Edição 49

Editorial

Prezado Gestor/Prezada Gestora

Leia com atenção alguns pontos importantes para sua prática na gestão:

1. Não há vento favorável para quem não sabe para onde ir. Seus objetivos, suas metas e seus padrões devem estar claros. Lute por eles.

2. Não vacile. Faça o que precisa ser feito. Liderar, acima de tudo, é agir certo na hora certa.

3. Não se tropeça duas vezes na mesma pedra com consciência. Avalie bem os erros. E resolva-os já.

4. Não se quebre, é melhor se curvar. Peça desculpas. Assumir os erros é humano.

5. Não tente dominar as pessoas, desenvolva a força de servir. A força do exemplo é mais poderosa do que sua autoridade funcional.

Pontos importantes, não? Pontos que, com certeza, farão você, gestor, refletir sobre sua prática, seu papel na escola. Sabemos que a sua função de gestor no contexto educacional é de grande importância, pois é você quem vai abrir a porta para que surjam novas ideias, para que se fortaleça o ânimo dos docentes, despertando, por meio de uma liderança democrática, o interesse, a vontade, e proporcionando um espaço para que essas transformações alcancem, também, o âmbito educacional.

Um gestor de qualidade, hoje, além de praticar atividades de liderança com eficácia, deve saber lidar e incentivar pessoas, saber planejar e pensar; e, acima de tudo, ter preparo administrativo e visão empresarial. É importante nunca esquecer que é preciso saber lidar com pressões internas e externas vindas de pais, professores, políticas, paradigmas passageiros, profissionais de várias áreas e pessoas de um modo geral.

E, para saber mais como fazer uma gestão de qualidade em sua instituição, leia com muita atenção os artigos que mostram as principais ferramentas para se chegar à excelência na gestão escolar: Motivação de A a Z, de Fabiane Ariello; O que fazer para motivar pessoas e Tipos de chefe que estão por aí, de Alexandre Rangel; Profissionalismo: Tudo pronto para a matrícula?, de André Pestana; Dia do diretor escolar, de Mário Basacchi; O papel do diretor; Em Discussão: A hora e a vez da família em uma sociedade inclusiva; A Fala do Mestre: Como aproveitar seu professor; Projeto Didático: Uma formatura diferente, Colégio Souza Veras; Gestão Escolar: Por que divulgar?; Gestão escolar: por uma escola consciente do seu papel social, de Nildo Lage; Seja mestre em (boas) reuniões; Espaço Pedagógico: Avaliação na Educação Infantil: o portfólio, de Rosa Costa.

Ainda teremos outros artigos: Dicas de Leitura e Dicas de Filme; A Lei nº 11.645/08: Educação antirracista: compromisso indispensável…; Livro da Vez: O Segredo das Tranças e Outras Histórias, de Rogério de Andrade Barbosa; Lá Vem História… A lenda do espinheiro; Projeto Didático: Páginas Seguintes…, da Escola Americana; e Relato de projeto didático, do Educandário Imaculada Conceição; Artes: Árvore natalina, de Vastí Goes Mendonça; Lendo e Aprendendo: Educação existe, o percurso depende de nós, de Eleandra Alievi da Rosa; Letramento e, finalmente, Era uma Vez… e a Mensagem Final.

O final do ano está se aproximando, e um dos temas do momento é reavaliar nossa proposta pedagógica. Que tal dar uma olhadinha no retrovisor da vida da sua escola? Verifique qual foi o desempenho de sua escola. Confira os resultados alcançados e cheque eventuais omissões ou lacunas em sua proposta educacional. Assim poderá saná-las no próximo ano.

Boa sorte e ótima gestão!

editorial

cubos