Edição 75

Projeto Didático

Pernambuco, suas cidades, seus costumes e suas tradições

Educandário Nossa Senhora da Piedade – Casa Amarela – Recife/PE

É com uma imensa honra que o Educandário Nossa Senhora da Piedade relata a proposta pedagógica com o tema Pernambuco, suas cidades, seus costumes e suas tradições.

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Justificativa

Pernambuco é, primeiramente, um estado que apresenta riquezas imateriais pela sua variedade cultural. Sua população preza e valoriza a própria cultura, que atravessa as gerações e é muito rica e genuína, bem como referência para o mundo.

E é essa movimentação que faz de nosso estado um celeiro de cultura: frevo, forró, maracatu, caboclinho, sem falar dos artistas plásticos, músicos, poetas e escritores reconhecidos em todo o mundo.

Objetivos

Objetivo geral

Fazer com que os alunos conheçam um pouco mais de Pernambuco e tudo o que nosso estado tem a oferecer. Pois não é suficiente apenas saber, é preciso estudar, ler e vivenciar. Compete a nós, por meio de um projeto pedagógico engajado, estimular, minuciosamente, o conhecimento dos nossos estudantes, em todo o ano letivo, sobre a cultura da nossa região, assim como oferecer momentos de pesquisa para a adequação de nossa história.

Objetivos específicos

Refletir sobre os costumes e as tradições desse estado tão rico em cultura.

Identificar os tipos de costume e a tradição das cidades estudadas por cada turma.

Regularizar aulas de campo nas cidades pesquisadas para conhecê-las melhor.

Conscientizar os estudantes em relação às atividades econômicas desenvolvidas em cada cidade.

Construir, junto aos estudantes, uma consciência de preservação do meio ambiente em todo o Estado.

Refletiu-se, assim, sobre uma pedagogia socioconstrutivista; conduzindo à convergência das ideias piagetinas e vigotskyanas e destacando a construção do conhecimento numa perspectiva social, histórica e cultural. Refletiu-se também que toda realização no desenvolvimento da criança necessita de algumas posições tradicionais com recursos e objetivos que fornecem ao estudante o desenvolvimento socioemocional, psicomotor e cognitivo.

Metodologia

O desenvolvimento deste projeto surgiu da preocupação em fazer os nossos estudantes conhecerem o seu estado e saber que as suas cidades têm particularidades dentro de seus costumes e suas tradições.

Nossa proposta de trabalho buscou a interação dos estudantes junto ao nosso estado. Além de fazer com que eles sejam multiplicadores de informações, este projeto busca a valorização do Estado a fim de torná-lo mais conhecido por todos.

Atividades

Verificação dos conhecimentos prévios: iniciamos nosso projeto realizando uma roda de conversa sobre o nosso estado e um levantamento prévio dos estudantes sobre o tema abordado.

Como Pernambuco se apresenta. Para conhecimento dos estudantes:

UF: PE
Região: Nordeste
Capital: Recife
Área: 98.148,3 km²
População estimada (2013): 9.208.550 hab.
Densidade demográfica: 89,62 hab./km²
(Website: www.pe.gov.br)

No total da população em idade escolar calculada para 2007, 128 municípios e o Distrito Federal não participaram da Contagem Populacional realizada pelo IBGE. Dessa forma, o número de habitantes da Região Centro-Oeste e do Brasil estão subestimados.

Renda média representa a renda domiciliar per capita, ou seja, a média da renda total dos domicílios dividida pelo total de moradores dos domicílios.

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População em idade escolar: 2.215.324 (2010)
PIB (R$ 1.000,00): R$ 70.440.858,00 (2008)
Renda média (R$): R$ 442,00 (2010)
Taxa de analfabetismo:
10 a 14 anos: 3,6%
15 anos ou mais: 15,7%

Fonte: IBGE.

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Realizamos visitas nas cidades as quais cada turma está trabalhando para que os alunos conheçam de perto seus costumes, suas tradições e sua história.

Das 185 cidades de Pernambuco, foram escolhidas 12 para que os estudantes explorassem; são elas: Recife, Olinda, Palmares, Limoeiro, Itamaracá, Igarassu, Gravatá, Caruaru, Paulista, Tracunhaém, Nazaré da Mata e Goiana.

Culminância

O projeto foi apresentado na XII Expocultura, na qual foi exposto para toda a comunidade escolar e para os demais visitantes o tema desenvolvido pela escola.

A apresentação foi realizada a partir de pesquisas relacionadas ao Estado de Pernambuco, para que os estudantes conheçam mais profundamente as riquezas do estado em que moram.

Gestora: Maria da Conceição.
Coordenadora do projeto: Fabíula Roberto de Araújo e Silva.
Endereço eletrônico: fabiulasillva@gmail.com.

Fotos: Acervo da escola

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Referências

Website: www.pe.gov.br.
Coleção Brasil Redescoberto. Vol. 1. p. 40, p. 64, p.121.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

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