Edição 09

Matérias Especiais

Perspectivas

PERSPECTIVA COMPARTIMENTADA

Enfoque fragmentado, centrado na transmissão de conteúdos prontos.

Conhecimento como acúmulo de fatos e informações isoladas.

O professor é tido como único informante, tendo o papel de dar as respostas certas e cobrar sua memorização.

O aluno é visto como sujeito dependente, que recebe passivamente o conteúdo transmitido pelo professor.

O conteúdo a ser estudado determina o problema.

Há uma seqüenciação rígida dos conteúdos das disciplinas, com pouca flexibilidade no processo de aprendizagem.

Baseia-se, fundamentalmente, nos problemas e atividades apresentadas
nas unidades dos livros didáticos.

Propõe receitas e modelos prontos, reforçando a repetição e o treino.

PERSPECTIVA GLOBALIZANTE

Enfoque globalizador, centrado na resolução de problemas significativos.

Conhecimento como instrumento para compreensão e possível intervenção na realidade.

O professor intervém no processo de aprendizagem dos alunos, criando situações problematizadoras, introduzindo novas informações dando condições para que eles avancem em seus esquemas de sua compreensão da realidade.

O aluno é visto como sujeito ativo que usa sua experiência e conhecimento para resolver problemas.

O problema determina o conteúdo a ser estudado.

A seqüenciação é vista em termos de níveis de abordagem e aprofundamento em relação às possibilidades dos alunos (contato, uso e análise).

Baseia-se, fundamentalmente, em uma análise global da realidade.
Propõe atividades abertas, dando possibilidade de os alunos estabelecerem suas próprias estratégias.

cubos