e caixeiros. Porque, talvez, nem tropeiros nem caixeiros tenham desaparecido, mas permaneçam nas memórias de um passado que está mais próximo do nosso futuro que o ontem. Basta que os chamemos do seu sono, por um ato de amor e coragem. E, talvez, acordados, repetirão o milagre da instauração de novos mundos.”
Rubens Alves, escritor

cubos