Edição 20

Matérias Especiais

Programa de Educação em Valores Humanos

É na perspectiva anteriormente citada que o Programa de Educação em Valores Humanos Estruturado tem fincado suas bases. Esse programa foi desenvolvido por Sri Sathya Sai Baba (Programa Sathya Sai Educare – PSSE) e está sendo aplicado em suas escolas há mais de trinta anos, desde a pré-escola até cursos superiores. Têm-se conseguido resultados alentadores com esse programa, que vem sendo adotado por várias escolas do mundo inteiro.

Ele consiste em edificar o caráter do aluno através de reflexões, estudos, exercícios e da prática dos valores humanos, desde sua primeira infância, continuando a trabalhá-los até a sua vida profissional. Segundo os autores, o resultado é que estão se formando indivíduos equilibrados, competentes no mercado profissional, com caráter íntegro; seres humanos amorosos, harmoniosos e tranqüilos tanto no lar como no convívio social e no ambiente de trabalho.

Os valores humanos, trabalhados de forma interativa em uma aula, são passados ao estudante através de histórias, contos, reflexões, canções, poemas e outras atividades que reforcem o tema proposto no dia e o estimulem a refletir sobre os valores e a vivenciá-los na prática de seu dia-a-dia.

O ato de narrar histórias é um costume milenar da Índia e também de outros países. Além de entreter seus ouvintes, era um meio de educação muito usado pelos antigos mestres e sábios para explicar e elucidar suas teorias ou revelar uma verdade intrincada aos seus atentos ouvintes. Histórias e mais histórias eram narradas — uma dentro da outra, uma história levando à outra… Eram ricas em exemplos de uso do discernimento pela mente humana, enfocando política, diplomacia, leis, ética, moral, ciências, artes, relações sociais, aspectos psicológicos, arquétipos e outras áreas de atuação do ser humano.

Sathya Sai Baba reavivou esse método milenar de educação de forma criativa. Assim, nas aulas, os professores utilizam todas as técnicas modernas, desde encenações teatrais até dinâmicas de grupo, com jogos de desenvolvimento de atitudes, jogos de motivação, atividades lúdicas e outras atividades artísticas, culturais e sociais, visando despertar a criatividade dos alunos e incentivá-los a uma convivência de cooperação mútua. Além disso, os professores incluem também, nas aulas, as técnicas orientais milenares, tais como práticas de harmonização, reflexão, concentração e meditação, promovendo um senso de disciplina e harmonia interior.

Enfim, o Método de Educação em Valores Humanos é apresentado em cada aula através de cinco técnicas distintas, visando trabalhar o ser humano de forma plena, em cinco níveis de consciência: (1) emocional (desenvolvida predominantemente através das harmonizações); (2) intelectual (através de citações e provérbios); (3) física (através de histórias, contos, etc.); (4) psíquica (através do canto grupal); e (5) espiritual (através das atividades grupais).

Segundo esse programa, são cinco os principais valores humanos a serem trabalhados para a edificação do caráter: Verdade, Ação Correta, Paz, Amor e Não-violência. Segundo Martinelli (1996, p. 20), “A cada valor absoluto correspondem valores relativos que devem ser assimilados, ressaltados e praticados no cotidiano. A vivência desses valores alicerça o caráter por meio de transformações dos níveis da consciência”.

Organizamos, para uma melhor visualização didática, os valores absolutos, com seus respectivos valores relativos, no quadro a seguir:

VALORES HUMANOS ABSOLUTOS E RELATIVOS
VALORES ABSOLUTOS VALORES RELATIVOS
VERDADE Otimismo – Discernimento – Interesse pelo Conhecimento – Auto-análise – Espírito de pesquisa – Perspicácia – Atenção – Reflexão – Sinceridade – Otimismo – Honestidade – Exatidão – Coerência – Imparcialidade – Sentido de Realidade – Justiça – Lealdade – Liderança – Humildade
AÇÃO CORRETA Dever – Ética – Honradez – Vida Salutar – Iniciativa – Perseverança – Responsabilidade – Respeito – Esforço – Simplicidade – Amabilidade – Bondade – Disciplina – Limpeza – Ordem – Coragem – Integridade – Dignidade – Serviço ao próximo – Prudência – Retidão
AMOR Dedicação – Amizade – Generosidade – Devoção – Gratidão – Caridade – Perdão – Compaixão – Compreensão – Simpatia – Igualdade – Alegria – Espírito de Sacrifício e Renúncia – Humanidade
NÃO-VIOLÊNCIA Fraternidade – Cooperação – Concórdia – Altruísmo – Força Interior – Respeito à Cidadania – Patriotismo – Responsabilidade Cívica – Unidade – Solidariedade – Respeito à Natureza – Respeito pelas Diferentes Raças, Culturas e Religiões – Uso Adequado: do Tempo, da Energia do Dinheiro, da Energia Vital, da Energia do Alimento e do Conhecimento

