Edição 04
Sugestão de Atividades
Planejamento para a festa junina
1. Justificativa:
Já é tradição, todos os anos em junho, os festejos de Santo Antônio, São João e São Pedro. Nas escolas, todas as atividades giram em torno deste tema, que é de grande agrado das crianças. Nas lojas da cidade, as bandeirinhas, lanternas, balões, frisam os motivos juninos e despertam o interesse das crianças.
Este tema vai constituir uma rica oportunidade para a professora desenvolver o espírito religioso e o gosto pelo folclore brasileiro.
2. Assuntos a serem discutidos:
. A vida dos santos padroeiros destas festas.
. As características das festas juninas: as vestimentas dos participantes, a ornamentação do ambiente, as canções folclóricas.
. Origem da fogueira de São João.
. As superstições em torno do assunto.
. Lendas alusivas ao assunto.
. As brincadeiras preferidas em tal ocasião.
. A vida do homem do campo: costuras, vestuários, ocupações, alimentação transporte, crenças.
3. Atitudes a formar ou desenvolver:
. Gosto pelas festas juninas.
. Admiração pelo homem do campo.
. Respeito pelos santos padroeiros.
. Cooperação com os colegas nos trabalhos e nas danças folclóricas.
. Interesse em colaborar trazendo gravuras, reálias, confeccionando enfeites para a ornamentação da sala de aula.
4. Hábitos e habilidades formar ou desenvolver:
. Ouvir com interesse as informações trazidas pelos colegas.
. Trabalhar e divertir-se em conjunto.
. Cantar e dançar ritmicamente.
. Confeccionar material para ornamentação da sala de aula.
Antes de iniciar a unidade, a professora deve:
. Consultar livros sobre o assunto.
. Procurar notícias nas revistas e jornais.
. Selecionar gravuras sugestivas para levantamento de perguntas.
. Procurar reálias, como balões, enfeites e trajes típicos, chapéu de palha, peneiras, espigas de milho.
5. Iniciação:
. Através de conversas, despertar o interesse das crianças pelo assunto e proporcionar-lhes base para levantamento de perguntas, através do material exposto e de atividades realizadas.
6. Incentivação:
Ornamentação da sala de aula com:
. mural sugestivo
. balões
. lanternas
7. Iniciação propriamente dita:
. Conversar com as crianças, abordando os seguintes temas:
– Por que se festeja São João com fogueira?
– Por que o dia de São Pedro é festejado neste mês?
– Por que se usam nestas festas bandeirinhas, fogueiras, fogos?
– Por que é proibido soltar balões?
– Por que São Pedro aparece com uma chave na mão?
– Por que levamos mastro com imagem do santo festejado?
– O pular a fogueira sem se queimar é verdade?
– Por que comemos pés-de-moleque, batata-doce, pipocas, canjicas, nesta época?
8. Desenvolvimento – Atividades específicas:
Nesta fase, a professora conduzirá as crianças, de maneira a que elas possam responder às perguntas e resolver os problemas surgidos na iniciação através de atividades (que levam objetivamente a responder às perguntas e constatar os problemas levantados).
. Rodinhas informativas.
. Hora de novidades e surpresas.
. Excursões.
. Entrevistas.
. Pesquisas.
. Comentários de gravuras.
. Observações dirigidas de reálias.
Atividades Relacionadas (que possam esclarecer e fixar o assunto estudado):
Comunicação e Expressão: dramatização, pantominas, coro falado, poesias e quadrinhos, jogos e recreação.
Matemática: desenvolvimento de conceitos matemáticos, noções de Ciências Naturais: o estudo do milho e seus derivados.
Conteúdos
Dos problemas e questões, se extrairá o conteúdo que poderá ser resumido mais ou menos assim:
Vida dos Santos padroeiros destas festas:
Santo Antonio – 13 de junho – Seu amor à pobreza e ao Menino Jesus. É considerado o Santo Casamenteiro.
São João – 24 de junho
Quando João nasceu, sua mãe, Isabel, avisou do seu nascimento acendendo uma fogueira. Assim se faz, até hoje, no dia de São João.
São Pedro – 29 de junho – Um pobre pescador que mais tarde se tornou o primeiro papa. Levar as crianças a sentirem como Jesus ama os humildes.
Como a família e a comunidade comemoram estas festas: Com fogueira, jogos, quadrilhas e outras danças típicas; levantamento de mastros, procissões, novenas no meio rural.
Servindo alimentos típicos: canjicas, pipocas, batata-doce, amendoim, pé-de-moleque, pipoca, cocada, broa de fubá, quentão, garapa (cana-de-açúcar) etc.
Vestindo-se “a caráter” à moda do homem do campo.
A vida do homem do campo:
Vestuário: chapéu de palha, capa de couro cru, botas ou descalço, em geral roupas velhas e remendadas.
Divertimento: serenata, bailes aos sábados ao som da viola e sanfona.
Alimentação: é feita através dos produtos adquiridos no seu meio.
Alimentos à base de milho como canjica, cuscuz, pamonha e outros, como por exemplo: arroz-doce, melado, pé-de-moleque, cocada baiana, amendoim torrado, batata-doce, etc.
Transportes: usam de preferência o cavalo, o carroção de boi e andam a pé.
Casa: é simples, sem luxo.
Instrumentos de trabalho usados no campo: enxada, arado, foice, machado, ancinho, grades, peneiras, podões, regadores, jacás, etc.
– Encerramento: Festança no arraial.
Fonte: Alfabetização sem segredos
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