Edição 49

Matérias Especiais

Por que divulgar?

Fonte: Como Vender a Imagem da sua escola. Dicas Que Garantem a Visibilidade da sua Instituição. Humana.

De que adianta oferecer a melhor estrutura de ensino, uma equipe de professores altamente capacitada e diversos diferenciais se o público não sabe disso? Para que pais e alunos optem por sua escola, é preciso, primeiro, que eles a conheçam. O trabalho de divulgação, se bem coordenado, tem a função de aumentar a visibilidade da instituição para que ela possa atrair novos clientes e ainda conservar os que já tem. Outro papel que a divulgação pode exercer junto ao estabelecimento escolar é o de consolidação e fortalecimento da imagem institucional.

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Assim, quando os pais estiverem à procura de novas escolas para seus filhos, essa ferramenta de promoção certamente ajudará a lembrar o nome de seu colégio. Contudo, para que isso aconteça, é preciso um trabalho contínuo e eficiente de divulgação.

A escola deve saber que não é só a televisão, o rádio, os jornais e as revistas que irão contribuir para divulgar a imagem da entidade. Ações que vão desde uma fachada mais bonita à maneira como trata os clientes também contribuem para passar uma mensagem positiva às pessoas.

O que fazer antes de divulgar?

Antes de começar a colocar em prática as ações de divulgação, a escola deve estar preparada para atender à demanda que essa ferramenta irá atrair. Deve-se avaliar quem são os concorrentes, se o preço oferecido pela entidade é competitivo e também se a instituição possui capacidade para alojar novos alunos. Afinal, o trabalho de divulgação não pode ser um “tiro no escuro”. Outro fator que precisa ser definido previamente é a escolha do público-alvo, ou seja, qual será o perfil do cliente que se pretende atingir.

O levantamento dos seguintes detalhes é imprescindível para o sucesso de uma divulgação:

• Nome da escola: ele deve ser facilmente pronunciável, transmitir confiança, ser adequado ao público-alvo e, é claro, estar relacionado com o negócio.

• Visual: um logotipo ajuda a fixar a marca da escola na mente dos clientes. Portanto, se a sua instituição não tem esse recurso, está mais do que na hora de providenciá-lo. Uma agência de publicidade ou um designer podem ajudar na tarefa. A logomarca deve estar na fachada da escola e inserida em todo o material gráfico da entidade. Também precisa ser atraente e traduzir toda a política da instituição. E deve conter poucos elementos para facilitar a reprodução em tamanho pequeno.

• Instalações: um estabelecimento escolar tem de transmitir a imagem de um ambiente organizado e limpo. É intolerável atender os clientes ou fornecedores em um lugar sujo e bagunçado, pois a impressão que se passa é de total desleixo. Um espaço bonito e bem decorado faz com que as pessoas queiram permanecer ali, despertando uma sensação de simpatia com o local. Assim, quando os pais comparecerem à escola, já estarão mais tranquilos e certos de que essa política de organização é aplicada ao restante do estabelecimento.

• Atendimento: educação, delicadeza e satisfação ao atender o cliente. Esses princípios devem estar incutidos na mente de cada pessoa que tiver contato direto com o consumidor. Funcionários prestativos e de bom humor fazem toda a diferença nesse processo fundamental para a sobrevivência da escola.

Como divulgar a imagem da escola?

O meio mais simples e barato de fazer a escola tornar-se conhecida é o antigo boca a boca. Por meio dessa ferramenta, uma pessoa que já conhece e gosta dos serviços da instituição a indica, voluntariamente, aos familiares e amigos, e assim sucessivamente. Os funcionários também podem contribuir para a divulgação da imagem do estabelecimento. Assim como a publicidade boca a boca, esses profissionais que apreciam atuar dentro da entidade passam uma impressão positiva aos demais, fazendo uma espécie de propaganda espontânea. Existem ainda outros meios de promoção: panfletos, brindes, anúncios, mala direta, e-mail marketing, outdoors, etc. Enfim, com ações bem estruturadas pode-se conseguir atingir resultados satisfatórios.

Qual o meio mais adequado?

Público e verba. Basicamente esses dois fatores é que conduzirão suas ações de divulgação. Não adianta promover a escola em um veículo nacional se ela não tem filiais espalhadas pelo País. Isso apenas desgastaria a imagem do estabelecimento de ensino e desperdiçaria dinheiro. O mais estratégico é divulgar os serviços oferecidos pela instituição nos meios que contemplem a região em que ela está localizada.

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