Os valores Amor e Paz, com seus aspectos relativos, são valores espirituais inerentes à natureza humana. A Ação Correta, juntamente com seus aspectos subseqüentes, é um princípio de conduta que se aplica às características que o indivíduo deve desenvolver em si. A Verdade, a Não-violência e os seus valores derivados são mandamentos e disciplinas éticas que o indivíduo deve desenvolver em relação à sociedade e são ilimitadas suas aplicações. É função dos educadores, além de desenvolver com os jovens as disciplinas técnicas necessárias a qualquer profissão, ajudá-los a deixar florescer em si todos esses valores humanos, de uma forma natural e espontânea e não apenas lhes impor novos modelos de conduta, novos modos de pensar. Tais imposições nunca despertarão a inteligência, a compreensão criadora, servindo apenas para condicionar ainda mais o indivíduo. A educação correta deve permitir que o jovem descubra por si mesmo todos os empecilhos psicológicos que obstruam a real percepção de seu caminho, apoiando-o e ajudando-o a descobrir o que mais lhe interessa. Não conhecendo sua verdadeira vocação, toda a vida lhe parecerá perdida; sentir-se-á frustrado numa ocupação que desempenhará a contragosto.

Por isso, o estudo de cada criança exige paciência, vigilância e inteligência. Observar as tendências da criança, suas aptidões, seu temperamento, compreender suas dificuldades, levando em conta as possíveis influências, e não apenas considerá-la enquadrada em certa categoria — tudo isso requer mente ágil e flexível, desembaraçada de sistemas e preconceitos. Exige habilidade, intenso interesse e, sobretudo, um sentimento de afeição. Formar educadores dotados dessas qualidades representa um grande desafio. Uma missão especial cabe aos educadores (pais, mestres, orientadores educacionais, etc.), que, além de trabalharem esses valores humanos em si mesmos, deverão resgatá-los junto às crianças e aos jovens, de forma criativa e inteligente. Poderão usar textos adequados: contos, poesias, fábulas, canções, organizar jogos, brincadeiras, oficinas, estimulando trabalhos de reflexão individual e em grupos, incentivando os estudantes a concluírem por si mesmos a importância desses preceitos e despertar neles o espírito crítico de suas vivências internas em relação ao mundo, os quais, gradativamente forjarão o caráter do jovem; e o caráter desse jovem definirá o homem que formará a sociedade de amanhã.

Com todo o trabalho de autocompreensão, de reeducação e edificação do caráter, irá desabrochando no indivíduo seu lado divino, tornando-o apto a vivenciar e perceber um novo universo que se descortinará para ele: um universo de rico e imenso silêncio além das palavras, de infinito e sublime amor.

O objetivo do PSSE é criar condições para que o estudante se conscientize de que o resgate dos valores humanos, inerentes a cada indivíduo, conduz ao autoconhecimento e às percepções internas resultantes desse processo. Busca-se levá-lo a reavaliar suas próprias atitudes perante a vida, a descobrir em si potencialidades latentes e, também, a aceitar as próprias limitações e, assim, promover uma transformação em sua própria vida. Dessa forma, é fundamental que o professor vivencie os valores em sua própria vida cotidiana. Só assim irá se transformar em educador, assumindo sua missão de mestre para promover, através de seu próprio exemplo, a motivação necessária a seus alunos, inspirando-os a se tornarem seres humanos íntegros, pessoas de caráter.

Portanto, o PSSE forma o caráter. Para isso, são trabalhados todos os aspectos da personalidade da criança, desenvolvendo totalmente seu potencial, tornando-a apta a viver sua vida com plenitude.
Segundo Sathya Sai Baba:
Caráter é a unidade entre pensamento, palavra e ação. O caráter torna a vida imortal. Há quem diga que saber é poder, mas eu digo que o caráter é poder. Até a aquisição de conhecimento depende de um bom caráter. De modo que todos devem aprender a forjar um caráter impecável, sem vestígios de maldade. As qualidades que integram um bom caráter são: o amor, a paciência, a perseverança e a compaixão. Estas contêm todas as qualidades mais elevadas e precisam ser respeitadas.

A educação é um processo lento como o desenvolvimento de uma flor, na qual a fragrância se torna mais profunda e mais perceptível no florescimento silencioso, pétala por pétala. Esse desenvolvimento significa disciplina e inteligência, em vez de ser apenas o resultado da ação de uma pessoa dedicada à tarefa de ensinar e preparar o indivíduo para os exames, de maneira meramente repetitiva. O exemplo, e não o preceito, é a melhor ajuda para o ensino (apud Maraslis, 2003. p. 30).

 

Através da educação, pode-se despertar a essência que se encontra em cada coração e exteriorizá-la para o mundo na forma de uma boa conduta, de um falar verdadeiro, com muito amor em cada gesto, buscando a paz e manifestando, em todos os momentos, a não-violência.

O ensino desses cinco valores e seus correspondentes valores relativos (pontos específicos da perfeição da personalidade como, por exemplo: paciência, alegria, curiosidade, autoconhecimento, etc.) é dado como uma complementação ao ensino das matérias acadêmicas.

