Edição 58

Projeto Didático

Pensar e agir por um mangue melhor Conhecer para preservar

Realizado com os alunos do 4º ano do Colégio Madre de Deus – Recife – PE
Mônica Leal da Silva Santos

Apresentação

A realização desse projeto enriqueceu significativamente todos os envolvidos, desde a família até a escola e a comunidade escolar em geral. Através dele, foi possível aprender que o manguezal é um importante ecossistema.

Na nossa região, a quantidade de manguezais garante o sustento de muitas famílias. É muito importante para a economia de Pernambuco.

A extração do caranguejo constitui uma atividade fundamental para muitas famílias, porém, para continuar garantindo a subsistência, é preciso que o ser humano aprenda a lidar com esse ecossistema, e isso só será possível através de estudos, pesquisas e levantamento de dados sobre a sua flora e fauna.

Objetivo geral

O objetivo geral desse projeto foi proporcionar às crianças momentos de estudos quanto à situação de nossos manguezais e seus problemas e pensar em soluções para a preservação desse ecossistema.

Objetivos específicos

Compreender a importância de preservar os manguezais.
Reconhecer o bioma manguezal como um ecossistema muito presente em nosso país e em nossa cidade.
Identificar os problemas existentes nas áreas de manguezais.
Entender que ele é fundamental para a sustentabilidade das comunidades ribeirinhas.
Diferenciar os componentes do mangue e reconhecer as suas relações.
Aprender a localizar a faixa do manguezal no mapa do Brasil.
Reconhecer a diferença entre mangue e manguezal.
Identificar Chico Science como precursor do movimento que deu ao manguezal sua devida importância, colaborando para sua preservação.

Atividades didáticas

Passeios ao Espaço Ciência e à Lagoa do Araçá (área do manguezal).
Confecção de panfletos, fôlderes e cartazes conscientizando os colegas e a comunidade escolar para a preservação do ambiente estudado.
Fotografar áreas de manguezal na cidade do Recife.
Exposição de fotos em murais.
Elaboração, em dupla, de poesias sobre o bioma manguezal.
Confecção de um livro de tecido com poesias e ilustrações da turma.
Entrevista com os pais de Chico Science.
Recital (apresentação no Boa-Tarde).
Apresentação da música Manguezal Brasileiro no Boa-Tarde.
Relação e conhecimento dos tipos humanos que sobrevivem do manguezal.
Participação na Semana Nacional do Meio Ambiente, realizada na Lagoa do Araçá, com o tema Lagoa do Araçá: Nosso Maior Patrimônio, promovido pelo Movimento Lagoa Viva.

Justificativa

A realização dessa pesquisa justifica-se pelo fato de o manguezal fazer parte do nosso país e de estar presente em nossa cidade.

No Brasil, os manguezais são protegidos por legislação federal devido à importância que representam para o ambiente marinho. São fundamentais para a procriação e o crescimento dos filhotes de vários animais, para a rota migratória de aves e também para a alimentação de peixes. Além disso, colaboram para o enriquecimento das águas marinhas com nutrientes e matéria orgânica e são fundamentais para a sustentabilidade das comunidades ribeirinhas.

Pensando nesses fatores, veio a necessidade de promover o conhecimento sobre esse bioma para despertar nas pessoas que tiverem acesso a ele a consciência da necessidade de agir em prol da conservação e da preservação dos manguezais — importante patrimônio natural de todos nós.

Conteúdos curriculares

Geografia – Aspectos físicos e humanos, extrativismo animal, reprodução, hábitat, localização, vegetação, ecossistema, estuário.
Português – Produção de diversos tipos de texto.
Ciências – Ecossistema, flora e fauna.
Matemática – Problemas.

Metodologia

Inicialmente, problematizamos e lançamos para as crianças perguntas investigadoras para resgatar o conhecimento prévio sobre o assunto a ser estudado. As perguntas que foram feitas aos alunos:

1ª Você já ouviu falar no termo manguezal?
2ª O que significa o termo manguezal para você?
3ª Os manguezais devem ser preservados?
4ª Você conhece a fauna e a flora desse bioma?

Depois dos questionamentos feitos, tivemos uma conversa formal sobre o tema a ser estudado. Em seguida, realizamos a leitura do livro Mangue Doce Mangue, da autora Elisângela Cabral, e pintamos telas fazendo a releitura das cenas do livro lido.

Foram realizadas saídas pedagógicas para estudos e investigações do manguezal no Espaço Ciência e na Lagoa do Araçá. Depois, escrevemos um diário de bordo dos locais visitados e confeccionamos um mural com fotos tiradas pelos alunos.

Recebemos representantes da ONG Mangue Ferido em palestra que abordou as condições dos manguezais da nossa cidade. Após a palestra, fizemos um grande debate para resgatar o que foi acrescentado ao nosso conhecimento.

Para finalizar, fizemos uma amostra do nosso projeto no Horto Dois Irmãos, onde aconteceu a Feira de Conhecimentos do colégio.

Esse trabalho nos colocou à frente da seguinte realidade: o homem tem uma relação de interdependência com o meio ambiente e, por isso, deve considerar a influência de suas ações na natureza e preocupar-se com o desenvolvimento que atenda às necessidades dos cidadãos presentes sem comprometer a possibilidade de os cidadãos futuros não terem atendidas as suas.

Referências bibliográficas

DIAS, Genebaldo Freire. Educação Ambiental. São Paulo: Paulus, 2001.
Revista Nova Escola. Geografia do Novo Mundo. Recife: agosto, 2003. Disponível em: www.novaescola.com.br, www.vovodomangue.com.br e www.suapesquisa.com.
VANNUCCI, Marta. Os Manguezais e Nós. 2. ed. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2003.

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