Edição 74

Gestão Escolar

Por que os alunos saem da escola e como trazê-los de volta?

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Preço

Muitas vezes não é o valor em si que é considerado, mas as condições de pagamento. Não é apenas o preço mais baixo que conta, mas a possibilidade de pagar de maneiras diferentes (a lei proíbe que você divida a anualidade em parcelas desiguais entre si, porém permite que você dê descontos diferentes a cada mês). Para o pai do aluno, o melhor preço não significa necessariamente o mais baixo. Adicione valor, mostre que sua escola tem os melhores professores e/ou uma grade curricular mais variada ou adequada. A ideia é que o cliente perceba que está lucrando muito por cada centavo investido. Procure ser explícito. “Qualidade de ensino”, por exemplo, não significa muita coisa. Prefira falar sobre os claros benefícios de sua linha didática ou o exemplo de ex-alunos que deram certo.

Atendimento

A fidelidade é outro fator que deve ser levado em conta. É comum, principalmente nos cursinhos, haver alunos leais a determinados professores e não à instituição de ensino. Quando tais mestres vão trabalhar em outro local, os estudantes os seguem. Esse fenômeno é mais comum do que se imagina. O golpe aqui é triplo: você perde um bom profissional, alguns alunos e ganha um concorrente que sabe tudo sobre você. Para evitar que isso aconteça, atente para os seguintes detalhes:

Trate bem suas estrelas. Enquanto eles estiverem satisfeitos, nada de mau acontecerá.

Faça com que sua equipe didática “venda” a imagem de sua escola acima de tudo. Seus alunos devem entender que a instituição, como um todo, é positiva para eles, e não apenas para o professor.

Envolva mais pessoas com os alunos. Eventos, visitas, palestras com personalidades, tudo isso ajuda a reforçar o nome de sua escola e aumentar o valor percebido de seus serviços.

Costume

Quem é que não conhece um casal que continua junto só por costume e preguiça de separar-se? Pois a mesma coisa acontece com seus alunos. A tendência de acomodação das pessoas é uma das coisas mais fenomenais que existe. Ao mesmo tempo, existe uma reação: o ser humano também gosta de novidades. O que ele não gosta, porém, é de arriscar. Por isso é tão importante trabalhar a imagem da escola perante os alunos e seus pais. Enfoque segurança, confiança. A educação de sempre com as novidades de todas as atividades programadas para o próximo ano. Assim, você diminui a possibilidade de transferência de alunos.

Benefícios extras

Dependendo da pessoa e de seu estilo de vida, é bem capaz que você tenha vários de seus alunos dispostos a permanecer — e até a pagar um pouco mais — por alguns “extras”. O truque aqui é descobrir quais extras exatamente o aluno valoriza e quanto realmente ele está disposto a pagar pelo adicional. Podem ser aulas de língua estrangeira, possibilidade de usar a quadra da escola no fim de semana, entre outros.

Satisfação

Essa entra no final de propósito. Se o aluno e os pais dele estão satisfeitos, não têm motivos para mudar de escola. Mas manter essa satisfação, que trabalho! Quem é casado sabe como é isso — afinal, é muito mais fácil conquistar uma pessoa por dia do que conquistar a mesma pessoa todos os dias. Só que é essa lealdade que está acima dos interesses egoístas e míopes de curto prazo, que faz a diferença entre vencedores e derrotados. Sempre que você for analisar o caso de vida de uma pessoa de sucesso, na área que for — trabalho, esporte, religião, etc. —, verá que existiu alguém que sempre ajudou nos momentos críticos, que ficou ao lado dela quando todos foram embora, que lhe estendeu a mão quando o resto do mundo virava a cara. É esse tipo de relacionamento que faz uma escola valer a pena (não só do ponto de vista financeiro). A vida é muito mais agradável quando conseguimos nos rodear de pessoas motivadas e leais, com as quais sabemos que podemos contar sempre que necessário. É esse sentimento que seus alunos devem nutrir por sua escola: uma relação que vai além dos cadernos; por toda a vida. Um local onde são ensinadas coisas que não podem ser descritas em palavras. Essa lealdade, porém, não é conseguida com tapinhas nas costas, cafezinhos e cartões de Natal. Ela é duramente conquistada no dia a dia, com pequenos detalhes que nos diferenciam e marcam a vida dos estudantes.

Como agir para o aluno não ir embora

Facilite: A falta de tempo é sempre apontada como motivo pelo qual as pessoas não fazem tudo como gostariam. Use isso a seu favor. Escolha uma noite da semana e prepare uma palestra rápida com tudo o que pretende fazer no ano. Depois da apresentação, ofereça um coquetel para os pais e deixe cinco mesas com pessoas preparadas para efetuar as matrículas. Organize, por ordem alfabética: mesa 1 atende clientes da letra A até D, e assim por diante. Cuidado: só não ofereça bebida alcoólica, pois muitos de seus clientes irão dirigir de volta para suas casas.

Vá preparando o terreno aos poucos: Devagar, dê aos alunos e pais um gostinho “do que vem por aí”. Conte seus planos para o ano seguinte e a importância da continuidade. Só não deixe de cumprir o que tiver prometido. Do contrário, sua credibilidade vai por água abaixo e seus alunos não pensarão duas vezes antes de abandoná-lo no próximo ano.

Ofereça garantias extras: Seguro-desemprego e outras opções de negociar mensalidades são sempre bem-vindas. Mas você pode fazer mais. Por exemplo, um desconto progressivo para cada ano que o estudante fica na sua escola. Outra sugestão é oferecer um curso que ensine uma terceira língua para os alunos que estejam na escola há mais de quatro anos, sem custo extra.

Dois clientes em um: Os pais cuidam do bolso; os filhos, do dia a dia. Por mais que os descontos e as vantagens oferecidas compensem, se os alunos não se sentirem à vontade ou acharem que falta algo na escola, eles não voltarão no ano seguinte. Que tal oferecer uma viagem no final do ano para os alunos mais esforçados? Provavelmente, os pais dessas crianças nem pensarão em procurar outra escola para os filhos.

Administração Escolar: Um Negócio Chamado Educação.
Curitiba: Humana Editorial, 2005.

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