Através da educação, o ser humano deve inteirar-se de que não é apenas o corpo físico, deve tomar consciência de que é também a mente que controla os seus sentidos; o intelecto, que controla a mente; e a alma, que representa a divindade inerente nele. Por isso, com vista a atingir o nosso objetivo educacional, as crianças devem ser educadas pelo professor, que há de trabalhar nos cinco níveis de consciência da personalidade: físico, mental, intelectual, psíquico e espiritual.
Como afirma Sathya Sai Baba, a educação tem como resultado final a formação do caráter, e, em vez da mera aquisição desenfreada de informações, ela deveria promover a sabedoria (conhecimento posto em prática).

A educação não deve ter como finalidade única o “ganhar a vida”, mas, sim, ser um objetivo para toda a vida, pois a própria vida é uma escola.

A educação, mais que dar às crianças uma forma de vida, deveria inspirar um modo de vida a ser vivido com dignidade e equilíbrio, suportando igualmente os êxitos e fracassos inevitáveis em seu percurso, procurando sempre manter uma mente equânime.

O PSSE desenvolve claramente esses três aspectos da excelência. O homem busca a satisfação de algumas aspirações humanas básicas. Ele procura alegria, paz e felicidade. Busca reconhecimento e gosta de realizar e exceder. Conclui-se que o homem aspira à excelência. “Excelência significa fazer bem as pequenas coisas; fazer mil coisas um por cento melhores em vez de fazer uma coisa só, mil por cento melhor”.

No contexto da educação escolar integral, a excelência tem três componentes: excelência acadêmica, excelência ambiental e excelência humana (excelência de caráter — moral e espiritual).

Através desse programa, os estudantes passam de indisciplinados, desrespeitadores das normas e dos professores, barulhentos, rebeldes e insubordinados para disciplinados, estudiosos e silenciosos e respeitadores dos professores, pais, amigos, idosos.

Passam a executar serviços voluntários para a escola e para a sociedade. Seu caráter se modifica, sua dignidade floresce, e sua excelência acadêmica passa a ser real.

Quanto ao aspecto espiritual, os alunos são encorajados a serem melhores em suas próprias religiões, a respeitarem as religiões dos demais, enfatizando-se os valores universais de fraternidade, de respeito à vida que flui em todos os reinos, através do despertar da consciência divina, que é inerente a cada ser humano. De fato, a integração dos cinco valores absolutos (Verdade, Ação Correta, Amor, Paz e Não-violência) trabalhados determina um impacto positivo no nível de moralidade e espiritualidade dos estudantes.

Como resultado das mudanças de comportamento na escola e em casa, os pais também são envolvidos de modo a se interessarem mais pelo progresso acadêmico e pelo comportamento social dos filhos, passando, também, a respeitar as religiões dos demais e chegando até a abandonar hábitos nocivos à saúde, ao bem comum e ao meio ambiente.

No programa Educare, é necessário que o amor seja uma característica permanente. Quando nosso amor for tão extenso que os alunos mais desconfiados da capacidade alheia de amá-los tiverem certeza de que são amados, eles se sentirão felizes e seguros, e a transformação será natural. Eles não entregarão seus corações enquanto não tiverem essa confiança e precisarão nos testar antes.

Isso não significa tolerância com o que não está certo. Tem sido afirmado e demonstrado que os educandos tomam como um sintoma de indiferença nossa em relação a eles quando não lidamos com aquilo que eles fazem de errado. Nosso amor por eles deverá estar acima dos testes que eles possam impor. Eles devem sentir que esse amor está garantido, seja qual for a situação externa. Importa que, apesar de alguma ação maldosa, feito o devido comentário, consigamos sempre conhecer e reconhecer a forma divina e amada por trás da ação. Propiciar esse amor, gerando um ambiente amistoso, bem-humorado, tranqüilo e criativo, é parte do programa Educare.

Deixe que seu amor crie um ambiente em que os alunos se sintam felizes. Claro, amem sua própria condição divina, amem e respeitem a si mesmos, de maneira que poderão expressar amor e respeito para com os outros. Só se pode dar aquilo que se tem.

O programa Educare não fornece uma pedagogia específica. Isso faz com que ele possa ser aplicado dentro de uma estrutura pedagógica tradicional, em uma pedagogia montessoriana, em uma pedagogia waldorfiana ou em outra qualquer. A confusão com o sentido de religião deve ser fortemente evitada. No entanto, transformar o programa Educare em um conjunto de técnicas que dão melhor “desempenho emocional” ou “social” às crianças é faltar com a verdade e perder o essencial. As mazelas de nossa sociedade, de nossa cultura e de nosso tempo advêm de nossa identificação com o corpo e com os valores transitórios. O aspecto mais profundo do programa Educare é exatamente retomar a ligação com o aspecto espiritual, interior. Perder isso é perder a única coisa que importa.

Fonte. VIRÃES, Maria Betânia de Almeida. O trabalho com os valores humanos como meio de minimizar a violência escolar. Monografia apresentada em junho/04, na Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, Curso de Especialização em Formação de Educadores. p. 23 a 32 (texto adaptado).

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